Biblioteca Central promove série de treinamentos remotos
A Biblioteca Central da UNIRIO promoverá vários treinamentos remotos nos meses de março e abril. As atividades terão início na próxima segunda-feira (8), às 15h, com o seminário virtual Conhecendo o formato de referências Vancouver. A transmissão será realizada por meio do canal audiovisual do Sistema de Bibliotecas da UNIRIO.
“A prática de treinamentos de usuários, com uma agenda prévia de inscrição, é desenvolvida há mais de uma década pelo Sistema de Bibliotecas da UNIRIO de forma presencial. Todavia, devido à necessidade de afastamento social, migramos nossos treinamentos para a forma remota”, explica a bibliotecária Ana Carolina Petrone, chefe da Divisão de Atendimento ao Usuário.
As capacitações abordarão várias temáticas importantes para a comunidade acadêmica, tais como: normalização do trabalho acadêmico, de acordo com as normas ABNT, Vancouver e APA; a prática de fichamentos; estratégias de buscas e fontes de informação; preenchimento do currículo Lattes; pesquisas no Portal de Periódicos Capes e em outras bases de dados da área da Saúde e Artes; pesquisa na base de patentes Derwent; preenchimento do identificador de autor ORCiD; e utilização do gerenciador de referências Zotero.
A agenda detalhada com todos os treinamentos que serão oferecidos pode ser acessada na página da Biblioteca Central.