Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Carreira em Foco - Cenografia e Indumentária: onde arte, técnica e criatividade ganham forma na UNIRIO

Carreira em Foco - Cenografia e Indumentária: onde arte, técnica e criatividade ganham forma na UNIRIO

por Comunicação publicado 06/11/2025 16h55, última modificação 07/11/2025 13h11
Inserido na Escola de Teatro, o estudante do Bacharelado em Cenografia e Indumentária participa de montagens e projetos desde os primeiros semestres

Do teatro ao cinema, do streaming aos grandes eventos, a Cenografia e a Indumentária são áreas essenciais para dar vida a histórias, ambientes e personagens. Mais do que construir cenários e figurinos, esses campos traduzem ideias, conceitos e emoções em experiências visuais que dialogam com o público. No curso de Graduação em Cenografia e Indumentária da Escola de Teatro da UNIRIO, o estudante desenvolve sensibilidade artística, pensamento crítico e habilidades técnicas para atuar em diferentes contextos e linguagens cênicas.

Com uma abordagem que une tradição e inovação, a formação prepara profissionais capazes de criar universos imagéticos completos — do desenho inicial à realização final em cena.

Uma formação única no Brasil

A professora Carla Costa, coordenadora do curso, destaca o caráter singular da graduação na UNIRIO: “Somos o único no Brasil que oferece as duas formações em um mesmo curso de bacharelado.   Aqui, o estudante encontra uma formação integrada, artística e técnica. Não exigimos teste de habilidade específica (THE) — acreditamos no processo formativo. Somos vinculados à Escola de Teatro da UNIRIO, mas nossos egressos atuam muito além do palco: em TV, streaming, cinema, exposições, carnaval, eventos e diversos segmentos da indústria criativa.” Além das disciplinas práticas e teóricas, os alunos têm acesso a laboratórios, oficinas e projetos de extensão, ampliando a vivência artística e aprofundando o repertório cultural e técnico fundamental para a profissão.

Mercado em transformação

O cenário profissional acompanha as mudanças no campo das artes e da comunicação audiovisual. A expansão das plataformas de streaming, o crescimento das produções independentes, o fortalecimento das políticas culturais e o aquecimento do setor de eventos criam novos espaços para atuação.

Cada vez mais, cenógrafos e figurinistas se destacam como criadores visuais, consultores artísticos, diretores de arte e empreendedores culturais. Muitos trabalham como autônomos, produzem suas próprias iniciativas, constroem portfólios diversos e participam de projetos financiados por editais e programas de fomento cultural.

Com versatilidade, criatividade e capacidade de adaptação, o profissional formado pela UNIRIO encontra um campo amplo e em constante expansão — pronto para quem deseja construir narrativas visuais que encantam, inspiram e provocam.

O cenógrafo é responsável por criar e materializar o espaço onde a narrativa acontece, equilibrando imaginação e técnica. Seu trabalho envolve concepção estética — cores, texturas, volumes e mobiliário —, além da elaboração de plantas, croquis e maquetes físicas e digitais em 2D e 3D. Ele também realiza análise do espaço e da viabilidade técnica, planejamento orçamentário e logístico, e acompanha ensaios e montagens. O professor 

André Sanches Sampaio explica: “A criação começa na leitura do roteiro e ganha vida nos ensaios. O cenógrafo precisa observar o movimento, o ritmo, o espaço — e ajustar o projeto. A arte e a técnica caminhando juntas.”

Na indumentária, todo o processo de criação começa pelo desenho, que funciona como a primeira forma de expressão artística do figurino. É por meio dele que o figurinista pesquisa, concebe e desenvolve os vestuários, traduzindo personagens, épocas, movimentos e atmosferas da obra. O desenho, portanto, é a base para transformar ideias em peças que dialogam com a narrativa. O professor Rafael Alonso Pinto ressalta: “Mais do que técnica, o desenho é uma linguagem visual. O aluno, na verdade, precisa aprender a se comunicar através da imagem. Trabalhamos a alfabetização visual, e mesmo quem chega sem experiência tem condições de se tornar profissional.”  Além das habilidades técnicas, a formação em Cenografia e Indumentária valoriza o trabalho em equipe e a troca constante de ideias. Reuniões de criação, baseadas no roteiro, permitem alinhar conceitos e objetivos entre cenógrafos, figurinistas, diretores e demais profissionais envolvidos. O acompanhamento dos ensaios garante ajustes em tempo real, promovendo soluções criativas e integradas, e fortalecendo a colaboração entre todos os integrantes da produção.

 Formação prática e colaborativa

Inserido na Escola de Teatro, o estudante participa de montagens e projetos desde os primeiros semestres. A professora Adriana Schmidt destaca que o ambiente da UNIRIO favorece a formação integrada e colaborativa: “Somos uma universidade menor, o que fortalece vínculos e parcerias entre alunos e professores. Desde os primeiros períodos, os estudantes são convidados a participar dos projetos dos veteranos e, assim, vivenciam diferentes áreas ainda na graduação”, explica.

Ela ressalta ainda a importância de buscar formação complementar: “É fundamental fazer cursos extracurriculares, especialmente em softwares como CAD, SketchUp e outras ferramentas de renderização, para ampliar as possibilidades técnicas. Mas isso não substitui o olhar artístico”, complementa.

O professor André Sanches concorda com a visão e reforça o peso da prática no desenvolvimento profissional: “Mais do que o diploma, é o portfólio e as conexões que abrem portas”. Segundo a coordenadora Carla Costa, mais do que criatividade, a carreira exige postura ativa e comprometida. “Para ingressar nesse campo, é preciso ser determinado, curioso e aberto ao trabalho coletivo. O curso demanda envolvimento contínuo, sensibilidade e experimentação. É preciso participar, experimentar, construir relações e praticar”, afirma.

Sustentabilidade e inovação

A sustentabilidade é um dos pilares da formação em Cenografia e Indumentária na UNIRIO. A prática do reuso de acervos, o upcycling e a economia de recursos fazem parte do cotidiano dos estudantes — práticas alinhadas às tendências internacionais de produção cênica consciente. 

A UNIRIO conta com um amplo acervo de figurinos que atende aos cinco cursos de graduação da Escola de Teatro. Segundo a figurinista Cátia Vianna, responsável pelo acervo: “Nosso acervo é um espaço vivo de criação. Ao reutilizar peças, tecidos e objetos, incentivamos os estudantes a desenvolver soluções criativas e a pensar cenografia e indumentária com responsabilidade ambiental e cultural.” O acervo de figurinos funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, no Centro de Letras e Artes (Av. Pasteur, 436, Urca). Além dele, a Escola de Teatro dispõe de salas de ensaio, salas de teatro, laboratórios de informática, oficina de cenotécnica, ateliê de costura, biblioteca especializada e espaços destinados aos seus projetos de pesquisa e extensão.

 

Áreas de atuação

● teatro e musical

● cinema, TV e streaming

● shows e grandes eventos

● carnaval e espetáculos urbanos

● museus e exposições

● performance

● publicidade e direção de arte

● produção de vitrines, cenários de parques de diversão, entre outras oportunidades.

Saiba mais sobre o curso: 

Cenografia e Indumentária — Escola de Teatro - UNIRIO

(por Liliana Glanzmann Vallejo - Jornalista Comso - UNIRIO)

 


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio