Exposição ‘Não tenha medo’ será inaugurada nesta quarta-feira, dia 16
Não tenha medo. Esse é o mote da exposição que será inaugurada nesta quarta-feira, dia 16, às 13h30, com 55 desenhos produzidos pela professora emérita da UNIRIO Nébia Figueiredo, durante o período de isolamento social.
A atividade, que integra a programação do 3º Simpósio Internacional do Cuidar em Enfermagem e Saúde, acontece na Sala 715 da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), no Boulevard 28 de Setembro, 157, Vila Isabel.
A proposta é retratar a angústia, a dor e o desalento da pandemia, ressignificados e transformados em arte. Nébia debruçou-se em seu mobiliário com lápis e papéis para expressar, em linhas e cores, as emoções vividas naquele momento. “A Covid deixou todos nós muito tristes e distanciados – e, na Enfermagem, ficou muito difícil de se trabalhar”, relembra a docente aposentada da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP). “Quando estou triste, eu pinto e me sinto bem”, completa.
Serão estimuladas percepções sensórias dos visitantes, para evocar as sensações vividas durante a pandemia, por meio do uso de máscaras e de recursos de luz e sombra. Um aparelho de TV exibirá o monólogo ENFERMAGEM entre a COVID 19 e a VIDA: a barreira VISÍVEL DO CUIDADO, também produzido por Nébia durante a pandemia. Uma cruz irá flutuar no ambiente, em respeito à memória das pessoas que perderam suas vidas no período.
O material está em exibição até esta sexta-feira, dia 18. O evento é promovido pela EEAP, em parceria com a Faculdade de Enfermagem da Uerj.
Confira a ficha técnica da exposição: