Mensagem do reitor pelos 41 anos da UNIRIO
Nesta sexta-feira, 5 de junho, a UNIRIO completa 41 anos desde sua institucionalização como Universidade. O aniversário acontece num momento delicado na história do país e, consequentemente, da nossa instituição, com a suspensão do Calendário Acadêmico 2020 e das atividades presenciais, acadêmicas e administrativas, devido à pandemia de Covid-19.
Mas seguimos trabalhando muito e produzindo ciência, potência e afetos. Temos frentes em pesquisas de ponta relacionadas ao novo coronavírus, bem como nossos profissionais do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG) atuando na linha de frente do tratamento daqueles acometidos pela Covid-19. Temos docentes, técnicos-administrativos e discentes envolvidos na realização de dezenas de atividades técnico-científicas, e também na produção de materiais educativos sobre diferentes aspectos da doença, da pandemia e de todas as questões envolvidas no atual contexto. Tivemos doações de materiais ao HUGG e a outras unidades de saúde do município do Rio de Janeiro, entre outras ações de igual relevância para a sociedade.
E, neste momento, temos representantes dos três segmentos reunidos em grupos de trabalho para discutir e oferecer subsídios à construção de um Plano de Continuidade das Atividades Acadêmicas e Administrativas da Universidade. A ideia é pensar, de forma participativa, em como conduzir o retorno de nossas atividades, levando em consideração as possibilidades e dificuldades de nossos professores, alunos, técnicos e colaboradores.
Os desafios são imensos, mas são também inúmeras as oportunidades para que nossa UNIRIO continue a desenvolver suas competências e se fortaleça ainda mais, como universidade pública, comprometida com as demandas da sociedade. A celebração hoje é pela resistência diária, produzida por cada um de nós.
Um abraço fraterno, solidário e comprometido com nossa UNIRIO e com toda a comunidade universitária!
Reitor Ricardo Silva Cardoso