Guia Telefônico | Perguntas Frequentes | Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional | Emendas Parlamentares e TEDs

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Nota oficial: Novas orientações quanto à previsão de ventos fortes a muito fortes para a tarde e noite desta sexta-feira

Nota oficial: Novas orientações quanto à previsão de ventos fortes a muito fortes para a tarde e noite desta sexta-feira

por Comunicação publicado 21/08/2026 10h18, última modificação 21/08/2026 13h28
Considerando as informações meteorológicas e os alertas emitidos pelos órgãos oficiais, ficam suspensas as atividades presenciais acadêmicas e administrativas nos turnos da tarde e da noite desta sexta-feira, 21 de agosto

A Comissão de Gestão de Crises (CGC) da UNIRIO informa que está acompanhando continuamente os alertas divulgados por fontes oficiais acerca da previsão de ventos fortes a muito fortes para esta sexta-feira, 21 de agosto, com previsão de intensificação a partir do período da tarde.

 Nos termos da Matriz 01 do Protocolo Institucional para Situações Emergenciais da UNIRIO, e considerando as informações meteorológicas e os alertas emitidos pelos órgãos oficiais, ficam suspensas as atividades presenciais acadêmicas e administrativas nos turnos da tarde e da noite do dia 21/08.

As atividades acadêmicas poderão ser flexibilizadas conforme as orientações previstas no Protocolo, incluindo a adoção de Atividades Domiciliares Dirigidas (ADD) com estratégias pedagógicas compatíveis com os objetivos de aprendizagem. As atividades de estágios, pesquisa e extensão dos discentes deverão igualmente observar as condições de segurança e as orientações das respectivas unidades e responsáveis, no caso de ações externas à UNIRIO.

 Para servidores e trabalhadores terceirizados, orienta-se que as chefias imediatas adotem as medidas administrativas previstas no Protocolo, podendo incluir reorganização de escalas e atividades, compensação posterior de carga horária, adoção de trabalho remoto emergencial, observadas as especificidades de cada unidade e das atividades desenvolvidas,  visando à proteção da comunidade universitária e à continuidade dos serviços essenciais.

Recomenda-se a toda a comunidade universitária que evite deslocamentos durante os períodos de maior intensidade dos ventos e não permaneça próximo a árvores, postes, estruturas provisórias, andaimes, placas, marquises ou outros elementos com risco de queda. Recomenda-se, ainda, priorizar a permanência em locais seguros até a normalização das condições meteorológicas.

Atenciosamente,

COMISSÃO DE GESTÃO DE CRISES (CGC)

PROGRAD • PRAE • PROAF • PROGEPE • PROAD • COMSO • DCE •ASUNIRIO • ADUNIRIO

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio