código do Google analytics Incubadora Tecnológica da UNIRIO oferece consultoria a futuros empreendedores — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Incubadora Tecnológica da UNIRIO oferece consultoria a futuros empreendedores

Incubadora Tecnológica da UNIRIO oferece consultoria a futuros empreendedores

por comunicacao — publicado 08/05/2015 17h55, última modificação 11/05/2015 13h24
Serviços serão apresentados à comunidade acadêmica na 1ª Semana de Empreendedorismo, que acontece a partir desta segunda-feira, com palestras voltadas para diferentes áreas do conhecimento

Quando ingressou na UNIRIO, em 2009, o professor da Escola de Engenharia de Produção Celso Campos percebeu que faltava na Universidade uma incubadora de empresas. Para suprir essa lacuna, idealizou um núcleo de empreendedorismo, projeto que seria o embrião da recém-criada Incubadora Tecnológica da UNIRIO.

A proposta, que não chegou a ser implementada, foi retomada em 2012, pela também professora da Escola de Engenharia de Produção Mariza Almeida. Em parceira, os dois docentes produziram e submeteram à Faperj o projeto da Incubadora, que foi contemplado com o financiamento da Fundação.

Os recursos, liberados em julho de 2014, permitiram a compra de computadores, impressoras 3D, mobiliário e lousa eletrônica, além da contratação de estagiários e de uma profissional especializada em desenvolvimento de incubadoras. Instalada na sala 405 do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), a Incubadora Tecnológica da UNRIO abriu as portas ao público há cerca de seis meses, com a missão de ajudar futuros empreendedores a desenvolverem suas ideias de negócios.

Inicialmente, a pessoa que solicitar os serviços da equipe participará de uma entrevista com professores da incubadora e da área em que deseja atuar, para que seja verificada a viabilidade do projeto. Caso a proposta seja considerada viável, o futuro empreendedor terá direito a consultoria gratuita durante todo o tempo de elaboração da empresa, até que ela desenvolva autonomia para ir para o mercado.

“É como um recém-nascido que deve receber cuidado e alimentos, até que tenha condições de ir sozinho para a escola”, explica o professor Celso Campos, em uma analogia da trajetória empresarial com o desenvolvimento infantil. Segundo ele, a meta inicial é que quatro empresas sejam incubadas até o final de 2015.

O serviço é aberto ao público e abrange tanto projetos empresariais quanto organizações sem fins lucrativos. O atendimento é feito pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 14h às 22h, ou pelo telefone (21) 98276-7216.

Semana de Empreendedorismo

A partir desta segunda-feira, dia 11, a Incubadora promove a 1ª Semana de Empreendedorismo, que apresentará soluções de empregabilidade a quem visa ingressar de forma competitiva no mercado de trabalho. Até a sexta-feira, 15, haverá palestras em diversos espaços da Universidade, voltadas para distintas áreas do conhecimento. Confira a programação.

“Queremos produzir um ambiente de indústria criativa na UNIRIO”, revela Campos. O evento visa, ainda, apresentar a Incubadora Tecnológica à comunidade acadêmica.

Outras informações pelo telefone 3223-8020.


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio