Grupo de pesquisa Produção e Economia de Comunhão realiza oficina neste sábado, dia 6 de maio
O grupo de pesquisa Produção e Economia de Comunhão, que em 2017 completa 10 anos de atividades de difusão para a sociedade, promove oficina neste sábado, dia 6 de maio, das 16h às 19h. O tema do encontro será Uma aproximação do sócio invisível da economia de comunhão por meio de experiências de espiritualidades distintas. A oficina será conduzida pela arquiteta Valéria Reis (Soka Gakkai), pela filósofa Nôga Brondi Rezende (SME) e pela professora Renata Kurt (PUC/UERJ).
Aberto ao público, o evento, que é coordenado pela professora da UNIRIO Heloisa Borges, acontece na Rua Benjamin Constant, 23 (edifício João Paulo II), auditório do 5º andar, na Glória. Será emitido certificado de atividade complementar para os participantes.
Referencial teórico da oficina
IKEDA, Daisaku. Propostas de Paz encaminhada à ONU: Soka Gakkai Internacional, 2009.
GONÇALVES. H.H.A.B.Q. A experiência dos pioneiros da economia de comunhão na liberdade no primeiro decênio (1991- 2001) no Brasil: Absurdo e Graça da Mudança de Mentalidade do Empresário.Tese de Doutorado UFRJ/Coppe/Produção, 2005.
Origem
A economia de comunhão foi criada em 1991 por Chiara Lubich, em São Paulo. Voltado para empresas, o projeto visa empregar os lucros em três finalidades: ajudar pessoas necessitadas, difundir a cultura da reciprocidade e desenvolver os negócios de forma eficiente e competitiva, simultaneamente à abertura para a gratuidade.