código do Google analytics Encontro Nacional de Culturas e Periferias acontece nesta sexta (9) e no sábado (10), em Niterói (RJ) — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Encontro Nacional de Culturas e Periferias acontece nesta sexta (9) e no sábado (10), em Niterói (RJ)

Encontro Nacional de Culturas e Periferias acontece nesta sexta (9) e no sábado (10), em Niterói (RJ)

por Comunicação publicado 09/08/2024 11h18, última modificação 09/08/2024 17h05
Evento é organizado pelo Ministério da Cultura, em parceria com a UNIRIO e outras instituições

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, estarão juntos na abertura do Encontro Nacional de Culturas e Periferias, nesta sexta-feira (9), em Niterói, no Rio de Janeiro. O reitor da UNIRIO, José da Costa Filho, também estará na mesa de abertura, a partir das 14h.

O evento, que se encerra no sábado (10), propõe um diálogo para fortalecer o papel das culturas das periferias na construção e execução das políticas culturais brasileiras. A intenção é debater políticas públicas culturais para o setor, com a participação da sociedade civil, fazedores de cultura, gestores públicos, acadêmicos e representantes dos setores culturais.

Organizado pelo Ministério da Cultura (MinC) em parceria com a UNIRIO, a Secretaria de Relações Institucionais, a Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República, a Fundação de Arte de Niterói (FAN), o Projeto Mais Comunidade (Promacom) e com o apoio do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o encontro reafirma o compromisso do governo federal com a participação social.

Temas como memória, patrimônio, direito à cultura, territorialidades e expressões culturais das periferias do Brasil serão abordados por artistas, pesquisadores, profissionais da cultura, convidados e a sociedade civil, a partir do que foi construído coletivamente na 4ª Conferência Nacional de Cultura. As mesas de debate serão transmitidas ao vivo no canal do MinC do YouTube.

Mais informações e a programação completa estão disponíveis na página do MinC.


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio