Nota de falecimento: Professor Carlos Alberto Morais de Sá
É com profunda tristeza que o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), comunica o falecimento do clínico e Professor Titular de Clínica Médica Carlos Alberto Morais de Sá, aos 76 anos, ocorrido no último sábado, 26/9, devido a complicações de doenças crônicas.
O médico, pioneiro no Brasil em atendimento à Aids, ainda no começo dos anos 1980, contribuiu para a construção do Centro de Referência Nacional no tratamento da doença, no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, do qual fazia parte do quadro funcional desde 1972.
O professor Carlos Alberto Morais de Sá, graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), em 1968. No mesmo local concluiu seu doutorado, em 1972, e sua livre-docência, em Clínica Médica, no mesmo ano.
Passou a ser coordenador do Centro de Referência Nacional em HIV/Aids do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle em 1983, mesmo ano em que se tornou Professor Titular de Clínica Médica, através de Concurso Público de Títulos e Provas. Destacou-se pela larga experiência na área de Clínica Médica, Imunologia, Infecção pelo HIV/Aids, Reumatologia, Oncologia e Pesquisa Clínica.
Atuou, ainda, entre 1987 e 1993, como consultor do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, sendo membro da Comissão Nacional em HIV/AIDS.
Realizou, também, consultoria ad-hoc da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), assessoria técnico científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ); e consultoria ad-hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Ao longo de seus quase 50 anos dedicados ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, além de toda a excelência na transmissão de saberes e conhecimentos, Carlos Alberto Morais de Sá se eternizou através da formação de médicos que se guiam, até hoje, por dois pilares passados com louvor pelo mestre e que marcaram seus ensinamentos: a constante necessidade de questionamento e aprofundamento dos estudos aliado, sempre, ao senso de coragem, único capaz de encontrar soluções, onde a maioria só vê obstáculos.