Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Histório do Instituto Villa-Lobos

Histório do Instituto Villa-Lobos

O Instituto Villa-Lobos, que tem sua origem no antigo Conservatório Nacional de Canto Orfeônico (CNCO) - 1942, fundado por Villa-Lobos, faz parte juntamente com a Escola de Teatro e a Escola de Letras, do Centro de Letras e Artes, um dos cinco centros acadêmicos da UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

O Decreto-Lei nº 4.993 da Presidência da República de 26 de novembro de 1942, assinado por Getúlio Vargas e Gustavo Capanema, então Ministro da Educação e Saúde Pública, cria o Conservatório Nacional de Canto Orfeônico, subordinado ao Departamento Nacional de Educação. 25 anos depois, o Presidente Costa e Silva, juntamente com o Ministro da Educação Tarso Dutra assinam, o Decreto nº 61.400 em 22 de setembro de 1967 que institui que o Conservatório Nacional de Canto Orfeônico passa a ser denominado Instituto Villa-Lobos.

Em 2017, tivemos uma comemoração especial na UNIRIO quando Instituto Villa-Lobos completou 50 anos de existência, e esse aniversário coincidiu com o de 75 anos do Conservatório Nacional de Canto Orfeônico, instituição que deu origem a essa importante unidade de nossa universidade. A celebração desses aniversários foi  realizada com uma vasta programação durante todo o ano com eventos, concertos, shows e muito mais.

Produzimos também uma publicação comemorativa com depoimentos, artigos, fotos e partituras:

IVL 50 anos: Edição Comemorativa - André Gardel, Avelino Romero, Mônica de Almeida Duarte e Sérgio Barrenechea, equipe editorial

Assista ao documentário "Villa-Lobos: Um Instituto de Música" realizado pela equipe do NIS/UNIRIO para a celebração dos 50 anos do IVL.

Para mais informações históricas leia o artigo "O Instituto Villa-Lobos e a Música Popular" de autoria de Rick Ventura.

« Abril 2024 »
Se Te Qu Qu Se Sa Do