código do Google analytics Docente da UNIRIO ministra Seminário na Universidade de Turim (Itália) — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Docente da UNIRIO ministra Seminário na Universidade de Turim (Itália)

Docente da UNIRIO ministra Seminário na Universidade de Turim (Itália)

por Comunicação publicado 17/11/2023 11h09, última modificação 22/11/2023 18h09
O tema abordado será 'Reflexões sobre a questão do poder: do Katechon à heterogeneidade (anárquica) da força'

O professor Rossano Pecoraro, do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências (PPGENFBIO) da UNIRIO, ministrará o Seminario Riflessioni sulla questione del Potere: dal katechon all´heterogeneidad (anárquica) de la fuerza, na Universidade de Turim (Itália), no dia 24 de novembro, a partir das 16h, na Sala Incontri 1 Biblioteca di filosofia Palazzo Nuovo. 

 Rossano foi convidado pelo  Labont – Center of Ontology  para apresentar uma parte da sua pesquisa de Pós-Doutorado dedicada à investigação da clássica questão do “poder que freia” (Katechon), a partir de uma perspectiva latino-americana na qual se destacam conceitos do pensamento ameríndio e do pensamento decolonial. 

O objetivo do Seminário é expor dois aspectos de uma obra (em progresso) dedicada ao desenvolvimento de uma (psic)análise do Poder na época digital. O primeiro está relacionado com o renascimento do conceito de "Katechon" dentro do esquema interpretativo clássico (San Paolo, Schmitt, Cacciari). O segundo explora  o caminho filosófico-social traçado pela “viagem decolonial” e alguns de seus conceitos-chave (“pensamiento heterárquico”,“colonialidade do poder” e, sobretudo, “heterogeneidade do poder” ou da força).




e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio