Você está aqui: Página Inicial / Programas de Graduação / Programa de Mobilidade

Programa de Mobilidade Acadêmica

O Programa ANDIFES de Mobilidade Acadêmica foi criado em 2003 por meio de convênio firmado entre Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Esse Programa possibilita que o estudante regularmente matriculado em curso de graduação curse componentes curriculares em outra instituição de ensino conveniada, por até dois semestres letivos.

Pode realizar Mobilidade Acadêmica em âmbito nacional o estudante que tenha cursado, com aproveitamento, pelo menos 20% da carga-horária total do curso de origem e que apresente, no máximo, duas reprovações acumuladas nos dois semestres letivos que antecedem o pedido de participação no Programa.

Documentação necessária para participar do Programa:

  • Histórico escolar atualizado;
  • Declaração de matrícula regular;
  • Plano de atividades acadêmicas, que deve conter os componentes curriculares que o estudante pretende cursar na instituição de destino e as respectivas equivalências;
  • Cópia de RG e CPF;
  • Carta de apresentação do estudante, elaborada pela instituição de origem. 

Requerimento para inscrição no Programa de Mobilidade Estudantil/Andifes - Estudantes da UNIRIO

Requerimento para inscrição no Programa de Mobilidade Estudantil/Andifes - Estudantes de outras IFES

Atenção!

O estudante da UNIRIO deve se informar junto à Instituição de destino sobre o prazo estabelecido para recebimento de inscrições no Programa. Ele deve também solicitar as ementas das disciplinas do curso de graduação correspondente, viabilizando, assim, a elaboração do plano de estudos e a concessão de equivalências.

Para esclarecimentos, contate a DPAE pelo telefone (21) 2542-7373 ou pelo e-mail: prograd.dpae@unirio.br.

Alunos que desejarem participar do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional devem contatar a coordenação de Relações Internacionais. 2542- 4481.

 


Edital de Mobilidade Acadêmica ANDIFES/SANTANDER

Processo seletivo que tem por objetivo a concessão de bolsas a estudantes de graduação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO participantes do PROGRAMA ANDIFES DE MOBILIDADE ACADÊMICA.