Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Histórico

História da Escola de Nutrição

por Rafaela Reznik última modificação 04/09/2023 13h40

O ensino de nutrição pela escola desde 1939 confere a esta o privilégio de pioneira no País em matéria de alimentação com base científica. O estabelecimento de ensino funcionou, a princípio, como Curso Técnico de Auxiliares de Alimentação, tendo a duração de seis meses. A partir de 1940, com a criação do Serviço de Alimentação da Previdência Social (SAPS), transformou-se em curso de formação de nutricionistas, sob, a denominação de Cursos Técnicos e Profissionais. Esses cursos tinham por objetivo formar pessoal qualificado para o Serviço de Alimentação da Previdência Social, recém-criado. Era crescente a preocupação com o problema alimentar no País. Em 1949, o Decreto n.º 26.822 menciona a carreira de nutricionista e exige dos candidatos à nomeação no serviço público federal, para essa especialidade, diploma dos cursos mantidos pelo SAPS.

A Escola Central de nutrição tem suas origens legais no curso de Nutricionista do SAPS, criado em 1943 (decreto-lei n.º 5.443) mantido e administrado pelo Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. Em 1949, o curso passou a Chamar-se Diretoria dos Cursos. Em 1954, além de consideradas satisfatórias suas instalações e estrutura didática, pelo órgão competente do MEC, foi convocada uma comissão de peritos para aprovar o currículo mínimo dos cursos (Processo n.º 42.620/54).

Em 1959, com a aprovação do regimento do SAPS, foram definidas as finalidades dos cursos, os quais ficaram sob a responsabilidade direta do diretor-geral do SAPS (Decreto n.º 46.912). De 1959 em diante, os cursos passaram à denominação. que até hoje mantêm, de Escola Central de Nutrição, reconhecida em 1962 como instituição de ensino de nível superior (Decreto n.º 1.949). Extinto o SAPS em 1967, ECN passou a ser uma unidade isolada, sob a administração direta do Ministério da Educação e Cultura.Em 1969, pelo Decreto-Lei n.º 773, integrou-se à Federação das Escolas Isoladas do Estado da Guanabara e a partir de 05 de junho de 1979, passou a integrar a Universidade do Rio de Janeiro (UNI-RIO), fazendo parte de seu Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.

Sessenta anos EN Setenta anos EN Chronos 900 XXV Encontro 77 anos EN