Você está aqui: Página Inicial / Prêmio Elizabeth Haub - Professor Paulo Bessa

Prêmio Elizabeth Haub - Professor Paulo Bessa

É com orgulho que informamos que o Professor Paulo Bessa Antunes é o ganhador da edição 2022 do Prêmio Elizabeth Haub de Direito Ambiental, mais importante premiação internacional nesse ramo do Direito.

O anúncio foi feito na terça-feira (6/9) pela Escola de Direito da Universidade Pace, do estado de Nova York (EUA), que concede a láurea desde 1997 a juristas com atuação destacada em prol do meio ambiente.

Em nota divulgada no site da universidade, o júri responsável pela premiação destacou as contribuições prestadas pelo jurista em sua trajetória como "inovador, autor, líder e defensor destemido do meio ambiente e dos direitos dos indígenas".

"Temos a honra de prestar nosso reconhecimento neste ano ao professor Paulo de Bessa Antunes por seu trabalho pioneiro na proteção do meio ambiente no Brasil, especialmente em um momento tão crítico, com níveis crescentes de desmatamento na parte brasileira da Floresta Amazônica", afirmou a comissão.

No Brasil, dois especialistas em Direito Ambiental já haviam recebido a honraria: o professor Paulo Affonso Leme Machado e o ministro Antônio Herman Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça.

Graduado em Ciências Jurídicas pela UFRJ e doutor em Direito pela Uerj, Bessa Antunes dedicou toda a sua vida profissional ao Direito Ambiental, seja como advogado, como professor universitário e como membro do Ministério Público Federal — pelo qual atuou como procurador regional da República junto ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

Crítico da política ambiental do atual governo, o advogado é autor de 15 obras relevantes na área, incluindo o volume "Direito Ambiental" (Ed. Atlas), atualmente na 23ª edição, além de inúmeros artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais.

Atualmente, Bessa Antunes preside a União Brasileira da Advocacia Ambiental (UBAA) e a Comissão Permanente de Direito Ambiental do Instituto dos Advogados Brasileiros. Também coordena a pós-graduação em Direito da UniRio e integra a Comissão Mundial de Direito Ambiental da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

De acordo com a Universidade Pace, a cerimônia de entrega do prêmio será feita no dia 8 de novembro, com transmissão online do evento.

 

Fonte: conjur

« Dezembro 2022 »
month-12
Se Te Qu Qu Se Sa Do
28 29 30 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1