Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Visita à Biblioteca e Reserva Técnica do Museu de Arte do Rio

Visita à Biblioteca e Reserva Técnica do Museu de Arte do Rio

"As visitas têm por objetivo criar, com os participantes, um espaço de ampliação da experiência com os acervos museológicos, bibliográficos e documentais do MAR.

Por meio do diálogo e compartilhamento dos processos de pesquisa, organização, catalogação, indexação e gestão dos acervos, os profissionais de biblioteconomia e museologia do MAR intensificam as experiências aprofundando as discussões com professores, pesquisadores e estudantes de Biblioteconomia, Museologia, Arquivologia e profissionais da informação.

No momento do agendamento, o professor ou pesquisador responsável pelo grupo escolhe um dos temas abaixo a partir do qual a visita será realizada:

Visitando a Biblioteca e Centro de Documentação e Referência do MAR

Biblioteca é especializada em artes e cultura visual, com linhas de desenvolvimento sobre o Rio de Janeiro (história, memória, arquitetura, etc), educação, cultura afro-brasileira, escravidão, filosofia, entre outros. Essas linhas são divididas em três coleções bibliográficas: livros de artista, livros especiais e livros correntes. Conta ainda com uma coleção documental histórica que reúne fotografias, cartões postais, alvarás, mapas, gravuras relacionadas a História do Brasil e do Mundo.
A visita começa na Biblioteca e se desdobra em mediações que ocorrem nas exposições do Museu identificando os itens das coleções ali presentes.

Visitando a Reserva técnica e o acervo museológico

A visita começa na Sala de Encontro e se desdobra no interior da Reserva Técnica Visitável, com o objetivo de apresentar com mais detalhes os trabalhos de pesquisa, documentação e conservação realizados pela equipe de Museologia do MAR.
Marque sua visita e experimente nossas coleções!
Para que estejamos devidamente preparados para receber você e seu grupo, fique atento as seguintes etapas:

Como agendar as visitas educativas?

Entre em contato com nosso setor de agendamento de terça a sexta-feira de 9h30 às 17h30, pelo telefone  (21) 3031-2742 ou envie um e-mail para: agendamento@museudeartedorio.org.br

Como organizar o grupo?

Para o melhor aproveitamento da visita sugerimos que o grupo conte com no máximo 30 pessoas. É necessário pelo menos um responsável (professor, orientador, guia) e o número mínimo para agendamento é de 10 pessoas.

O que é pre-visita?

Após realizar a reserva da data com a equipe de agendamento, o professor ou responsável pelo grupo será contactado por telefone por um profissional da área de Biblioteca ou Museologia, dependendo o eixo escolhido, para uma conversa sobre os interesses específicos da visita.

Como acontece a visita?

A visita apresentará um recorte do acervo (de acordo com o interesse de pesquisa do grupo e disponibilidade da instituição) definindo com o professor ou responsável pelo grupo as principais questões que serão abordadas durante a visita.

As visitas educativas são pagas?

As visitas educativas são gratuitas para estudantes de instituições públicas e privadas de ensino. Mediante compra de ingresso para grupos de profissionais e pesquisadores interessados. O valor do ingresso e a política de gratuidade e meia entrada podem ser consultados aqui.

Horários | Biblioteca

Terça-feira de 10h às 11h30 e 14h às 15h30
Quinta-feira de 10h às 11h30 e 14h às 15h30

Horários | Reserva Técnica Visitável com a Equipe de Museologia