Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Programa / Núcleos, laboratórios e grupos de pesquisa / Imagens da morte: a morte e o morrer no mundo Ibero-americano

Imagens da morte: a morte e o morrer no mundo Ibero-americano

O grupo de pesquisa busca discutir e intercambiar pesquisas e reflexões sobre a morte, os mortos e o morrer no mundo Ibero-Americano, ao longo do tempo, em perspectiva interdisciplinar. Apesar de a História dar o eixo, as abordagens dialogam com outras áreas (Antropologia, Iconografia, Artes, Sociologia, Psicologia), a fim de identificar complexidades e riquezas nas análises e possibilitar a discussão de aspectos teórico-metodológicos, conceituais e processuais das investigações. Congrega pesquisadores de diferentes países/universidades em eventos internacionais, a exemplo das edições bianuais do “Congreso Latinoamericano de Ciencias Sociales y Humanidades: Imágenes de la muerte”, desde 2004 (2004: Lima/Peru; 2006: Mérida/México; 2008: Bogotá/Colômbia; 2010: Niterói/Brasil; 2012: Viena/Áustria; 2014: Salta/Argentina; 2016: São Paulo/Brasil), e que em 2014 passou a ser denominado “Congreso Imágenes de la muerte”/CIM (realizado em Salta/Argentina); 2016 (São Paulo); 2018 (México). O Grupo também congrega pesquisadores nacionais nos simpósios temáticos que vem realizando ininterruptamente nos encontros nacionais e regionais da ANPUH. No caso dos Simpósios Nacionais da ANPUH, vimos realizando Simpósios Temáticos ininterruptamente desde 2011, 2013, 2015, 2017 e 2019; além das edições nos Encontros Regionais da ANPUH-RJ de 2012, 2014 e 2016. Mais recentemente, uma das ações do grupo foi a criação da Revista M. Estudos sobre a morte, os mortos e o morrer (ISSN 2525-3050), em 2016. De periodicidade semestral e caráter interdisciplinar, tem a professora Claudia Rodrigues como uma de suas editoras e está disponível em <http://www.revistam-unirio.com.br/>.

• Coordenador(es): Claudia Rodrigues (UNIRIO) e Fábio Henrique Lopes (UFRRJ)
  • Pesquisadores associados: Adalgisa Arantes Campos (UFMG), Adriane Piovezan (Faculdades Integradas Espírita), Andrea Lissett Pérez Fonseca (Universidade de Antioquia, CO), Cícero Joaquim dos Santos (URCA), Douglas Attila Marcelino (UFMG), Eliane Cristina Deckmann Fleck (UNISINOS), Gabriela Alejandra Caretta (Universidad Nacional de Salta, AR), Luciane Munhoz de Omena (UFG), Luiz Lima Vailati (UFV), Mara Regina do Nascimento (UFU), Marcelina das Graças de Almeida (UEMG), Maria de Fátima Freire de Sá (PUC-MG), Maria Elizia Borges (UFG), Maristela Carneiro (UFMT), Mauro Dillmann Tavares (UFPEL), Michelle Ferreira Maia (UNINTA), Natalia Bermudez (Universidad Nacional de Córdoba, AR), Rachel Aisengart Menezes (UFRJ), Ramiro Tau (Université de Genève, CH), Renato Cymbalista (USP), Titus Benedikt Riedl (URCA), Veronica Seldes (Universidad de Buenos Aires, AR)
  • Página na Internet: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4149230700872041