código do Google analytics Reitor recebe representantes do Museu de Imagens do Inconsciente — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Reitor recebe representantes do Museu de Imagens do Inconsciente

Reitor recebe representantes do Museu de Imagens do Inconsciente

por Comso publicado 14/10/2019 10h30, última modificação 15/10/2019 12h31

Na manhã do dia 4 de outubro, o reitor da UNIRIO, Ricardo Silva Cardoso, recebeu em seu gabinete o vice-presidente da Sociedade dos Amigos do Museu de Imagens do Inconsciente, Eurípedes Júnior, e a  secretária-geral da mesma Instituição, Christina Gabaglia Penna.

O objetivo da reunião foi estreitar relações entre as duas instituições e ratificar  o apoio da UNIRIO na divulgação da Campanha  de financiamento coletivo crowdfunding Benfeitoria/BNDES + para reforma e expansão do Museu.  

A instituição foi criada em 1952, com o objetivo de acolher a abundante produção dos ateliês da Seção de Terapêutica Ocupacional do Centro Psiquiátrico Nacional, no Rio de Janeiro. O tratamento conduzido pela psiquiatra Nise da Silveira usava a arte no lugar dos tratamentos psiquiátricos tradicionais à época, como o eletrochoque, a lobotomia e o coma insulínico. 

Atualmente, o local oferece oficinas terapêuticas e de atividades expressivas, como pintura, cerâmica e poesia, para pacientes do Instituto Nise da Silveira e de outros centros de atendimento. 

registrado em: Reitoria

Capes CNPQ Imagem Rede Unirio