Diversidade de Mário de Andrade é o tema do primeiro encontro do projeto Glossário Decolonial de Macunaíma
O projeto Glossário Decolonial de Macunaíma recebe na próxima segunda-feira, 25 de julho, o professor Eduardo Jardim, autor da biografia "Eu sou trezentos – Mário de Andrade, vida e obra", vencedor do Prêmio Jabuti de Melhor Livro do Ano de Não Ficção 2016, e Iria de Carvalho e Borges, mestre em Memória Social pela UNIRIO, autora da dissertação "Mário de Andrade e a poética do colecionamento: entre a etnografia, o patrimônio e o conhecimento sensível", defendida em 2021, sob a orientação da professora Regina Maria do Rego Monteiro de Abreu.
Nesse primeiro encontro virtual, a conversa será em torno das multifacetas do escritor, musicólogo, professor, poeta, mentor, crítico literário, ensaísta, patrimonialista, viajante, folclorista, colecionador, umbandista e católico, sua trajetória como modernista, seus interlocutores, sua relação com os campos da etnografia, da antropologia e da documentação.
O encontro acontece a partir das 14h30 no canal do YouTube do projeto.
O projeto
Glossário Decolonial de Macunaíma é uma pesquisa ligada ao Programa de pós-graduação em Biblioteconomia que elaborará um Glossário sobre a obra modernista "Macunaíma", de Mário de Andrade. A coordenação da pesquisa é da professora Miriam Gontijo de Moraes, do Departamento de Processos Técnico-Documentais (DPTD) do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH) da UNIRIO.
O projeto tem o compromisso de ser um instrumento terminológico na perspectiva decolonial de romper com o silenciamento e subjugação de povos, etnias, identidades e ajustar um problema de representação nos moldes da dominação colonial excludente mediante uma postura crítica em relação ao eurocentrismo na organização do conhecimento em toda a América Latina. A curadoria de materiais e a criação de mídias sociais para divulgação na rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro também fazem parte do projeto, que conta com recursos da Faperj para a editoração da obra de referência dentro das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil e centenário da Semana de Arte Moderna.