Guia Telefônico | Perguntas Frequentes | Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional | Emendas Parlamentares e TEDs

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Programas de iniciação científica e tecnológica do HU Brasil recebem inscrições até dia 28

Programas de iniciação científica e tecnológica do HU Brasil recebem inscrições até dia 28

por Comunicação publicado 22/06/2026 07h44, última modificação 22/06/2026 10h38
Público-alvo são alunos dos cursos de graduação da UNIRIO; oferta é de 11 vagas para o PIC e 8 para o PIT

Encerram-se no dia 28 de junho as inscrições para o Programa de Iniciação Científica (PIC) e o Programa de Iniciação Tecnológica (PIT), promovidos pelo HU Brasil, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O público-alvo são estudantes dos cursos de graduação da UNIRIO. A oferta é de 11 vagas para o PIC e 8 para o PIT.

O objetivo é estimular o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes de graduação, promovendo o pensamento crítico e a vivência em pesquisa e inovação tecnológica, sob a orientação de pesquisadores experientes e atuantes em suas áreas de conhecimento. Os programas proporcionam aos alunos a aproximação com a prática científica e tecnológica, contribuindo para a formação de recursos humanos qualificados e para a integração dos graduandos à cultura da pesquisa, da ciência e da inovação.

As iniciativas visam, ainda, aplicar metodologias científicas e tecnológicas na solução de problemas e na melhoria de processos em saúde, especialmente aqueles enfrentados no cotidiano dos hospitais universitários federais.

Os alunos selecionados receberão bolsa no valor de R$700. Os respectivos editais, com as instruções para inscrição, estão disponíveis nas páginas do PIC e do PIT.

Outras informações pelo e-mail ugits.hugg-unirio@ebserh.gov.br.


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio