Cosmóloga brasileira da Universidade do Arizona profere palestra para estudantes da UNIRIO
Na manhã da última quinta-feira, 30 de maio, o projeto de extensão Astro in (Uni)Rio recebeu a cosmóloga brasileira Vivian Miranda, da Universidade do Arizona, recentemente agraciada com o Leona Woods Awards 2019. O prêmio, concedido pelo Departamento de Física do Laboratório Nacional Brookhaven (BLN), em Long Island, Nova York (EUA), celebra contribuições importantes à física de mulheres e de minorias pouco representadas na área, como a comunidade LGBTQ.
Na UNIRIO, Vivian apresentou no auditório Tércio Pacitti a palestra "Temas Atuais em Cosmologia Observacional", para alunos de diversos cursos da Universidade. A pesquisadora conversou com os presentes a respeito do atual cenário observacional da Cosmologia e Astrofísica. Apresentou algumas discrepâncias importantes entre dados provenientes da radiação cósmica de fundo e da expansão acelerada do universo, bem como salientou a relevância da primeira foto de um buraco negro.
Vivian fez um breve relato a respeito de sua experiência profissional nos Estados Unidos, onde desenvolve pesquisas na universidade e na Agência Espacial Americana (Nasa). Ela compartilhou aspectos relacionados a sua trajetória de vida e seu desejo de retornar ao Brasil para continuar seus estudos. A palestrante destacou que gosta de "trabalhar na interface da ciência onde existem perguntas claramente sem respostas".
O projeto de extensão Astro in (Uni)Rio é coordenado pelos professores Demison Motta e Jaime Fernando Villas, do Departamento de Física.