Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Programa / Núcleos, laboratórios e grupos de pesquisa / ECCLESIA – Grupo de Estudos de História do Catolicismo

ECCLESIA – Grupo de Estudos de História do Catolicismo

Criado em 2011, o grupo reúne pesquisadores que têm como temática central de seus trabalhos a História do Catolicismo, com ênfase entre os séculos XVI e XIX. O Catolicismo é abordado enquanto uma comunidade de fiéis que compõe a instituição Igreja e como um conjunto de vivências e práticas religiosas compreendidas a partir das influências das diversas matrizes culturais que estruturaram as sociedades estudadas no período acima assinalado. O Catolicismo também é visto como produto da ação da uma hierarquia e como um lugar de conflitos e de disputas entre os diversos segmentos hierárquicos como também da manifestação da religiosidade dos leigos que aderem ou são forçados a aderir à crença e que historicamente redefiniram os seus códigos de base.

Do ponto de vista epistemológico, os membros deste grupo acreditam na necessidade de definir o fenômeno religioso como um objeto de consistência própria que não se reduz inteiramente aos demais campos da História; embora reconheçam e preconizem as necessárias interfaces do estudo da História do Catolicismo com a História Cultural, com a História Social, com a História Política e mesmo com a História Econômica. Há uma especificidade que caracteriza a influência do Catolicismo na definição dos comportamentos sociais que, mesmo concebidos como componentes da cultura de uma determinada época, informam a influência da religião nas diversas esferas da vida em sociedade.

• Coordenador(es): Anderson José Machado de Oliveira (UNIRIO) e William de Souza Martins (UFRJ)
  • Pesquisadores associados: Beatriz Catão Cruz Santos (UFRJ), Celia Aparecida Resende Maia Borges (UFJF), Charlotte de Castelnau L'Estoile (Université Paris VII, FR), Claudia Rodrigues (UNIRIO), George Evergton Sales Souza (UFBA), Hugo Daniel Ribeiro da Silva (King’s College London, UK), Ítalo Domingos Santirocchi (UFMA), Marcia Sueli Amantino (UNIVERSO), María Elena Barral (Universidad Nacional de Lujan, AR), Valentina Ayrolo (Universidad Nacional de Mar del Plata, AR)
  • Página na Internet: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/555305
  • Redes sociais: https://www.facebook.com/Ecclesia-Grupo-de-Estudos-de-Hist%C3%B3ria-do-Catolicismo-967179523361733