Ciclo de debates irá abordar as Artes da Noite
O projeto de extensão e cultura Cabaré Incoerente, da Escola de Teatro da UNIRIO, irá promover o seu primeiro ciclo de debates, intitulado Diálogos Incoerentes: cartografia das Artes da Noite. A atividade será realizada de julho a novembro deste ano.
Serão quatro encontros virtuais e abertos ao público, promovendo trocas de experiências com diversas artistas representantes de grupos e práticas da cena expandida das Artes da Noite. Para se inscrever, basta preencher o formulário eletrônico de inscrições.
A primeira mesa acontece no próximo dia 29 e terá como tema O Cabaré Contemporâneo em Cena. O evento reunirá artistas que realizam a prática cabareteira no Brasil em diferentes contextos geográficos e de produção, representando grupos e práticas coletivas para pensar sobre o que tem sido feito e chamado de cabaré na contemporaneidade.
Entre os tópicos da conversa, será debatido o que caracteriza a construção cênica própria do cabaré contemporâneo, como se dá a prática coletiva desenvolvida por essas artistas e como cada contexto de criação propõe novos olhares. O evento contará com as presenças de Dagmar Bedê (Cabaré das Divinas Tetas/ Belo Horizonte), Letícia Guimarães (Buraco Show/ Rio de Janeiro), e Ricardo Nolasco (Selvática/Curitiba). A mediação será feita por Christina Streva (Cabaré Incoerente/ UNIRIO).
Muitas vezes marginalizadas ou excluídas da história oficial das Artes Cênicas e performáticas, as Artes da Noite incluem o cabaré, o burlesco, o strip tease, o teatro de variedades, a arte drag (queen, king e queer), o café-concerto, a bufonaria, as festas performáticas, entre outros.
Sobre o projeto
O Cabaré Incoerente é um projeto de extensão e cultura da Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), coordenado pela professora Christina Streva. Atrelado à pesquisa e ao ensino desde 2014, o projeto investiga e compartilha o cabaré enquanto linguagem artística, por meio de espetáculos, oficinas, grupos de estudos, mesas de debate e Noites Incoerentes (mostras de repertório com números variados). Mais de 50 apresentações já foram realizadas ao longo desses anos, em diferentes cidades e estados do Brasil.