FMSH abre inscrições para o Programa DEA de mobilidade para Professores e Investigadores Sénior
A Fondation Maison des Sciences de l'Homme (FMSH), em Paris, anunciou a abertura de candidaturas para o seu tradicional Programa DEA (Directeurs d'Études Associés), um programa de mobilidade internacional voltado para professores e investigadores seniores de todos os continentes.
Criado em 1975 por Fernand Braudel, o DEA é o programa de mobilidade mais antigo da FMSH e já apoiou mais de 1.500 investigadores de renome internacional.
O objetivo é permitir que os académicos venham à França para realizar as suas investigações (trabalho de campo, pesquisa em bibliotecas e arquivos) por um período de 4 (quatro) a 6 (seis) semanas.
Elegibilidade
O programa destina-se exclusivamente a:
- Titulares de cátedras universitárias (professores catedráticos ou equivalentes) ou cargos equivalentes em instituições de ensino superior e investigação.
- Candidatos com menos de 65 anos de idade no momento da estadia.
Será dada prioridade a projetos que exijam trabalho de campo efetivo em França. Candidaturas com o único objetivo de redigir um artigo ou livro não serão consideradas.
Processo de Candidatura
Prazo Final: As candidaturas para o atual edital devem ser submetidas até 28 de novembro de 2025.
As inscrições são feitas através do portal online da FMSH. Para mais informações e para submeter a candidatura, os interessados devem consultar a página oficial do programa: https://www.fmsh.fr/en/programmes/dea-programme-associate-research-directors
Contato
Para dúvidas sobre o processo de candidatura, os interessados podem contatar Bénédicte Rastier através do e-mail: candidatures.dea@msh-paris.fr.