Você está aqui: Página Inicial / Eventos / II Forum dos Cursos de Graduação da UNIRIO

II Forum dos Cursos de Graduação da UNIRIO

O I Fórum dos Cursos de Graduação da UNIRIO ocorreu no dia 10 de novembro de 2016 nas dependências do Campus Pasteur 296, e contou com a presença de professores e estudantes dos cursos de cursos de graduação da UNIRIO, que puderam discutir questões relacionadas aos currículos dos cursos e aos desafios para a formação superior nas diversas áreas do conhecimento.

Na cerimônia de abertura, ocorrida no Auditório Vera Janacópulos, o Pró-reitor de Graduação, Professor Alcides Wagner Serpa Guarino, destacou a necessidade de pensar o papel dos cursos de graduação e sua inserção na conjuntura do país e ressaltou a importância do fórum, relatando que a Prograd já se pautou por ações apontadas na primeira edição do evento, realizada em 2015

Em seguida, ocorreu a palestra do professor Emir Sader, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e Presidente do Comitê Científico Consultivo do Programa MOST da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Ele discorreu sobre os desafios democráticos das universidades na América Latina, num momento em que se observa, em muitos países, um “refluxo das políticas voltadas para a educação pública”.

Emir Sader criticou o baixo protagonismo, no cenário nacional, das reflexões desenvolvidas nas instituições de ensino superior, a seu ver, cada vez mais especializadas, distantes dos grandes temas que interessam a sociedade. Para ele, as universidades têm a responsabilidade de voltar a pensar sobre os interesses públicos e de divulgar mais os pensamentos concebidos nestes espaços. “Fechados nas universidades, não conseguimos que as ideias transcendam os muros que nos cercam”, alertou.

No turno da tarde, as discussões ocorreram de forma centralizada, em um único Grupo de Trabalho, sob a coordenação da Professora Naira Christofoletti Silveira, da Escola de Biblioteconomia, e tiveram como temas centrais democratização, acompanhamento curricular, integração com extensão e estágios curriculares. Os professores relataram aspectos como a reforma do currículo do curso de Pedagogia e o acompanhamento curricular na graduação em Enfermagem, e também debateram a inclusão de atividades de extensão nos currículos.

Estiveram representados os cursos de Biblioteconomia, Biomedicina, Enfermagem, Filosofia, Matemática, Medicina e Pedagogia e as observações e sugestões foram sistematizadas no relatório disponível abaixo.

Realtório do GT