Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Quem Somos / PROExC - Pró-Reitoria de Extensão e Cultura

PROExC - Pró-Reitoria de Extensão e Cultura

Logo PROExCINTRODUÇÃO

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROExC - fundamenta-se em um modelo político pedagógico participativo, que prima pela busca da qualidade social, integrando as ações de extensão ao ensino e à pesquisa, contribuindo, assim, para a formação integral de nossos estudantes. A PROExC é a unidade responsável pela formulação de políticas, gerência e avaliação de ações, projetos e programas da Extensão Universitária, bem como pela definição de uma política cultural para a Universidade.

A extensão universitária apresenta-se como um espaço de construção do conhecimento, de preservação e recriação da cultura e de promoção do bem-estar da comunidade universitária, reafirmando  o compromisso social da UNIRIO e interligando-a com as demandas de sua comunidade e da sociedade. É, portanto, um local que proporciona a reflexão, o debate de idéias, o surgimento de soluções conjuntas, guardando a indissociabilidade com o ensino e a pesquisa.

A PROExC  vem contribuir, junto com outras instâncias da Universidade, para a instalação de um ambiente universitário estimulador, favorecendo o surgimento de condições propícias para o desenvolvimento do trabalho dos profissionais que atuam na UNIRIO, e para uma formação acadêmica crítica e socialmente referenciada dos alunos, a partir do diálogo com os vários saberes produzidos, valorizando o diálogo entre a cultura erudita e popular na construção do conhecimento acadêmico.

Extensão é entendida, portanto, como processo acadêmico, definido e efetivado em função das exigências da realidade, indispensável na formação dos  estudantes, na qualificação dos professores e no intercâmbio com a sociedade, implicando em relações multi, inter e transdisciplinares e interprofissionais, tornando o ambiente universitário vivo, estimulante e criativo.

OBJETIVOS

•Implementar na UNIRIO as políticas dos Fóruns de Extensão, de acordo com o seu projeto político-pedagógico institucional.

•Coordenar as políticas da UNIRIO de Extensão Universitária, visando à relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade.

•Participar criticamente da elaboração de planos e da efetivação de ações de extensão, em intercâmbio com outras Instituições, voltadas para o desenvolvimento econômico, social, político e cultural das comunidades local, regional e nacional, visando à auto-sustentabilidade.

•Democratizar o conhecimento acadêmico, comprometendo a comunidade universitária com questões de relevância social.

•Ampliar o acesso da comunidade universitária, bem como de todos os segmentos sociais, aos bens culturais e aos instrumentos de sua produção.

•Definir mecanismos que possibilitem a permanência qualificada na Universidade de estudantes de origem popular.

•Contribuir para o fortalecimento da organização livre, consciente, responsável e participativa do estudante e a  sua integração na vida universitária.

•Promover a integração da comunidade universitária, viabilizando atividades acadêmicas, literárias, esportivas, recreativas, culturais e de lazer, tendo em vista a busca da melhoria da qualidade de vida no campus e no entorno sócio-econômico da UNIRIO.

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

A idéia de que o conhecimento elaborado pela Universidade não é único, que existem outras formas de perceber e sentir o mundo, e que elas surgem dos inúmeros segmentos sociais, é o princípio que orienta a extensão universitária. Portanto, cabe à Universidade abrir e  ampliar o diálogo com os diferentes segmentos da sociedade, colocando seus profissionais e estudantes em contato com outras formas de conhecimento.

Nesse sentido, o trabalho do extensionista se baseia no diálogo não-hierarquizado com todas as formas de conhecimento, saberes e práticas sociais voltadas para o enfrentamento sérios problemas nacionais e regionais, contribuindo para o aprimoramento do ensino e da pesquisa. A Extensão, por suas características atuais, pode ser uma das estratégias utilizadas no processo de flexibilização curricular, pois possibilita o olhar da Universidade para as transformações que ocorrem no cotidiano.

A PROExC articula, coordena e avalia as ações de extensão universitária das diversas unidades da UNIRIO, apoiando programas, projetos, atividades e publicações de extensão. Sua política vem sendo desenvolvida em conformidade com o Plano Nacional de Extensão, elaborado em conjunto pelas Universidades públicas do país.

As ações de extensão cadastradas na PROExC são referidas às Áreas Temáticas de Extensão, definidas pelo Fórum de Pró-Reitores das Universidades Públicas Brasileiras e destacadas no Plano Nacional de Extensão (RENEX - Rede Nacional de Extensão: http://www.renex.org.br/):

I – COMUNICAÇÃO
II – CULTURA