Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Grupo de Pesquisa “Complexidade e Cotidiano: práticas de escrita, leitura e presença”

O primeiro encontro do Grupo de Pesquisa “Complexidade e Cotidiano: práticas de escrita, leitura e presença”, coordenado pelo professor Gustavo Naves, está marcado para a quarta-feira, dia 17.10, às 16hs, na sala 504.

O grupo será inicialmente dedicado ao compartilhamento de experiências de ansiedade e estresse no cotidiano de alunos de graduação na área de humanidades, de modo a identificar o papel de exigências acadêmicas relacionadas à escrita e à leitura como catalisadoras destas situações. Comparativamente, práticas alternativas serão discutidas em seu potencial de conferir à escrita e à leitura um papel terapêutico, mais adequado à preservação do dinamismo vital, ao estímulo das capacidades cognitivas e ao cultivo da sensibilidade e da criatividade dos indivíduos. Devem ser pensados métodos e técnicas capazes de fazer com que a escrita e a leitura ocupem este papel no cotidiano dos alunos, considerando também aspectos contextuais de sua experiência imediata, como a percepção do tempo, do espaço urbano e da circulação de informações nos meios de comunicação interconectados. As práticas de escrita e os hábitos de leitura podem então ser pensados em consonância com a posição dos indivíduos em meio às redes de complexidade nas quais se situam, por um lado requerendo cuidados particulares para que suas demandas não se transformem em motivos de ansiedade, e por outro podendo oferecer alguns exercícios e cuidados necessários à saúde e à vitalidade de estudantes e pesquisadores.

Uma vez avaliadas estas técnicas, os integrantes do grupo serão capacitados para a sua proposição e aplicação junto a outros estratos da comunidade, considerando sempre aspectos contextuais específicos.

O encontro é aberto a todos interessados nos temas abordados no projeto, sem compromisso de participação no grupo como pesquisadores bolsistas ou voluntários. Na ocasião, será definida a dinâmica de atividades do grupo e o calendário dos próximos encontros.