Você está aqui: Página Inicial / Português / Notícias

Notícias

Cerimônia de encerramento do Programa Puedes reúne gestores e representantes das Universidades parceiras


No dia 5 de junho, foi realizada, no auditório da Escola de Enfermagem da UNIRIO, a cerimônia de encerramento do Programa Participação Universitária para o Desenvolvimento Econômico e Social em América Latina (Puedes/Erasmus Mundus).

O programa, coordenado pela Universidade de Oviedo (Espanha), teve como objetivo alocar recursos para a mobilidade acadêmica de estudantes, docentes e técnicos-administrativos de países latino-americanos, prioritariamente aqueles vítimas de situação de risco social ou qualquer tipo de discriminação. Durante os quatro anos de sua vigência, o Puedes contou com a participação de 20 Universidades, das quais 7 são europeias e 13 são oriundas da América Latina. Além de  co-coordenar o  Projeto na América Latina, a UNIRIO teve a oportunidade de intermediar a mobilidade de seis membros de sua comunidade acadêmica para realizarem estudos nas Universidades europeias parceiras.

A mesa de abertura do evento contou com a participação do vice-reitor de Extensão e Desenvolvimento Internacional da Universidade de Oviedo, professor Francisco Jose Borde López, da pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da UNIRIO, professora Evelyn Orrico (representando o reitor),  da coordenadora de Relações Internacionais da UNIRIO, professora Liliana Angel Vargas, e da responsável pela operacionalização do Programa na Universidade de Oviedo, Silvia Gonzalez.

 Durante a cerimônia, a professora Liliana Vargas destacou a importância da participação da UNIRIO no Puedes e o fato de este ter sido não somente um programa acadêmico, mas também de inclusão social. “Hoje temos certeza que o maior impacto do Puedes estará na vida de muitos estudantes latino-americanos que conseguiram realizar o sonho de estudar em universidades europeias com os recursos fornecidos pelo Puedes. Hoje podemos dizer que nós conseguimos!", afirmou.

 Embora as atividades do Programa tenham chegado ao término, o professor Francisco López reforçou a importância do fortalecimento da parceria. “Esperamos que seja possível ampliá-lo, para que dê novos frutos", finalizou.

Fonte: http://www.unirio.br/news/cerimonia-de-encerramento-do-programa-puedes-reune-dirigentes-e-representantes-das-universidades-parceiras

Encerramento PUEDES 2

 

Cátedras Francesas - prorrogação do prazo para inscrições

 

Os projetos devem ser enviados até 15 de junho 2017, último prazo :

- para UNIRIO, à Diretoria de Pós-Graduação da PROPG: propgdpg@unirio.br

- para o Consulado Geral da França no Rio de Janeiro, a Philippe Michelon et Pauline Combaret : philippe.michelon@diplomatie.gouv.fret pauline.combaret@diplomatie.gouv.fr

Com o assunto: Cátedras francesas na UNIRIO

O resultado da seleção será informado até o dia 1 de julho de 2017.

Para mais informações bem como o edital, acessar o seguinte link: http://www2.unirio.br/unirio/propg/pos-graduacao-1/editais-publicos-de-selecao/catedras-francesas


Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidades 2017

 

A UNIRIO está oferecendo duas bolsas de mobilidade internacional para estudantes de graduação. A iniciativa é do Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidades 2017 de Mobilidade Internacional. As inscrições vão até o dia 9 de junho e o valor será de R$10.032,90, correspondente a 3 mil euros, e a vigência será de um semestre.

Os candidatos devem ser brasileiros, maiores de 18 anos, e não terem participado de nenhum programa de mobilidade internacional promovido pelo Santander. Além disso, devem estar regularmente matriculados durante todo o processo de seleção e de realização da mobilidade. É preciso ter, no mínimo, 30% de disciplinas cursadas e não estar no último período. O coeficiente de rendimento deve ser igual ou superior a 7,0.

O aluno pode escolher a universidade à qual deseja se candidatar, dentre as instituições que participam do Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidade 2017 e tenham um acordo de mútua cooperação com a UNIRIO. Na lista de universidades, há instituições da Argentina, da Colômbia, da Espanha, do México, de Portugal e do Uruguai.

Interessados devem se inscrever no site do Santander Universidades e enviar a documentação exigida no edital por e-mail. 

Leia o edital.

Outras informações pelo e-mail crimobilidadeout@unirio.br.

 

Global Discovery Program - Universidade Brunei Darussalam

 

A Universiti Brunei Darussalam (UBD), no âmbito do Acordo de Cooperação firmado com o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) em 24 de março de 2016, oferece 15 vagas em seu Global Discovery Program para alunos de graduação de todas as áreas do conhecimento matriculados nas Universidades Associadas ao GCUB. O Global Discovery Program é um curso de férias que inclui aulas e visitas com o intuito de apresentar diversos aspectos do país Brunei ao aluno participante. O curso ocorrerá do dia 6 de fevereiro a 5 de março de 2017.

 Para mais informações, clique aqui.

 

Resultado das bolsas RED MACRO - VIII Convocatoria

 

A RED MACRO divulgou o resultado da VIII Convocatoria del Programa de Movilidad en el Posgrado.

Para acessar o resultado, clique aqui.


Comunicado

 

Devido à cidade do Rio de Janeiro ser a sede dos Jogos Olímpicos 2016, esta Coordenação terá alterações nos horários de funcionamento e atendimento ao público, o que se traduz, objetivamente, da seguinte maneira:

  • 4 e 5 de agosto - Não haverá atendimento em razão de serem feriados;
  • 8 a 12 de agosto - Atendimento de 09:00 às 13:00 horas;
  • 15 a 22 de agosto - Atendimento somente por e-mail: cri@unirio.br


É importante também informar que na sala da CRI localizada na Av. Rio Branco, 135, sala 1309, não haverá atendimento de 04 a 22 de agosto. A atenção ao público durante o período de 08 a 12 de agosto ocorrerá unicamente na sede da Av. Pasteur, 296.

Clique aqui para ver o comunicado oficial.



Embaixada da Espanha - Curso "Evaluación y mantenimiento de centrales fotovoltaicas"

 

Será oferecido o curso “Evaluación y mantenimiento de centrales fotovoltaicas”, organizado pelo “Centro de Investigación Energética Medioambientales y Tecnológicas CIEMAT y la Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo (AECID)”, no marco do Programa INTERCOONECTA.

O curso terá lugar no Centro de Formação da AECID em Montevideo (Uruguai) de 17 a 21 de outubro de 2016. 

A Cooperação Espanhola (AECID) oferece uma bolsa parcial que cobre os gastos de alojamento e alimentação durante os dias de realização do curso, devendo cada participante ou sua instituição assumir os demais gastos, entre eles, os de passagens aéreas.

Os interessados em participar do processo seletivo devem preencher On line até o próximo dia 19 de agosto o formulário de participação em:

 http://www.aecidcfactividades.org/detalle_actividad/45382
 

Embaixada da Espanha - Curso "Planificación, Gobierno y Desarrollo"

 

No marco do “Plan de Transferencia, Intercambio y Gestión de Conocimiento para el Desarrollo de la Cooperación Española en América Latina y el Caribe —INTERCOONECTA”, o “Instituto Latinoamericano y del Caribe de Planificación Económica y Social (ILPES)” juntamente com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) organizará o curso“Planificación, Gobierno y Desarrollo”, que se celebrará no Centro de Formação da Cooperação Espanhola em Cartagena de Indias (Colômbia), de 26 a 30 de setembro de 2016.

A Cooperação Espanhola - AECID oferece uma bolsa parcial que cobre os gastos de alojamento e alimentação durante os dias de realização do curso, devendo cada participante ou sua instituição assumir os demais gastos, entre eles, os de passagens aéreas.

Os interessados em participar do processo seletivo devem preencher On line até o próximo dia 21 de agosto o formulário de participação em:

www.aecidcf.org.co ou http://sigcaportal.cepal.org/
 

Edital Programa de Mobilidade Universitária da Rede de Macrouniversidades da América Latina e Caribe - 2017

 

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PROPG da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO torna público o lançamento do presente edital e convida os estudantes de pós-graduação stricto-sensu desta Universidade a se candidatarem ao Programa de Mobilidade Universitária da Rede de Macrouniversidade da América Latina e Caribe – 2017 para concorrerem a cinco (5) bolsas para Mobilidade Acadêmica Internacional.

Para acessar o edital, clique aqui.
 

Instituto Villa-Lobos terá semana repleta de recitais, concertos e shows

Instituto Villa-Lobos terá semana repleta de recitais, concertos e shows

No evento, que vai até 1º de julho, serão apresentados os resultados das disciplinas dos cursos do IVL (Imagem: Divulgação)

 

Começa na próxima segunda-feira, 27 de junho, a 16ª edição da Mostra de Atividades Pedagógicas e Artísticas (Mapa) do Instituto Villa-Lobos (IVL).

No evento, que vai até o dia 1º de julho, serão apresentados os resultados das disciplinas dos cursos do IVL, com variedade de estilos e formações instrumentais e vocais.

Os recitais, concertos e shows, com entrada franca, serão realizados nos espaços do IVL: Sala Villa-Lobos, Sala Alberto Nepomuceno, Sala Guerra-Peixe, Sala Chiquinha Gonzaga e na Praça Mário de Andrade, todos localizados no Centro de Letras de Artes (CLA) da UNIRIO, na Av. Pasteur, 436, Urca.

Confira a programação da Mostra no site: http://www2.unirio.br/unirio/cla/ivl/news/mapa-2016-1-programacao

 

Resultado do Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidades 2016


Clique aqui para ver a ata com os candidatos selecionados para o Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidades 2016.


Ibero-americanas 2016 - alunos aptos

 

Clique aqui para consultar a relação dos inscritos que estão aptos a concorrer a uma das bolsas do Programa Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidades 2016.

 

Retificação do Edital Ibero-Americanas 2016

 

Para ver a lista retificada das universidades participantes, clique aqui

 

Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidades 2016

 

A UNIRIO está oferecendo três bolsas de mobilidade internacional para estudantes de graduação. A iniciativa é do Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidades 2016 de Mobilidade Internacional. As inscrições vão até o dia 10 de junho e o valor será de R$12.546,30, correspondente a 3 mil euros, e a vigência será de um semestre.

Os candidatos devem ser brasileiros, maiores de 18 anos, e não terem participado de nenhum programa de mobilidade internacional promovido pelo Santander. Além disso, devem estar regularmente matriculados durante todo o processo de seleção e de realização da mobilidade. É preciso ter, no mínimo, 30% de disciplinas cursadas e não estar no último período. O coeficiente de rendimento deve ser igual ou superior a 7,0.

O aluno pode escolher a universidade à qual deseja se candidatar, dentre as instituições que participam do Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidade 2016 e tenham um acordo de mútua cooperação com a UNIRIO. Na lista de universidades, há instituições da Colômbia, da Espanha, do México, de Portugal e do Uruguai.

Interessados devem encaminhar a documentação exigida no edital, tanto em suporte de papel quanto por e-mail. A entrega presencial será na sala da Coordenação de Relações Internacionais, localizada na Av. Pasteur, 296 - Prédio da Reitoria - Urca.

Leia o edital.

Outras informações pelo e-mail crimobilidadeout@unirio.br.

 

Mobilidade estudantil na Turquia - Inscrições até 27/04

 

O Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) lançou um edital de seleção para programa de mobilidade acadêmica na Universidade de Fatih (Istambul – Turquia). Alunos de graduação que estejam a partir do terceiro semestre podem se candidatar. As inscrições vão até dia 27 de abril de 2016.

 

Informações referentes ao programa estão disponíveis no Edital de Seleção:

 

http://www.grupocoimbra.org.br/Documentacao/Edital_Fatih_2016.pdf

 

Estão abertas as inscrições para seleção de professor bolsista do NucLi (inglês)

Estão abertas até o dia 18 de março as inscrições para contratação de um professor bolsista para o Núcleo de Línguas do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF - Inglês).

Os interessados devem possuir certificado internacional válido de proficiência em língua inglesa, indicando níveis correspondentes a C1 ou C2 do quadro comum de referência europeu.

O concurso é dividido em duas etapas: análise documental, de caráter eliminatório, e avaliação didática, de caráter classificatório. As provas serão aplicadas no dia 23 de março. O resultado da prova didática será divulgado no dia 24, na Coordenação de Relações Internacionais da UNIRIO, e o resultado final no dia 1 de abril.

Para outras informações, consulte o edital ou entre em contato pelo email isf.unirio@gmail.com.

Programa Puedes de mobilidade internacional: inscrições até 14 de março

As inscrições para o programa de mobilidade internacional Puedes (Participación Universitaria para El Desarrollo Económico y Social en Latinoamérica), do Erasmus Mundus, foram prorrogadas até o dia 14 de março, até as 12h no horário europeu (por volta das 8h da manhã horário de Brasília). O programa é aberto a estudantes do último ano da graduação, a estudantes de pós-graduação e a servidores técnico-administrativos da UNIRIO.

O Puedes é composto por 20 universidades parceiras e 10 instituições de ensino superior, entre outras organizações. O objetivo é promover mobilidade acadêmica por meio de bolsas de estudo para alunos e funcionários de universidades da União Europeia e da América Latina.

O projeto gera a oportunidade de consolidar relações institucionais entre os parceiros e explorar novas possibilidades de cooperação.

O estudante pode ser aluno de qualquer instituição de ensino, mas deve ser cidadão de um dos países parceiros. Todos os universitários podem concorrer à bolsa, mas há prioridade para alunos que se encontrem em situação particularmente vulnerável, por razões sociais ou políticas.

Informações sobre o programa se encontram no site www.puedes.eu, em inglês ou em espanhol. Outras informações podem ser obtidas com a Coordenação de Relações Internacionais (CRI), que é co-coordenadora do programa Puedes na América Latina, pelo telefone 2542-4481.

Inscrições para o PUEDES prorrogadas até o dia 6 de março

Foram prorrogadas até o dia 6 de março de 2015 as inscrições para o programa de mobilidade internacional Puedes (Participación Universitaria para El Desarrollo Económico y Social en Latinoamérica), do Erasmus Mundus.

Todas as informações sobre o programa se encontram no site www.puedes.eu, em inglês ou em espanhol. Outras informações podem ser obtidas com a Coordenação de Relações Internacionais (CRI/UNIRIO), que é co-coordenadora do programa Puedes na América Latina, pelo telefone 2542-4481.