Você está aqui: Página Inicial / English / News

News

Terceiro Workshop Improve your knowledge about TOEFL - IBT exams - Resultado da seleção

 

O resultado da seleção e a lista de espera para o Terceiro Workshop Improve your knowledge about TOEFL - IBT exams, oferecido pela Educational Testing Service - ETS, já estão publicados no site do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras e podem ser consultados em: https://www.grupocoimbra.org.br/eventos/workshop-improve-your-knowledge-about-toefl-ibt-exams/.
 
 O terceiro Workshop será realizado nas seguintes datas:
 
  •  20 de Novembro, 10h to 12h (BRT): Reading and Listening Sections.
  •  27 de Novembro, 10h to 12h (BRT): Speaking and Writing Sections.
 
Os estudantes foram selecionados a partir da pré-inscrição realizada para o primeiro Workshop. Além disso, foram considerados os seguintes critérios:
 
  1. Ser estudante de Graduação regularmente matriculado em universidade associada ao GCUB.
  2. Limite de 245 vagas oferecidas pela ETS.
  3. Ordem de chegada das inscrições (hora, minutos e segundos).
  4. Situação de adimplência da universidade junto ao GCUB, conforme disposto no Artigo 8, Inciso I do Estatuto da Associação.
  
O link para participar do Workshop e informações adicionais serão enviadas para o e-mail informado pelos estudantes no ato da inscrição.


Curso de Introdução à História, Religiões e Cultura do Líbano - Resultado Final

 

A CRI vem divulgar o resultado final da seleção para servidores e estudantes de pós-graduação desta universidade interessados em participar do Curso de Introdução à História, Religiões e Cultura do Líbano, oferecido em parceria entre o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras e a Holy Spirit University of Kaslik – USEK.

Resultado final

 

Curso de Introdução à História, Religiões e Cultura do Líbano - Grupo Coimbra

 

A CRI pré-selecionará um número de participantes que será futuramente definido pelo Grupo Coimbra. O número de vagas definido para a UNIRIO será distribuído igualmente, quando possível, entre os professores, estudantes de pós-graduação e técnicos-administrativos. Caso haja vacância em qualquer das categorias, as vagas serão remanejadas para as demais categorias.

O curso tem por objetivo discutir a história do Líbano, sua diversidade de civilizações, de religiões e de culturas; analisar aspectos fundamentais relacionados à imigração libanesa no Brasil e líbano-brasileira no Líbano; discutir as relações diplomáticas Brasil-Líbano; analisar características relacionadas ao Mundo Árabe; conhecer os principais traços que definem as relações acadêmicas, científicas e comerciais entre o Brasil e o Líbano.

O curso é gratuito, possui uma carga horária de 30 horas e será ofertado no formato à distância. As aulas serão ministradas de 4 de novembro a 9 de dezembro, às quartas-feiras, das 14h às 17h.

Para participar, é necessário ser aluno de pós-graduação, professor ou técnico-administrativo da UNIRIO. As inscrições devem ser efetuadas por meio do formulário eletrônico (http://bit.do/IHRCLGCUB2020) até o dia 28 de outubro de 2020.

Seleção Curso de Introdução à História, Religiões e Cultura do Líbano - Grupo Coimbra

 

Resultado - Workshop Improve your knowledge about TOEFL - IBT exams

 

O resultado da seleção para o Workshop Improve your knowledge about TOEFL - IBT exams, oferecido pela Educational Testing Service - ETS, já está publicado no site do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras e pode ser consultado em: https://www.grupocoimbra.org.br/eventos/workshop-improve-your-knowledge-about-toefl-ibt-exams/.

No total foram validadas 1.084 inscrições, de estudantes oriundos de 41 universidades associadas ao GCUB. O link para participar do Workshop e informações adicionais serão enviadas para o e-mail informado pelos estudantes no ato da inscrição.

O GCUB divulgará em breve as datas para os próximos Workshops. Os estudantes que não foram selecionados para participar desta edição, estarão pré-inscritos para as próximas.

Na UNIRIO, os alunos selecionados foram:

  • Cristina Graciosa Moreno Fernandes - Enfermagem
  • Marilia Reis Castellani - Nutrição
  • Josélio de Souza Cavalcante Júnior - Nutrição
  • Lidiane Gaia da Silva - Ciências Ambientais
  • Nathalya Leonel Rebelo - Ciências Ambientais

 

Workshop Improve your knowledge about TOEFL - IBT exams

 

Educational Testing Service - ETS, organização responsável pelos testes TOEFL IBT e GRE em todo o mundo, em função do Acordo de Cooperação assinado com o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras - GCUB em outubro de 2019, oferecerá o primeiro workshop para os estudantes das universidades associadas ao GCUB que desejam se preparar para os exames de proficiência TOEFL - IBT. 
 
        Orientações sobre o Workshop: 
 
  1. O workshop é gratuito e exclusivo para alunos de Graduação regularmente matriculados nas Universidades Associadas ao Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, e será realizado em parceria com a Associação Colombiana de Universidades - ASCUN, instituição parceira do GCUB e da ETS.
  2. Número de vagas para as universidades associadas ao GCUB: 145.
  3. Data limite para inscrições: 13 de outubro de 2020, até às 18h (horário de Brasília-DF).
  4. Cada instituição poderá inscrever até 5 estudantes, respeitando o número máximo de 145 vagas.
  5. O GCUB considerará a ordem de chegada das inscrições (hora, minutos e segundos).
  6. Na hipótese do não preenchimento das 145 vagas, o GCUB fará nova chamada no dia 13 de outubro, às 18:30 (horário de Brasília).
  7. Caso o número de inscritos ultrapasse 145, os estudantes excedentes estarão pré-inscritos para o próximo Workshop que ocorrerá ainda em 2020.
  
          Ao se inscrever, o estudante deverá participar das quatro sessões abaixo:
 
  • Session 1. October 16th:
          Opening by GCUB and ASCUN 11:00 - 11:15 (Brazil)
          Reading. 11:15-12:15 (Brazil)
  • Session 2 .October 23th:
          Listening. 11:00-12:00 (Brazil)
  • Session 3. October 30th:
          Speaking. 11:00-12:00 (Brazil)
  • Session 4. November 5th:
          Writing. 11:00-12:00 (Brazil)
 
       Link para inscrição: https://forms.gle/d82HWv6WpE2uNxgG9

 

Curso “Museos, Turismo y Patrimonio” - Inscrições abertas

 

O Curso “Museos, Turismo y Patrimonio” é uma ação vinculada ao Projeto de Extensão Oficinas Culturais em Artes Plásticas e Patrimônio Cultural que concretiza o convênio celebrado entre a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e a Universidad Autónoma de Colombia.


As aulas e as avaliações serão realizadas entre os dias 3 de novembro e 5 de dezembro de 2020, das 15h às 18h (hora local). O espanhol será a língua do curso. A Universidad Autónoma de Colombia oferece 18 bolsas para discentes dos cursos de Museologia, História e Turismo da UNIRIO.


As inscrições podem ser feitas de 1 de outubro a 2 de novembro, preenchendo o formulário disponível no seguinte link:

Ficha de Inscrição

Outras informações podem ser encontradas no material de divulgação disponível abaixo:

Folder - Parte interna / Parte externa

 

Curso Intensivo de Introdução à Cultura Chinesa - Resultado Final

 

A CRI vem divulgar o resultado final da seleção para servidores e estudantes de pós-graduação desta universidade interessados em participar do Curso Intensivo de Introdução à Cultura Chinesa, oferecido em parceria entre o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras e a Hebei Normal University.

Resultado final

 

Curso Intensivo de Introdução à Cultura Chinesa - Grupo Coimbra

 


A CRI pré-selecionará um número de participantes que será futuramente definido pelo Grupo Coimbra. O número de vagas definido para a UNIRIO será distribuído igualmente, quando possível, entre os professores, estudantes de pós-graduação e técnicos-administrativos. Caso haja vacância em qualquer das categorias, as vagas serão remanejadas para as demais categorias.

O curso tem por objetivo apresentar aspectos da cultura chinesa relevantes para a compreensão do modo de viver, pensar e agir dos povos chineses a fim de que se possa compreender como as diferenças culturais interferem nas relações pessoais, profissionais, acadêmicas, científicas e comerciais entre os povos.

O curso é gratuito, possui uma carga horária de 30 horas e será ofertado no formato à distância. As aulas serão ministradas de 5 a 17 de outubro, às segundas e terças das 19h às 22h e aos sábados das 9h às 12h.

Para participar, é necessário ser aluno de pós-graduação, professor ou técnico-administrativo da UNIRIO. As inscrições devem ser efetuadas por meio do formulário eletrônico (http://bit.do/CICGCUB2020) até o dia 30 de setembro de 2020.

Seleção Curso Intensivo de Introdução à Cultura Chinesa

 

Ibero-Americanas 2020 - Homologação do Resultado Final

 

A Coordenadoria de Relações Internacionais da UNIRIO vem a público informar na presente data a homologação do resultado final para o Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidades 2012.

Homologação do resultado final

 

Ibero-Americanas 2020 - Resultado Preliminar

 

Conforme o previsto no item 3 do edital do programa acima referido, divulgamos o resultado preliminar do processo de seleção desencadeado com base no Edital de Bolsa de Mobilidade Acadêmica Internacional de Graduação – Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidades 2020.

Resultado preliminar.

 

Ibero-Americanas 2020 - Candidatos Inscritos

 

Conforme o previsto no item 3 do edital do programa acima referido, divulgamos  a lista, em ordem alfabética, dos candidatos inscritos para concorrer a uma das duas bolsas para mobilidade acadêmica internacional oferecidas pelo Programa Santander Universidades 2020:

Clique aqui para visualizar a relação de alunos inscritos.

 

Curso de Introdução à Cultura Chinesa - Resultado da Seleção

 

A CRI vem divulgar o resultado da seleção final de estudantes de graduação para o Curso de Introdução à Cultura Chinesa.

O curso é resultado da parceria entre o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras e a Hebei Foreign Studies University (China).

A seleção final dos estudantes foi realizada por comissão nomeada pela Diretoria do GCUB.

Para a composição da comissão, foram considerados os critérios de regionalidade (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) e de segmento de vinculação das Universidades (Federais, Estaduais e Comunitárias).

Como resultado, cinquenta estudantes de 40 Universidades foram selecionados para participar do Curso.

Para os estudantes selecionados, atentem ao cronograma abaixo:

Data limite para matrícula na Hebei Foreign Studies University:

25 de agosto de 2020.

Início das aulas:

2 de setembro de 2020.

Estudantes Selecionados - Lista de Espera

 

Curso de Introdução à Cultura Chinesa - Homologação do Resultado Final

 

Conforme estipulado no item 2, a Coordenadoria de Relações Internacionais da UNIRIO vem a público informar na presente data a homologação do resultado final da seleção para o Curso de Introdução à Cultura Chinesa oferecido pela Hebei Foreign Studies University, China, em parceria com o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB).

A CRI enviará a lista dos estudantes pré-selecionados ao GCUB. A seleção final dos estudantes será realizada por uma comissão formada por professores da Hebei Foreign Studies University e por professores de universidades associadas ao GCUB. O resultado final dos alunos de fato selecionados será divulgado pelo GCUB no dia 19 de agosto.

Homologação do resultado final.

 

 

Curso de Introdução à Cultura Chinesa - Resultado Preliminar

 

Conforme estipulado no item 2, a Coordenadoria de  Relações Internacionais da UNIRIO vem a público informar na presente data o resultado preliminar da seleção para o Curso de Introdução à Cultura Chinesa oferecido pela Hebei Foreign Studies University, China, em parceria com o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB).

Resultado preliminar

 

 

 

Curso de Introdução à Cultura Chinesa - Grupo Coimbra

A UNIRIO irá pré-selecionar cinco estudantes que serão indicados para a realização do Curso de Introdução à Cultura Chinesa, oferecido pela Hebei Foreign Studies University, China, em parceria com o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB)A seleção final para as 50 vagas disponíveis será feita por comissão constituída por professores da Hebei Foreign Studies University e das universidades associadas ao GCUB.

O curso tem por objetivo apresentar aspectos da cultura chinesa relevantes para a compreensão do modo de viver, pensar e agir dos povos chineses a fim de que se possa compreender como as diferenças culturais interferem nas relações pessoais, profissionais, acadêmicas, científicas e comerciais entre indivíduos.

O curso é gratuito, possui uma carga horária de 45 horas e será ofertado no formato à distância. O início das aulas está previsto para o dia 2 de setembro, com duração de 15 semanas e periodicidade semanal, todas as quartas-feiras, das 19h às 22h. As aulas serão ministradas prioritariamente em português, mas com algumas aulas e atividades em inglês.

Para participar, é necessário ser aluno regular de graduação da UNIRIO e ter inglês avançado. As inscrições devem ser efetuadas por meio do formulário eletrônico (http://bit.do/CCGCUB2020) até o dia 10 de agosto de 2020. O resultado da seleção final será divulgado no dia 19 de agosto e a data limite para matrícula na Hebei Foreign Studies Univesity é dia 25 de agosto.

Para maiores informações, acesse os links abaixo:

Chamada Ficha de Inscrição - Folder

 

Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidades 2020

 

A UNIRIO está oferecendo duas bolsas de mobilidade internacional para estudantes de graduação. A iniciativa é do Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidades 2020 de Mobilidade Internacional. As inscrições vão até o dia 23 de agosto e o valor será de R$ 13.407,90, correspondente a 3 mil euros. 

Os candidatos devem estar regularmente matriculados durante todo o processo de seleção e de realização da mobilidade. Além disso, é preciso ter, no mínimo, 30% de disciplinas cursadas e não estar nos dois últimos períodos. O coeficiente de rendimento deve ser igual ou superior a 7,0. A mobilidade poderá ocorrer no primeiro ou no segundo semestre de 2021.

O aluno pode escolher a universidade à qual deseja se candidatar, dentre as instituições que participam do Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidade 2020 e tenham um acordo de mútua cooperação com a UNIRIO. Na lista de universidades, há instituições do Chile, da Colômbia, da Espanha, do México, de Portugal e do Uruguai.

Todos os documentos deverão ser enviados de forma digital e, em virtude da pandemia, o nosso setor receberá o plano de estudos dos candidatos sem a necessidade de assinatura por parte do responsável acadêmico. No entanto, os estudantes selecionados deverão, no momento oportuno, apresentar o plano de estudos devidamente assinado pelo Coordenador do Curso ou Diretor da Escola.

Interessados devem se inscrever no Santander pelo site do Santander Universidades e na UNIRIO pelo link http://bit.do/ibero2020

Leia o edital.

Dúvidas e outras informações pelo e-mail crimobilidadeout@unirio.br.

 

Bolsas de mestrado e doutorado na França | mobilidade para professores

 

Mobilidade internacional para professores de Ciências Humanas e Sociais
 
Fondation Maison des Sciences de l’Homme está com candidaturas abertas para o programa de mobilidade internacional para professores “Directeurs d’Études Associés” (DEA).
 
O programa oferece a professores estrangeiros a oportunidade de desenvolver pesquisas na área de ciências humanas e sociais na França, durante uma estadia de quatro a seis semanas. Os selecionados receberão uma bolsa de 3.404 euros a fim de cobrir gastos com transporte e estadia, além do apoio da instituição.
 
A primeira sessão de candidaturas termina no dia 15 de junho. Informações disponíveis nos seguintes canais:
 
 
Chamadas abertas para estágios de Master, doutorado e pós-doutorado 
 
Os laboratórios, universidades e centros de pesquisa franceses seguem com processos seletivos abertos para estudantes e pesquisadores internacionais. Na aba “ofertas” do catálogo de escolas doutorais do Campus France estão disponíveis, atualmente, mais de 800 oportunidades. A data limite para envio da candidatura varia em função do programa.
 
As informações estão disponíveis nos links:
 

Universidade de Torino: Prorrogação do prazo para a nova Chamada para 108 vagas para Professores Visitantes 2020-21

 

A Universidade de Turim prorrogou o prazo para candidaturas à sua chamada para Professores Visitantes, publicada na página  https://en.unito.it/call-visiting-professors.  

A nova chamada para o ano acadêmico 2020/2021 oferecerá 108 vagas a professores provenientes de países da UE e fora da UE.

O novo prazo para enviar as candidaturas on-line termina em 29 de maio de 2020, às 11h.

Para informações adicionais, contate: visitingprofessor@unito.it  

 

Bolsa oferecida pela ULB, na modalidade Cofund Marie Slodowska Curie

 

Université libre de Bruxelles (Bruxelas, Belgica) anunciou o lançamento do seu terceiro edital de programa de pos-doutorado internacional, IF@ULB, cofinanciado por a ação H2020 MARIE SKŁODOWSKA-CURIE COFUND action.

IF@ULB oferece uma oportunidade unica de contratar 63 pesquisadores internacionais de pos-doutorado na ULB no quadro de 3 editais ao total.

O terceiro edital abre 21 vagas em todas areas de pesquisa. Cada bolsa será concedida para uma duração de dois anos e inclui um plano de desenvolvimento individual de carreira.

O edital esta aberto desde o 1o de Maio 2020 com um prazo no dia 1o de Setembro (17h, hora de Bruxelas)

Este programa é uma oportunidade única para pesquisadores de pós-doutorado de desenvolver a sua carreira em uma universidade de excelência, no coração da Europa.

Mais informações sobre o edital podem estão disponiveis aqui: https://if-at-ulb.ulb.be/call-information                                                                               

Caso precisarem de mais informação, por favor entram em contato com o IF@ULB Management Team por e-mail: ulb-cofund@ulb.be

Sessões de informação online serão organizadas nas datas seguintes:   

Quinta-feira  28 de Maio, 4 pm-5:30 pm 

Terça feira 16 de Junho, 4 pm-5:30 pm 

Quinta-feira 25 de Junho, 12:30 pm-2 pm  

Inscrições: ulb-cofund@ulb.be . Por favor mencionar a data escolhida.

 

Bolsas para cursar Másteres Oficiales na Universidad de Alcalá 2020

 

Becas para cursar Másteres Oficiales en la Universidad de Alcalá 2020

Plazo de solicitud: hasta el 29 de mayo de 2020 a las 23:59 horas (GMT/UTC+01:00) Madrid.

Nº de Plazas convocadas: 20.

Cuantía de las Becas: Alojamiento en la Residencia Universitaria CRUSA (www.crusa.es) en habitación doble compartida. Asimismo, los estudiantes beneficiarios disfrutarán de las mismas tasas e importe de matrícula que los residentes en la Unión Europea.

Dirigido a: estudiantes, profesores y egresados, con residencia legal en países distintos a España, de universidades extranjeras asociadas a la AUIP, interesados en realizar un Máster Universitario.

Más información: http://auip.org/es/becas-auip/1988

 

Bolsas de Master 2 - Embaixada da França no Brasil

 

A Embaixada da França no Brasil, com o objetivo de fortalecer os laços de cooperação entre os países e oferecer melhores condições de estadia aos brasileiros interessados em estudar na França, criou uma bolsa de estudos exclusiva para estudantes brasileiros já admitidos no segundo ano do Master (M2) em instituições de ensino francesas. As candidaturas devem ser enviadas por e-mail até o dia 31 de maio, às 23h59.

Além dos estudantes já graduados no Brasil, podem se candidatar estudantes da graduação inscritos em programas de duplo-diploma, igualmente admitidos para o segundo ano do Master (M2). Os estudantes inscritos em programas de mobilidade acadêmica que não se enquadrem nas condições acima descritas não devem se candidatar.

A bolsa será concedida por um período de seis meses (1º de setembro de 2020 a 8 de fevereiro de 2021), no ano acadêmico de 2020-2021. O edital é aberto a estudantes de todas as áreas do conhecimento, com a condição de ainda não terem completado 40 anos de idade até o dia 1º de setembro de 2020.

Entre os benefícios que serão concedidos estão a isenção de taxas de visto, de taxas administrativas do procedimento pré-consular Campus France e de taxas acadêmicas relativas ao Master (se necessário), além do pagamento da cobertura de saúde no sistema público francês e um auxílio financeiro de 310 euros por mês. A bolsa não cobre gastos com passagens aéreas ou eventuais despesas de mudança.

Por se tratar de um auxílio parcial, o estudante deverá ainda garantir e comprovar um financiamento complementar de, no mínimo, 390 euros por mês, de recursos pessoais ou de uma instituição brasileira ou francesa, pública ou privada. O benefício não pode ser combinado com outras bolsas do governo francês, como a Bolsa Eiffel.

Os detalhes do edital estão disponíveis no site do Campus France Brasil e podem ser compartilhado nas redes sociais (Facebook e Instagram). Em caso de dúvidas, os alunos devem enviar um e-mail para: bolsasbienvenue@campusfrancebrasil.com.br.

 

Informações quanto ao funcionamento da CRI durante a pandemia de COVID-19

 

Diante de todas as medidas emergenciais que vêm sando adotadas globalmente, estaremos trabalhando para atender aos nossos compromissos e demandas apenas de forma virtual, através de nossos contatos de e-mail. Estamos monitorando nossos e-mails, realizando reuniões virtuais, utilizando nossa página e resolvendo nossas tratativas por estes meios de comunicação. Não haverá atendimento presencial.

Quanto às questões relacionadas a intercâmbio, cabe ao aluno decidir sua permanência ou não no país em que se encontra. Ficam as Escolas/Institutos/Faculdades responsáveis por adotarem as medidas necessárias à revisão do planejamento acadêmico de tais estudantes. Assim, ficam suspensas quaisquer possibilidades de novos intercâmbios docentes e discentes.

 

Rede REARI- UTRECHT - Mobilidade Internacional de Alunos de Graduação

A UNIRIO está oferecendo três vagas de mobilidade internacional para estudantes de graduação.

A iniciativa é dentro da Rede REARI-Utrecht, em que participam: Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

As inscrições vão até o dia 10 de março de 2020. O Programa visa possibilitar aos alunos a oportunidade de mobilidade internacional, por um semestre, em instituições de ensino superior que participam desta edição do programa.

Os alunos estarão isentos do pagamento de mensalidades, conforme acordo de cooperação celebrado.

Interessados devem ler o edital e se inscrever através do link:  http://www.editais.uff.br/6713

Dúvidas e outras informações pelo e-mail crimobilidadeout@unirio.br.

 

Chamada para Bolsas de Estudo do Grupo Tordesillas/ Fundación Carolina

 

A UNIRIO é a instituição responsável pela coordenação do Grupo Tordesillas no Brasil.

Estão abertas até as 23:59 (horário da Espanha) do dia 27 de março de 2020 as inscrições para as bolsas que o Grupo Tordesillas e a Fundação Carolina financiam em conjunto para estadias curtas de pesquisa para professores das universidades brasileiras e portuguesas do Grupo Tordesillas, com destino às universidades espanholas do Grupo Tordesillas.

A documentação para solicitar a bolsa deve ser enviada para o e-mail gtordesillas.secretaria@uva.es, uma vez que o Grupo Tordesilhas é o único que pode registrar os candidatos no site da Fundação Carolina.

A documentação é a seguinte:
Os professores interessados devem seguir estas etapas para solicitar a bolsa Grupo Tordesillas - Fundación Carolina:
1) Escrever para o e-mail (gtordesillas.secretaria@uva.es) enviando os seguintes documentos do professor solicitante da bolsa:
- Nomes e sobrenomes
-E-mail
-Cópia do documento de identidade (passaporte)
-Cópia digitalizada do título de doutorado
-Universidade onde ele trabalha como professor e uma cópia digitalizada de um documento que atesta que ele é professor daquela universidade
-Universidade espanhola em que você deseja fazer a estadia e a carta de aceitação da mesma, onde o número de meses da estadia é registrado.

2)Depois de enviar os dados e documentos do ponto 1) o Grupo Tordesillas validará sua inscrição e você receberá um e-mail automático com chaves e instruções pessoais para que você possa acessar e preencher o formulário de inscrição na bolsa no site da a Fundação Carolina. No ponto 2) suas possíveis dúvidas serão resolvidas em mobilitytordesillas_2020@fundacioncarolina.es

Para qualquer informação adicional, consulte a chamada.

Ibero 2019 - Retificação do Resultado Final Homologado

 

A Coordenadoria de Relações Internacionais da UNIRIO vem a público realizar a retificação do resultado final do processo de seleção desencadeado com base no Edital de Bolsa de Mobilidade Acadêmica Internacional de Graduação – Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidades 2019 divulgado no dia 04 de setembro de 2019.

Clique aqui para visualizar a retificação.

 

Ibero-Americanas 2019 - Homologação do Resultado Final

 

Conforme estipulado no item 3 do edital, a Coordenadoria de Relações Internacionais da UNIRIO vem a público informar na presente data a homologação do resultado final para o Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidades 2019.

Clique aqui para baixar a homologação do resultado final.

 

Ibero-Americanas 2019 - Retificação do Resultado Preliminar

 

Dos CANDIDATOS INELEGÍVEIS

Onde se lê:
Os candidatos abaixo foram considerados inelegíveis por não atenderem ao item 5.1, alínea “c”.

Leia-se:
Os candidatos abaixo foram considerados inelegíveis por não atenderem ao item 5.1, alínea “b”.

--

Clique aqui para visualizar o documento.

 

Ibero-Americanas 2019 - Resultado Preliminar

 

Conforme estipulado no item 3 do edital, a Coordenadoria de Relações Internacionais da UNIRIO vem a público informar na presente data o resultado preliminar da seleção para o Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidades 2098.

Salientamos que, como previsto no mesmo item, o prazo para interposição de recursos ocorrerá nos dias 29 e 30/08/2019. Os recursos deverão ser impetrados presencialmente na sala da Coordenadoria de Relações Internacionais, localizada na Av. Pasteur, 296 - Prédio da Reitoria - Urca, das 10h às 16h.

Clique aqui para ver o resultado. 

 

Ibero-Americanas 2019 - Alunos Aptos

 

Conforme o previsto no item 3 do edital do Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidades 2019, a Coordenadoria de Relações Internacionais vem a público divulgar a lista, em ordem alfabética, dos candidatos aptos a concorrer a uma das três bolsas para mobilidade acadêmica internacional oferecidas pelo Programa Santander Universidades 2019, levando em consideração as inscrições efetuadas através do formulário de candidatura on-line disponibilizado por esta coordenadoria.

Clique aqui para consultar a lista.

 

Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidades 2019

 

A UNIRIO está oferecendo três bolsas de mobilidade internacional para estudantes de graduação. A iniciativa é do Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidades 2019 de Mobilidade Internacional. As inscrições vão até o dia 07 de agosto e o valor será de R$ 12.630,90, correspondente a 3 mil euros. A bolsa terá vigência de um semestre.

Os candidatos devem estar regularmente matriculados durante todo o processo de seleção e de realização da mobilidade. Além disso, não podem ter participado de nenhum programa de mobilidade internacional promovida pela UNIRIO. É preciso ainda ter, no mínimo, 30% de disciplinas cursadas e não estar nos dois últimos períodos. O coeficiente de rendimento deve ser igual ou superior a 7,0.

O aluno pode escolher a universidade à qual deseja se candidatar, dentre as instituições que participam do Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidade 2019 e tenham um acordo de mútua cooperação com a UNIRIO. Na lista de universidades, há instituições da Argentina, da Colômbia, da Espanha, do México, de Portugal e do Uruguai.

Interessados devem se inscrever no Santander pelo aplicativo Santander Universitário e na UNIRIO pelo link http://bit.do/ibero2019

Leia o edital.

Dúvidas e outras informações pelo e-mail crimobilidadeout@unirio.br.