Da Costa viaja a Brasília para reuniões na Andifes, no Palácio do Planalto, no Congresso Nacional e no Minc
O reitor da UNIRIO, José da Costa Filho, viajou a Brasília para participar de compromissos na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), bem como de uma série de reuniões estratégicas.
A quarta-feira (13) se iniciou com o encontro com a ministra da Cultura, Margareth Menezes, seguido por uma reunião com a secretária nacional dos comitês de cultura, Roberta Martins, a coordenadora-geral do Sistema Nacional de Cultura, Micaela Costa, e o diretor nacional do Sistema Nacional de Cultura, Lindvaldo Júnior. Eles trataram do estabelecimento de parceria com a UNIRIO relativa à realização de conferências setoriais, temáticas, que serão preparatórias para a 4ª Conferência Nacional de Cultura (4ª CNC) a ser realizada de 4 a 8 de março de 2024 em Brasília.
Em seguida, Da Costa esteve no Palácio do Planalto, na Secretaria de Relações Institucionais, para conversa com André Ceciliano, o secretário especial adjunto de assuntos federativos. Na pauta estava a intermediação de Ceciliano com seu sucessor na presidência da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, deputado estadual Rodrigo Bacellar, para o aporte de apoio financeiro do legislativo fluminense para as ações da UNIRIO como um todo, e do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle em particular.
Em busca de parcerias em prol da UNIRIO, Da Costa também se encontrou no Congresso Nacional com a deputada federal Laura Carneiro, vice-líder do bloco MDB-PSD-Republicanos-PODE-PSC na Câmara. Ele relatou as dificuldades orçamentárias da Universidade para fazer frente às despesas de custeio e também para investimentos em infraestrutura em geral e em equipamentos de assistência estudantil, como o restaurante universitário e alojamento. "A deputada, que integra a bancada do Rio de Janeiro, externou ter grande carinho e respeito pela UNIRIO e demonstrou disposição de atuar junto ao Poder Legislativo, e também ao Executivo, em apoio à nossa Universidade ainda em 2023, e também nos próximos anos", declarou o reitor.
Por fim, Da Costa participou de reunião plenária dos reitores, na sede da Andifes. Nesse evento, a reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Soraya Soubhi Smaili, apresentou um painel do financiamento das universidades federais, tanto na atualidade como em sua série histórica. Na sequência, Tania Mara Francisco, diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior (Difes/Sesu/MEC), debateu o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2024 e as obras do Novo PAC para as universidades federais com o reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Demetrius David da Silva, que representou a comissão da Andifes de financiamento das universidades federais.
“As discussões de hoje à tarde na Andifes giraram em torno de importantes questões sobre financiamento da ciência e tecnologia, bem como especificamente das instituições federais de ensino superior. As dificuldades são muito grandes ainda para todas as universidades, mas o MEC está de mãos dadas com nossas instituições na busca de superação das dificuldades”, avaliou o reitor. Uma segunda reunião plenária acontece na manhã de quinta-feira (14), seguida por seminários da Andifes sobre o Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) e sobre Combate à Desinformação e Defesa da Democracia.