Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / II Encontro Interdisciplinar de Aleitamento Materno do HUGG

II Encontro Interdisciplinar de Aleitamento Materno do HUGG

Na última quarta-feira, 22, ocorreu, no Anfiteatro Geral do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG),  o II Encontro Interdisciplinar de Aleitamento Materno. A data faz alusão ao Agosto Dourado, mês em que se dedica especial atenção à amamentação. Este tipo de alimentação, para o bebê, é tão relevante que ganhou o título de padrão ouro de qualidade. Abriram o evento a diretora da Escola de Medicina e Cirurgia (EMC) da UNIRIO, Maria Marta Tortori, a coordenadora da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Inês Maria Meneses, a chefe de Enfermagem, Sandra Rocha, representando a direção do Hospital, a chefe do Serviço de Obstetrícia, Fernanda Campos, e o chefe do Serviço de Pediatria, Edson Liberal.

O encontro contou com palestras sobre o aleitamento para os prematuros; a importância da alimentação da gestante durante a gravidez; e sobre políticas públicas a respeito do tema. Além das apresentações, foi organizada uma mesa-redonda explicando a necessidade da realização de um trabalho interdisciplinar como alicerce de apoio à amamentação.

Estiveram presentes integrantes das equipes médica; de enfermagem; do serviço social; de fonoaudiologia; fisioterapia; nutrição e psicologia. Para  diretora da EMC não se tem mais como pensar a temática de forma isolada:

“ Mundialmente temos uma semana do aleitamento materno, são os primeiros sete dias de agosto. Entretanto, a magnitude do assunto pede um mês inteiro e, por isso, precisamos abarcar toda uma equipe, não apenas a parte médica. É importante que nossos alunos percebam que não se faz política ou prática de amamentação, de forma adequada, sem integração”, explicou Maria Marta.