Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Nota de Apoio ao Pagamento de Projetos FAPERJ

Nota de Apoio ao Pagamento de Projetos FAPERJ

Os Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação das instituições abaixo relacionadas se dirigem à Presidência da Comissão de Ciência e Tecnologia da ALERJ para solicitar o apoio dessa egrégia Comissão junto ao CODERJ – Comissão Consultiva de Programação e Controle de Despesas do Estado do Rio de Janeiro, para priorizar os pagamentos de Programações de Desembolso (PDs) emitidas pela FAPERJ. O pagamento prioritário dessas despesas tem como objetivo impedir a completa paralisação de atividades de grande relevância para a sociedade fluminense e brasileira, relacionadas à geração de resultados de pesquisa que terão impacto em diversas áreas do conhecimento, incluindo saúde; ambiente; petróleo, gás e energia renovável; nanotecnologia aplicada; agricultura, entre outras.
É importante lembrar que a FAPERJ não tem tido regularidade no pagamento de projetos de pesquisa desde 2015. A falta desses recursos têm impactado negativamente mais de 200 Programas de Pós-graduação e milhares de jovens pesquisadores em formação, além de grupos de pesquisa consolidados e emergentes. Os recursos da FAPERJ são fundamentais para a manutenção do segundo maior conjunto de instituições de pesquisa do país, que vem demonstrando seu potencial de atendimento à sociedade brasileira com respostas rápidas e eficazes frente a problemas de grande repercussão nacional e internacional.
Por reconhecermos a importância dessa Comissão de C, T & I e a disponibilidade e o compromisso do Presidente da Comissão, solicitamos o apoio de V.
Exa. e dos membros dessa Comissão nesta matéria.

Alexander Machado Cardoso (UEZO)
Alexandre Fortes (UFRRJ)
Andrea Brito Latge (UFF)
David Ricardo Moreira Ramos (JBRJ)
Egberto Gaspar de Moura (UERJ)
Evelyn Goyannes Dill Orrico (UniRio)
Leila Rodrigues da Silva (UFRJ)
Maria Cristina Rodrigues Guilam (FIOCRUZ)
Paulo Cesar Duque Estrada (PUC-Rio)
Pedro Manuel Calas Pacheco (CEFET/RJ)
Rosana Rodrigues (UENF)
Vicente de Paulo Santos de Oliveira (IFF)