Você está aqui: Página Inicial / Español / Noticias

Noticias

Informações quanto ao funcionamento da CRI

 

Diante de todas as medidas emergenciais que vêm sando adotadas globalmente, estaremos trabalhando para atender aos nossos compromissos e demandas apenas de forma virtual, através de nossos contatos de e-mail. Estamos monitorando nossos e-mails, realizando reuniões virtuais, utilizando nossa página e resolvendo nossas tratativas por estes meios de comunicação. Não haverá atendimento presencial.

Quanto às questões relacionadas a intercâmbio, cabe ao aluno decidir sua permanência ou não no país em que se encontra. Ficam as Escolas/Institutos/Faculdades responsáveis por adotarem as medidas necessárias à revisão do planejamento acadêmico de tais estudantes. Assim, ficam suspensas quaisquer possibilidade de novos intercâmbios docentes e discentes.

 

Rede REARI- UTRECHT - Mobilidade Internacional de Alunos de Graduação

A UNIRIO está oferecendo três vagas de mobilidade internacional para estudantes de graduação.

A iniciativa é dentro da Rede REARI-Utrecht, em que participam: Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

As inscrições vão até o dia 10 de março de 2020. O Programa visa possibilitar aos alunos a oportunidade de mobilidade internacional, por um semestre, em instituições de ensino superior que participam desta edição do programa.

Os alunos estarão isentos do pagamento de mensalidades, conforme acordo de cooperação celebrado.

Interessados devem ler o edital e se inscrever através do link:  http://www.editais.uff.br/6713

Dúvidas e outras informações pelo e-mail crimobilidadeout@unirio.br.

 

Chamada para Bolsas de Estudo do Grupo Tordesillas/ Fundación Carolina

 

A UNIRIO é a instituição responsável pela coordenação do Grupo Tordesillas no Brasil.

Estão abertas até as 23:59 (horário da Espanha) do dia 27 de março de 2020 as inscrições para as bolsas que o Grupo Tordesillas e a Fundação Carolina financiam em conjunto para estadias curtas de pesquisa para professores das universidades brasileiras e portuguesas do Grupo Tordesillas, com destino às universidades espanholas do Grupo Tordesillas.

A documentação para solicitar a bolsa deve ser enviada para o e-mail gtordesillas.secretaria@uva.es, uma vez que o Grupo Tordesilhas é o único que pode registrar os candidatos no site da Fundação Carolina.

A documentação é a seguinte:
Os professores interessados devem seguir estas etapas para solicitar a bolsa Grupo Tordesillas - Fundación Carolina:
1) Escrever para o e-mail (gtordesillas.secretaria@uva.es) enviando os seguintes documentos do professor solicitante da bolsa:
- Nomes e sobrenomes
-E-mail
-Cópia do documento de identidade (passaporte)
-Cópia digitalizada do título de doutorado
-Universidade onde ele trabalha como professor e uma cópia digitalizada de um documento que atesta que ele é professor daquela universidade
-Universidade espanhola em que você deseja fazer a estadia e a carta de aceitação da mesma, onde o número de meses da estadia é registrado.

2)Depois de enviar os dados e documentos do ponto 1) o Grupo Tordesillas validará sua inscrição e você receberá um e-mail automático com chaves e instruções pessoais para que você possa acessar e preencher o formulário de inscrição na bolsa no site da a Fundação Carolina. No ponto 2) suas possíveis dúvidas serão resolvidas em mobilitytordesillas_2020@fundacioncarolina.es

Para qualquer informação adicional, consulte a chamada.

Ibero 2019 - Retificação do Resultado Final Homologado

 

A Coordenadoria de Relações Internacionais da UNIRIO vem a público realizar a retificação do resultado final do processo de seleção desencadeado com base no Edital de Bolsa de Mobilidade Acadêmica Internacional de Graduação – Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidades 2019 divulgado no dia 04 de setembro de 2019.

Clique aqui para visualizar a retificação.

 

Ibero-Americanas 2019 - Homologação do Resultado Final

 

Conforme estipulado no item 3 do edital, a Coordenadoria de Relações Internacionais da UNIRIO vem a público informar na presente data a homologação do resultado final para o Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidades 2019.

Clique aqui para baixar a homologação do resultado final.

 

Ibero-Americanas 2019 - Retificação do Resultado Preliminar

 

Dos CANDIDATOS INELEGÍVEIS

Onde se lê:
Os candidatos abaixo foram considerados inelegíveis por não atenderem ao item 5.1, alínea “c”.

Leia-se:
Os candidatos abaixo foram considerados inelegíveis por não atenderem ao item 5.1, alínea “b”.

--

Clique aqui para visualizar o documento.

 

Ibero-Americanas 2019 - Resultado Preliminar

 

Conforme estipulado no item 3 do edital, a Coordenadoria de Relações Internacionais da UNIRIO vem a público informar na presente data o resultado preliminar da seleção para o Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidades 2098.

Salientamos que, como previsto no mesmo item, o prazo para interposição de recursos ocorrerá nos dias 29 e 30/08/2019. Os recursos deverão ser impetrados presencialmente na sala da Coordenadoria de Relações Internacionais, localizada na Av. Pasteur, 296 - Prédio da Reitoria - Urca, das 10h às 16h.

Clique aqui para ver o resultado. 

 

Ibero-Americanas 2019 - Alunos Aptos

 

Conforme o previsto no item 3 do edital do Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidades 2019, a Coordenadoria de Relações Internacionais vem a público divulgar a lista, em ordem alfabética, dos candidatos aptos a concorrer a uma das três bolsas para mobilidade acadêmica internacional oferecidas pelo Programa Santander Universidades 2019, levando em consideração as inscrições efetuadas através do formulário de candidatura on-line disponibilizado por esta coordenadoria.

Clique aqui para consultar a lista.

 

Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidades 2019

 

A UNIRIO está oferecendo três bolsas de mobilidade internacional para estudantes de graduação. A iniciativa é do Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidades 2019 de Mobilidade Internacional. As inscrições vão até o dia 07 de agosto e o valor será de R$ 12.630,90, correspondente a 3 mil euros. A bolsa terá vigência de um semestre.

Os candidatos devem estar regularmente matriculados durante todo o processo de seleção e de realização da mobilidade. Além disso, não podem ter participado de nenhum programa de mobilidade internacional promovida pela UNIRIO. É preciso ainda ter, no mínimo, 30% de disciplinas cursadas e não estar nos dois últimos períodos. O coeficiente de rendimento deve ser igual ou superior a 7,0.

O aluno pode escolher a universidade à qual deseja se candidatar, dentre as instituições que participam do Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidade 2019 e tenham um acordo de mútua cooperação com a UNIRIO. Na lista de universidades, há instituições da Argentina, da Colômbia, da Espanha, do México, de Portugal e do Uruguai.

Interessados devem se inscrever no Santander pelo aplicativo Santander Universitário e na UNIRIO pelo link http://bit.do/ibero2019

Leia o edital.

Dúvidas e outras informações pelo e-mail crimobilidadeout@unirio.br.

 

Chamada da Escuela Complutense Latinoamericana - México

 

Entre os dias 14 e 25 de outubro de 2019, a Escola Complutense Latino-Americana oferecerá cursos na cidade de Xalapa, Veracruz-México. Esses cursos serão oferecidos para estudantes e profissionais interessados nos temas. No link abaixo, você encontrará informações relacionadas a bolsa/auxílio de estudos, moradia e transporte, bem como a lista de cursos das diferentes áreas do conhecimento. O prazo para inscrição é até 11 de outubro.

Mais informações em: https://www.ucm.es/ecl/

 

UNIRIO recebe Cônsul Geral da Espanha

 

Na manha desta quarta-feira, dia 12 de junho, o Vice-reitor no exercício da Reitoria, Ricardo Cardoso, recebeu a visita do Cônsul Geral da Espanha no Rio de Janeiro, Luis Prados Covarrubias.

O objetivo do encontro era fortalecer e ampliar as relações de cooperação acadêmica entre a Espanha e a UNIRIO.

Participaram também do encontro o assessor técnico em educação da Embaixada da Espanha, David Benito Canalejas, e Liliana Angel Vargas, Coordenadora de Relações Internacionais (CRI/UNIRIO).

 Fonte: http://www.unirio.br/news/unirio-recebe-consul-geral-da-espanha

 

 

Curso de verão de imersão em espanhol da Universidad de Antioquia - Colômbia

 

O curso de espanhol para estrangeiros oferecido na Universidade de Antioquia é uma opção para aprender espanhol e ter uma experiência imersiva, interagindo com a cultura através de seu povo, conhecendo sua história e tradições e visitando marcos da região de Medellín.

O curso compreende atividades que permitirão ao estudante acompanhar de perto a cultura e compartilhar experiências com membros da comunidade da Universidad de Antioquia, tornando o aprendizado e a prática do espanhol uma experiência enriquecedora, mergulhando na cultura colombiana e refletindo sobre temas de interesse. 

 

Nível de espanhol necessário:  B1

Prazo para inscrição: 5 de junho de 2019.

Datas do curso: de 29 de julho a 17 de agosto de 2019

Taxa: US$1400

Contato: spanish@udea.edu.co - +574 219 9881



Bolsas de estudo da Farnesina - Brasil-Itália 2019/2020


Bolsas de estudos voltadas a cidadãos estrangeiros e italianos residentes no exterior para o período letivo de 2019-2020.

As candidaturas deverão ser apresentadas exclusivamente pelo portal https://studyinitaly.esteri.it, até as 14h (hora italiana) do dia 30 de maio de 2019. Maiores informações estão disponíveis na página eletrônica https://studyinitaly.esteri.it/en/call-for-procedure.

Vale lembrar que as bolsas são uma oferta do Governo da Itália e não se vinculam a programas do Ministério da Educação do Brasil. Portanto, o candidato deve estar ciente que a participação em qualquer dos cursos não gera expectativa de validação de títulos.

 

Resultado da Seleção BRACOL – 2019.2 – Fundación Universidad Autónoma de Colombia

 

A Coordenadoria de Relações Internacionais torna público o resultado da Seleção BRACOL – 2019.1 – Fundación Universidad Autónoma de Colombia.

Clique aqui para ver o resultado.

 

Resultado da Seleção BRAMEX – 2019.2 – Universidad de Colima

 

A Coordenadoria de Relações Internacionais torna público o resultado da Seleção BRAMEX – 2019.01 – Universidad de Colima.

Clique aqui para ver o resultado.

 

Resultado da Seleção BRAMEX 2019.2 - Instituto Tecnólogico Superior de Poza Rica

 

A Coordenadoria de Relações Internacionais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO torna público que não houve candidatos interessados para esta seleção de estudantes de graduação da UNIRIO para o Programa de Mobilidade Estudantil Brasil – México (BRAMEX) para o Instituto Tecnólogico Superior de Poza Rica.

Clique aqui para ver a nota oficial.

 

Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidades 2019

 

A UNIRIO está oferecendo três bolsas de mobilidade internacional para estudantes de graduação. A iniciativa é do Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidades 2019 de Mobilidade Internacional. As inscrições vão até o dia 07 de agosto e o valor será de R$ 12.630,90, correspondente a 3 mil euros. A bolsa terá vigência de um semestre.

Os candidatos devem estar regularmente matriculados durante todo o processo de seleção e de realização da mobilidade. Além disso, não podem ter participado de nenhum programa de mobilidade internacional promovida pela UNIRIO. É preciso ainda ter, no mínimo, 30% de disciplinas cursadas e não estar nos dois últimos períodos. O coeficiente de rendimento deve ser igual ou superior a 7,0.

O aluno pode escolher a universidade à qual deseja se candidatar, dentre as instituições que participam do Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidade 2019 e tenham um acordo de mútua cooperação com a UNIRIO. Na lista de universidades, há instituições da Argentina, da Colômbia, da Espanha, do México, de Portugal e do Uruguai.

Interessados devem se inscrever no Santander pelo aplicativo Santander Universitário e na UNIRIO pelo link http://bit.do/ibero2019

Leia o edital.

Dúvidas e outras informações pelo e-mail crimobilidadeout@unirio.br.

 

Resultado da Seleção BRACOL 2019.2 - Universidad Católica de Manizales

 

A Coordenadoria de Relações Internacionais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO torna público que não houve candidatos interessados para esta seleção de estudantes de graduação da UNIRIO para o Programa de Mobilidade Estudantil Brasil – Colômbia (BRACOL) para a Universidad Católica de Manizales.

Clique aqui para ver a nota oficial.

 

Seleção BRACOL – 2019.02 – Fundación Universidad Autónoma de Colombia

 

Estão abertas até o dia 30 de abril as inscrições para a seleção de uma (1) bolsa para o Programa de Mobilidade Estudantil Brasil – Colômbia (BRACOL) – Fundación Universidad Autónoma de Colombia.

Este programa tem como objetivo propiciar, ao estudante selecionado pela CRI/UNIRIO, a oportunidade de fazer mobilidade acadêmica internacional na Fundación Universidad Autónoma de Colombia, localizada em Bogotá, Colômbia, para realizar um período acadêmico dentro dos preceitos que norteiam o referido Programa, no segundo semestre de 2019.

Podem concorrer alunos dos seguintes cursos: Administração Pública, Direito, Filosofia, História, Engenharia de Produção, Sistemas de Informação.

O estudante selecionado não pagará taxa de matrícula na universidade anfitriã. Além disso, receberá uma assistência econômica no valor de US$399 dólares americanos por mês durante quatro (04) meses para auxiliar nos gastos com hospedagem e alimentação.

A documentação deve ser digitalizada e enviada para o e-mail crimobilidadeout@unirio.br até as 23h59 do dia 30/04/19.

Clique aqui para ler a chamada completa.

 

Seleção BRACOL – 2019.02 – Universidad Católica de Manizales

 

Estão abertas até o dia 18 de abril as inscrições para a seleção de uma (1) bolsa para o Programa de Mobilidade Estudantil Brasil – Colômbia (BRACOL) – Universidad Católica de Manizales.

Este programa tem como objetivo propiciar, ao estudante selecionado pela CRI/UNIRIO, a oportunidade de fazer mobilidade acadêmica internacional na Universidad Católica de Manizales, localizada em Manizales, Caldas, Colômbia, para realizar um período acadêmico dentro dos preceitos que norteiam o referido Programa, no segundo semestre de 2019.

Podem concorrer alunos dos seguintes cursos: Turismo, Ciências Ambientais, Enfermagem e Matemática.

O estudante selecionado não pagará taxa de matrícula na universidade anfitriã. Além disso, tem garantido pela universidade anfitriã o alojamento e alimentação de segunda a segunda feira no local indicado por aquela instituição e durante o período da mobilidade. O estudante em mobilidade deve adquirir um seguro médico internacional que inclua cláusula de repatriação por doença ou acidente.

A documentação deve ser digitalizada e enviada para o e-mail crimobilidadeout@unirio.br até as 23h59 do dia 18/04/19.

Clique aqui para ler a chamada completa.

 

Seleção BRAMEX – 2019.02 – Universidade de Colima

 

Estão abertas até o dia 30 de abril as inscrições para a seleção de uma (1) bolsa para o Programa de Mobilidade Estudantil Brasil – México (BRAMEX) – Universidade de Colima.

Este programa tem como objetivo propiciar, ao estudante selecionado pela CRI/UNIRIO, a oportunidade de fazer mobilidade acadêmica internacional na Universidade de Colima, localizada em Colima, México, para realizar um período acadêmico dentro dos preceitos que norteiam o referido Programa, no segundo semestre de 2019.

Podem concorrer alunos dos seguintes cursos: Administração Pública, Ciência Política, Filosofia, Música, Enfermagem, Nutrição, Ciências Ambientais, Ciências Biológicas, Matemática, Direito, Pedagogia, Turismo, Serviço Social, Sistemas de Informação.

O estudante selecionado não pagará taxa de matrícula na universidade anfitriã.  Da mesma forma serão cobertos o alojamento e a alimentação durante o período da mobilidade.  O aluno desde que chega já tem sua família anfitriã designada. O estudante deverá contratar um seguro viagem que inclua as seguintes coberturas: gastos médicos no valor mínimo de US$ 50,000 dólares americanos e repatriação por morte.

A documentação deve ser digitalizada e enviada para o e-mail crimobilidadeout@unirio.br até as 23h59 do dia 30/04/19.

Clique aqui para ler a chamada completa.

 

Seleção BRAMEX – 2019.02 – Instituto Tecnólogico Superior de Poza Rica

 

Estão abertas até o dia 30 de abril as inscrições para a seleção de uma (1) bolsa para o Programa de Mobilidade Estudantil Brasil – México (BRAMEX) – Instituto Tecnólogico Superior de Poza Rica.

Este programa tem como objetivo propiciar, ao estudante selecionado pela CRI/UNIRIO, a oportunidade de fazer mobilidade acadêmica internacional no Instituto Tecnólogico Superior de Poza Rica, localizado em Poza Rica, Vera Cruz, México, para realizar um período acadêmico dentro dos preceitos que norteiam o referido Programa, no segundo semestre de 2019.

Podem se inscrever estudantes dos cursos de graduação da UNIRIO de Engenharia de Produção e Sistemas de Informação.

O estudante selecionado não pagará taxa de matrícula na universidade anfitriã. Além disso, receberá uma assistência econômica no valor de $4.500,00 pesos mexicanos no final de cada mês durante cinco (05) meses para auxiliar nos gastos com hospedagem, alimentação e gastos adicionais.

A documentação deve ser digitalizada e enviada para o e-mail crimobilidadeout@unirio.br até as 23h59 do dia 30/04/19.

Clique aqui para ler a chamada completa.

 

Chamada para bolsas de estudo do Grupo Tordesilhas/Fundación Carolina

 

Estão abertas até as 23:59 (horário da Espanha) do dia 2 de abril de 2019 as inscrições para as bolsas que o Grupo Tordesillas e a Fundação Carolina financiam em conjunto para estadias curtas de pesquisa para professores das universidades brasileiras e portuguesas do Grupo Tordesilhas, com destino como as universidades espanholas do Grupo Tordesilhas.

Em caso de dúvidas, entre em contato diretamente com a Fundação Carolina através do e-mail moviltordesillas_2019@fundacioncarolina.es

A documentação necessária deve ser enviada para o e-mail gtordesillas.secretaria@uva.es, uma vez que somente o Grupo Tordesilhaspode registrar os candidatos no site da Fundação Carolina.

Para maiores informações, consulte o link abaixo:

https://www.grupotordesillas.net/convocatoria-de-becas-de-movilidad-de-profesorado-grupo-tordesillas-fundacion-carolina/

 

Cátedras Francesas na UNIRIO 2019


A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), em parceria com o Consulado geral da França no Rio de Janeiro, lança pela terceira vez, o programa de cátedras a fim de receber professores ou pesquisadores de instituições francesas de ensino e de pesquisa no Rio de Janeiro.

Este programa permite receber 02 (dois) professores ou pesquisadores de instituições francesas por uma duração de 60 dias (2 meses) cada um.

Os candidatos selecionados receberão uma bolsa mensal da UNIRIO, de um montante igual a R$ 6.000,00 (seis mil reais); a Embaixada da França financiará a passagem aérea de ida e volta (em classe econômica, com 2 bagagens registradas no check-in).

Links para o edital:

Versão em português

Version française

  

Bolsas de estudo do Grupo Coimbra para Jovens Professores e Pesquisadores da América Latina - 2019

 

O Grupo Coimbra publicou no site https://www.coimbra-group.eu/scholarships/latin-america-la/ uma chamada para bolsa de estudos para Jovens Professores e Pesquisadores da América Latina. 

O período de inscrição estará aberto até 31 de março de 2019.

 

A Universidade de Pádua (Itália) financia jovens pesquisadores promissores | Chamada STARS@UNIPD: prazo até 2 de abril de 2019

 

A Universidade de Pádua (Itália) lançou a segunda edição da chamada Supporting TAlent in ReSearch@University of Padova – STARS@UNIPD. Esse programa apóia projetos de pesquisa de excelência com duração de 2 anos a serem conduzidos em Pádua por Pesquisadores Principais (PPs) de qualquer nacionalidade

A chamada STARS@UNIPD pretende promover e incentivar pesquisas de alta qualidade, inovadoras e ambiciosas, com o objetivo final de reforçar a capacidade dos pesquisadores da Universidade para atrair financiamento competitivo externo, incluindo os subsídios do Conselho Europeu de Investigação.

As STARS Starting Grants (STARS-StG) são especificamente projetadas para financiar PPs promissores que tenham obtido o primeiro doutorado há no mínimo 2 e no máximo 7 anos (antes de 30 de novembro de 2018) e estão prestes a estabelecer a sua própria equipe de pesquisa e/ou iniciando sua própria pesquisa independente.

Para mais informações: https://www.unipd.it/en/stars2019. Dúvidas através do e-mail: stars.grants@unipd.it.

Prazo de inscrição: 02 de abril de 2019 13:00 CET.

 

Espanhol para Estrangeiros - Universidad Nacional de Colombia


A Universidade Nacional de Cololombia está oferecendo um curso de espanhol para estrangeiros.

Para mais informações clique no link 

Espanhol para estrangeiros (esp).

 

XV Edital de Bolsas 2019-2020 de Cursos de Língua e de Cultura Espanholas da Universidad de La Rioja

 

Universidade de La Rioja, com o apoio do Banco Santander, publicou o XV Edital de Bolsas 2019-2020 de Cursos de Língua e Cultura Espanholas.

Os candidatos interessados em participar nesta nova edição do programa podem se inscrever até o dia 03 de abril de 2019. As inscrições, bem como maiores informações, estão disponíveis no site: www.unirioja.es/espanol/editalbolsa  

Em caso de dúvidas, contatar diretamente a Universidad de La Rioja através dos telefones +34 94 1299272 e +34 94 1299243 ou através do e-mail espanol@unirioja.es

 

Resultado da Seleção BRACOL – 2019.01 – Universidad Pontificia Bolivariana Seccional Palmira

 

A Coordenadoria de Relações Internacionais torna público o resultado da Seleção BRACOL – 2019.01 – Universidad Pontificia Bolivariana Seccional Palmira.

Clique aqui para ver o resultado.

 

Seleção BRACOL – 2019.01 – Universidad Pontificia Bolivariana Seccional Palmira

 

Estão abertas até o dia 23 de novembro as inscrições para a seleção de uma (1) bolsa para o Programa de Mobilidade Estudantil Brasil – Colômbia (BRACOL) – Universidad Pontificia Bolivariana Seccional Palmira.

Este programa tem como objetivo propiciar, ao estudante selecionado pela CRI/UNIRIO, a oportunidade de fazer mobilidade acadêmica internacional na Universidad Pontificia Bolivariana Seccional Palmira, localizada em Palmira, Valle del Cauca, Colômbia, para realizar um período acadêmico dentro dos preceitos que norteiam o referido Programa, no primeiro semestre de 2019, de 21 de janeiro a 1 de junho.

Podem se inscrever estudantes dos cursos de graduação da UNIRIO dos cursos de Direito e  Engenharia de Produção.

O estudantes selecionado não pagará taxa de matrícula na universidade anfitriã. Da mesma forma, serão cobertos o alojamento dentro do Programa Familia Anfitriona UPB e almoço na universidade de segunda a sexta e será ofertado um adicional em dinheiro para auxiliar nas demais refeições no valor de $530.000,00 pesos colombianos durante o semestre acadêmico.

A documentação deve ser digitalizada e enviada para o e-mail crimobilidadeout@unirio.br até as 23h59 do dia 23/11/18.

Clique aqui para ler a chamada completa.