Professor de Filosofia da UNIRIO ministra aula na Universidade de Pádua, Itália
O katechon e as suas ambiguidades. Notas sobre o "poder que freia" o tempo de agora. Este é o título da aula que o professor Rossano Pecoraro, da Faculdade de Filosofia da UNIRIO, ministrará nesta sexta-feira (12/1), no âmbito das atividades do Master "Death Studies & The End of Life", da Universidade de Pádua, Itália.
Na aula, Rossano apresentará uma parte das suas pesquisas de pós-doutorado, desenvolvidas na Universidade de Turim.
"Falaremos sobre o Poder e sua ambiguidade. Falaremos sobre o tempo agora, sobre o que é (ou parece ser) o nosso tempo e o que significa observá-lo e enfrentá-lo sem ideologias nem lógicas de pertencimento. Falaremos sobre os fluxos, históricos e conceituais, ligados a sentido das reflexões filosóficas sobre a morte e, portanto, sobre a vida e seu sempre ser equilibrado (mas entre o quê?). Falaremos sobre isso, porém, começando por algo chamado katechon ("poder que freia”). Algo que durante dois mil anos – de São Paulo a Schmitt e Cacciari – conduziu e condiciona a reflexão política do Ocidente e aquela entre teologia, soberania, secularização e direito, e que se apresenta hoje, na sua versão fragilizada, como um conceito decisivo para a compreensão do destino do pensamento contemporâneo", antecipa o resumo da apresentação.
A aula é presencial, mas será possível assistir remotamente à atividade, que terá início às 8h (horário de Brasília). Os interessados deverão solicitar o link da plataforma Zoom pelo e-mail endlife.psicologia@unipd.it.