Espetáculo ‘Welcome to the Fábrica!’ reflete sobre saúde mental na Universidade
Uma experiência imersiva. Assim é o espetáculo “Welcome to the Fábrica!”, que será apresentado na UNIRIO em quatro sessões no dia 31 de outubro. Dirigido pela professora Tania Alice, da Escola de Teatro, o projeto foi criado a partir de depoimentos de professores, alunos e servidores sobre saúde mental na Universidade.
Coletado por meio de performances relacionais no primeiro semestre de 2025, esse material documental deu origem à construção de “máquinas que produzem saúde mental, apresentadas pelos trabalhadores da Fábrica”. O espetáculo, com duração de uma hora e 20 minutos, é um open day de visita à Fábrica, com quatro sessões e um limite de 24 espectadores por turno.
Realizado pelos Performers sem Fronteiras e pelo Grupo de Pesquisa “Práticas Performativas Contemporâneas”, o projeto foi contemplado pela bolsa de iniciação artística e cultural (Pibcul) e por duas bolsas de iniciação científica (PROPGPI). Faz parte do plano de trabalho do projeto de produtividade em pesquisa do CNPq intitulado "Poéticas do Cuidado", coordenado pela professora Tania Alice, em parceria com a UFRJ, Cefet e universidades particulares.
As sessões acontecerão no dia 31 de outubro, às 10h, 15h, 17h e 19h, na Sala Cinza da Escola de Teatro da UNIRIO (Av. Pasteur, 436, fundos, Urca). As senhas serão distribuídas uma hora antes em frente ao local. O espetáculo dispõe de acessibilidade para pessoas neurodivergentes.


Portal de Periódicos








