Nota técnica ao Parlamento Brasileiro sobre os cortes orçamentários em ciência e tecnologia
Neste sábado, 9 de outubro, o Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop) divulgou uma nota técnica endereçada aos parlamentares brasileiros manifestando grande preocupação com o cenário de fomento à ciência no país.
A manifestação se deve à decisão do Ministério da Economia de cortar o crédito suplementar de R$ 690 milhões – aproximadamente 90% dos recursos destinados à ciência.
"Esta atitude do Ministério da Economia mostra total desconhecimento da correlação do desempenho do Produto Interno Bruto dos países e o investimento em Ciência e Tecnologia, sem mencionar todas os benefícios trazidos nos Índices de Desenvolvimento Humano, por meio das ações de ensino e extensão vinculadas às pesquisas nas pós-graduações. Ademais, demonstra um desrespeito à ciência brasileira e o descompromisso com o desenvolvimento e a soberania do país", destaca a nota.
O documento reúne informações sobre o Sistema Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação, com dados sobre as bolsas concedidas pelo CNPq e pela Capes, órgãos de fomento diretamente afetados pela medida.
Leia a íntegra da nota do Foprop.
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPGPI) da UNIRIO, que integra o Foprop, reitera que tamanho corte de verba ameaça fortemente o desenvolvimento dos programas e projetos científicos e tecnológicos no país.