código do Google analytics UNIRIO assina acordo com universidade australiana na área de turismo e meio ambiente — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / UNIRIO assina acordo com universidade australiana na área de turismo e meio ambiente

UNIRIO assina acordo com universidade australiana na área de turismo e meio ambiente

por Comso publicado 17/08/2016 08h32, última modificação 17/08/2016 08h32

No último dia 2 de agosto, a UNIRIO e a Universidade da Sunshine Coast (USC), da Austrália, firmaram uma parceria para cooperação técnica e científica na área de turismo e meio ambiente. Assinado pelo reitor da USC, Greg Hill, e pela coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ecoturismo e Conservação (PPGEC) da UNIRIO, Laura Sinay, o acordo inclui o desenvolvimento de pesquisas conjuntas em turismo, áreas protegidas e sustentabilidade.

A UCS promove estudos nos parques mais conhecidos e visitados do mundo, como Galápagos, no oceano Pacífico; Yellowstone, nos Estados Unidos; e Kruger, na África do Sul. Já a coordenadora do mestrado da UNIRIO iniciou uma investigação sobre o conhecimento dos turistas em relação aos parques que visitam e aos animais que desejam ver.

“A proposta desta pesquisa tem como foco os grandes animais marinhos, especialmente as baleias e os tubarões baleias, uma vez que o mercado turístico começa a ‘vender’ a possibilidade de nadar com esses animais. Acreditamos que seja uma excelente oportunidade para conscientizar as pessoas em relação à conservação desses animais e dos ecossistemas onde moram. No entanto, pesquisas já realizadas indicam que a maior parte dos turistas, apesar do interesse, sabe muito pouco a esse respeito. A ideia então é criar uma plataforma ou aplicativo para promover a criação de uma rede de apoio à conservação desses animais”, explica Laura Sinay.

O acordo com a universidade australiana é resultado de um movimento iniciado em 2015 com a abertura do Mestrado Profissional em Ecoturismo e Conservação, o primeiro do Brasil, e a aprovação de proposta de criação de um Núcleo de Pesquisas em Ecoturismo e Conservação, ligado ao PPGEC/UNIRIO.

O primeiro processo seletivo para o mestrado recebeu 55 inscrições, com 11 candidatos aprovados. “Temos uma aluna espanhola e um aluno ribeirinho, que é a primeira pessoa a sair de seu território para fazer um curso de pós-graduação, o que torna o curso não só internacional, mas também multicultural”, destaca Sinay.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio