Você está aqui: Página Inicial / Renovação do RioCard - Passe Livre Universitário

Renovação do RioCard - Passe Livre Universitário

Com a publicação da Resolução SMTR Nº 2930 de 21/12/217, pela Secretaria Municipal de Transporte, atendendo a demanda do Ministério Público, houve uma mudança em alguns procedimentos referentes ao Passe Livre Universitário dos cotistas e bolsistas.

Situações Gerais:


Usuários Novos

 

1. Nunca Tive Passe Livre

Se você nunca teve o Passe Livre e precisa fazê-lo agora basta ir a um posto de atendimento e seguir as instruções da Riocard. Isto vale para os ingressantes (que começaram seus estudos em 2019 ou alunos antigos que nunca tiveram o Passe Livre)

Documentos que você vai precisar

  • Identificação oficial com foto (RG, Carteira de Motorista ou CTPS)
  • CPF original
  • Comprovante de residência original (conta de água, luz, gás ou telefone) atualizado com emissão de até 90 dias e em nome do próprio universitário ou de um dos componentes da unidade familiar, mediante apresentação de declaração de residência conjunta e documento de identificação original com foto do titular.
  • Declaração com carimbo e assinatura da secretaria, informando que você está cursando o semestre letivo atual, seu curso e a data prevista de sua conclusão.
  • Declaração ou comprovante de matrícula original com a informação da condição de aluno bolsista ou cotista com carimbo e assinatura da secretaria. 

 

Obs.: As declarações devem ter emissão inferior a 60 dias corridos.

 

 

2. Sou aluno novo mas já tenho passe livre de outra Universidade

ATENÇÃO!! Se você é aluno ingressante na UNIRIO mas já tem o Passe livre de outra UNIVERSIDADE, deverá seguir as instruções de quem já tem o Passe Livre.


Renovações

 

3. Meu cartão venceu antes de 22/12 e eu estava com agendamento ativo

Neste caso seu cartão foi renovado até 10/04/2018 e será novamente renovado a partir do envio de seus dados pela UNIRIO (mediante sua autorização através do formulário em: https://goo.gl/forms/nQfAbSI1KNCZZeYB2).

Se você se enquadra nesta situação e seu cartão não estiver funcionando você deve ligar para o SAC do RioCard, lá eles acessarão o sistema e verão o que está acontecendo.

Central de Atendimento Rio Card Gratuidade:

(21) 4003-3737

Horários de atendimento:
Segunda a sexta , das 7h às 20h.
Sábados das 7h às 13h.

 

4. Meu cartão venceu antes de 22/12 e eu estava com agendamento mas cancelei ou não agendei

Neste caso seu cartão não foi renovado.

Ele será renovado em 10/04 (data estipulada pela SMTR) a partir do envio de seus dados pela UNIRIO (mediante sua autorização através do formulário em: https://goo.gl/forms/nQfAbSI1KNCZZeYB2)..

 

5. Meu cartão venceu depois de 22/12/2017

Neste caso seu cartão foi renovado até 10/04/2018 e será novamente renovado a partir do envio de seus dados pela UNIRIO (mediante sua autorização através do formulário em: https://goo.gl/forms/nQfAbSI1KNCZZeYB2)..

Se você se enquadra nesta situação e seu cartão não estiver funcionando você deve ligar para o SAC do RioCard, lá eles acessarão o sistema e verão o que está acontecendo.

Central de Atendimento Rio Card Gratuidade:

(21) 4003-3737

Horários de atendimento:
Segunda a sexta , das 7h às 20h.
Sábados das 7h às 13h.

 

 

6. Meu cartão sairá com meu Nome Social ou de Registro?

No envio de dados será enviado seu nome de registro (mediante sua autorização através do formulário em: https://goo.gl/forms/nQfAbSI1KNCZZeYB2), mas você pode procurar o atendimento da RioCard para que o cartão seja emitido com o nome social, respeitando sua identidade de gênero.

Central de Atendimento Rio Card Gratuidade:

(21) 4003-3737

Horários de atendimento:
Segunda a sexta , das 7h às 20h.
Sábados das 7h às 13h.

 

Os alunos hipossuficientes deverão fazer o agendamento a fim de apresentar toda a documentação e o cartão atual no posto de atendimento, para a renovação.