Aluno da UNIRIO é finalista de concurso musical da TV Cultura
O aluno Bruno de Lorenzo, do Bacharelado em Piano do Instituto Villa-Lobos (IVL), é finalista do Prelúdio 2025, concurso de música erudita promovido pela TV Cultura. O músico concorre com outros três instrumentistas na grande final, marcada para este domingo, dia 21, às 12h. Além da avaliação do júri, a emissora disponibilizou uma enquete para que o público possa escolher seu participante preferido.
O Prelúdio é um programa de TV criado em 2005 pelo maestro Julio Medaglia e apresentado por ele e pela jornalista Roberta Martinelli. Esta edição especial de 20 anos inclui quatro eliminatórias, duas semifinais e uma grande final. O vencedor receberá uma bolsa de estudos na prestigiada Academia Franz Liszt, em Budapeste (Hungria), reconhecida como uma das melhores escolas de música do mundo. A bolsa será oferecida pelo Consulado da Hungria.
Lorenzo ingressou na competição ao enviar à TV Cultura um vídeo no qual interpretava repertório para piano e orquestra. Nas fases eliminatórias, transmitidas pela TV e pelo Youtube, participaram 16 músicos de todo o Brasil. Na grande final, o aluno do IVL concorre com o clarinetista Roberto Júnior, o tubista Jessé Raimundo e o pianista Yuri Bello.
O repertório será composto pelo segundo e terceiro movimentos do Concerto para Piano nº 2 de Dmitri Shostakovich. Nas eliminatórias e na semifinal, ele já interpretou o primeiro movimento da mesma obra. A apresentação será acompanhada por orquestra.
Para além da competição, o jovem pianista é movido pela vontade de se conectar aos outros por meio da música. “Meu desejo maior sempre foi compartilhar música com as pessoas, seja com a plateia, seja com a banca [de jurados], seja com os músicos da orquestra, que são fantásticos”, revela. “Isso é uma coisa que o IVL e a UNIRIO me deram: é um ambiente muito leve e de parceria”, completa.
Natural de São Luís (MA), Lorenzo começou a tocar piano aos 11 anos de idade. Sua trajetória com o instrumento é marcada por autodidatismo, improvisação musical e composição de trilhas sonoras para filmes. Também atuou como maestro, na casa de arte e cultura Julieta de Serpa, no Rio de Janeiro.
A grande final do Prelúdio 2025 será transmitida ao vivo pelo canal da TV Cultura no YouTube.

Portal de Periódicos








