Projeto Ópera na UNIRIO estreia espetáculo Dulcinéia e Trancoso
O Projeto Ópera na UNIRIO estreia nesta sexta-feira, dia 15, o espetáculo Dulcinéia e Trancoso, de autoria do compositor brasileiro Eli-Eri Moura e do libretista W.J. Solha. O evento acontece às 18h, na Sala Paschoal Carlos Magno (Palcão). Também haverá apresentações nos dias 16, 22 e 23, às 18h, e 17 e 24, às 17h, sempre no mesmo lugar.
Dulcinéia e Trancoso é considerada a primeira ópera armorial. Nela, encontra-se uma mistura da cultura nordestina com a ibérica, com Ariano Suassuna e seu ídolo Miguel de Cervantes Saavedra, além de Dom Quixote, Sancho Pança e Dulcinéia del Toboso (personagens do espanhol) com Gonçalo Fernandes Trancoso – o primeiro contista da língua portuguesa.
Pernambuco está retratado na música erudita com inspirações estilizadas de xote, xaxado, maracatu, cantoria e frevo ao lado de trechos românticos, outros circenses e momentos dramáticos com a entrada da Morte. Em cada uma das dez cenas da tragicomédia, escutamos melodias memoráveis do palhaço Dom Pixote, encarnado pelo ator Trancoso, e sua amada e descabelada Dulcinéia, na batalha contra as retroescavadeiras que ameaçavam destruir a Pedra do Reino conforme as visões de Cervantes e Ariano.
O Palcão se localiza no Centro de Letras e Artes (Av. Pasteur - fundos, 436, Urca).