Allan Rocha Damasceno
e-mail: allandamasceno@unirio.br
Formação:
-
Formação inicial em Licenciatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Pedagogo e Psicopedagogo. Especialista em Educação Especial pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Realizou diversas outras especializações na área de Educação com foco: nos Direitos Humanos, nas Demandas Específicas de Aprendizagem do Público da Educação Especial e nos Grupos/Pessoas em condição de Exclusão e Vulnerabilidade Social/Educacional. É Mestre e Doutor em Educação, com pesquisas que possuem ênfase na modalidade Educação Especial, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Realizou seu primeiro estágio Pós-doutoral na Universidade Federal do Paraná (UFPR), pioneira na inclusão de Pessoas com Deficiências no Ensino Superior do Brasil, e seu segundo estágio Pós-doutoral no Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria/Portugal), com pesquisa desenvolvida no Centro de Recursos para Inclusão Digital (CRID/ESECS), que teve como centralidade a implementação de Centros de Apoio à Inclusão Social e Educacional de Pessoas com Deficiências (PcD).
Áreas de atuação e pesquisa:
- Educação e Diversidade, com ênfase nas Políticas Públicas de Inclusão em Educação, Organização e Gestão da Educação e Escola contemporânea, Formação de Professores e Políticas de Formação, realizando estudos acerca da(o): Inclusão em Educação: Políticas Públicas e Movimentos Instituintes; Formação de Professores na/para Diversidade e Inclusão em Educação; Educação, Direitos Humanos e Diversidade(s): Inclusão Pluralidade(s).
Principais publicações:
-
ANDRADE, Silvana Alves de ; DAMASCENO, Allan Rocha . Formação continuada, para quê? Desafios à inclusão de estudantes com deficiências em uma escola municipal de Duque de Caxias/RJ. MOSAICO REVISTA MULTIDISCIPLINAR DE HUMANIDADES, v. 14, p. 159-167, 2024.
-
SILVA, Leandro Ferreira da ; DAMASCENO, Allan Rocha ; GOMES, Yusuky Sousa . Inclusão de alunos com deficiência nas escolas do campo no município de Conçeição do Araguaia/PA: Breve análise do censo escolar. CONTEMPORÂNEA - REVISTA DE ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA, v. 3, p. 141-157, 2023.
- CARDOSO, Alessandra Andrade ; DAMASCENO, Allan Rocha . Culturas, políticas e práticas na interface da educação especial e educação do/no campo. Mosaico - Revista Multidisciplinar de Humanidades,, v. 14, p. 59-67, 2023.