Encontro Nacional de Culturas e Periferias acontece nesta sexta (9) e no sábado (10), em Niterói (RJ)
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, estarão juntos na abertura do Encontro Nacional de Culturas e Periferias, nesta sexta-feira (9), em Niterói, no Rio de Janeiro. O reitor da UNIRIO, José da Costa Filho, também estará na mesa de abertura, a partir das 14h.
O evento, que se encerra no sábado (10), propõe um diálogo para fortalecer o papel das culturas das periferias na construção e execução das políticas culturais brasileiras. A intenção é debater políticas públicas culturais para o setor, com a participação da sociedade civil, fazedores de cultura, gestores públicos, acadêmicos e representantes dos setores culturais.
Organizado pelo Ministério da Cultura (MinC) em parceria com a UNIRIO, a Secretaria de Relações Institucionais, a Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República, a Fundação de Arte de Niterói (FAN), o Projeto Mais Comunidade (Promacom) e com o apoio do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o encontro reafirma o compromisso do governo federal com a participação social.
Temas como memória, patrimônio, direito à cultura, territorialidades e expressões culturais das periferias do Brasil serão abordados por artistas, pesquisadores, profissionais da cultura, convidados e a sociedade civil, a partir do que foi construído coletivamente na 4ª Conferência Nacional de Cultura. As mesas de debate serão transmitidas ao vivo no canal do MinC do YouTube.
Mais informações e a programação completa estão disponíveis na página do MinC.