Você está aqui: Página Inicial / Programas de Graduação / PEC-G

Programa de Estudantes-Convênio de Graduação - PEC-G

O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. Desenvolvido pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com universidades públicas - federais e estaduais - e particulares, o PEC-G seleciona estrangeiros, entre 18 e 25 anos, com ensino médio completo, para realizar estudos de graduação no país.

O aluno estrangeiro selecionado cursa gratuitamente a graduação. Em contrapartida, deve atender a alguns critérios; entre eles, provar que é capaz de custear suas despesas no Brasil, ter certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente e proficiência em língua portuguesa, no caso dos alunos de nações fora da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). 

São selecionadas preferencialmente pessoas inseridas em programas de desenvolvimento socioeconômico, acordados entre o Brasil e seus países de origem. Os acordos determinam a adoção pelo aluno do compromisso de regressar ao seu país e contribuir com a área na qual se graduou.


Folder - PEC-G

Guia do Estudante PEC-G


Laudimira - Estudante da Escola de Turismo da UNIRIO

 

Informações Importantes para a chegada do aluno PEC-G

Para a Polícia Federal será necessário entregar os documentos:

  • cópia de todoas as páginas do passaporte;
  • formulário de pedido de visto da Embaixada/Consulado do Brasil no exterior;
  • 02 fotos (de frente) 3x4 coloridas (fundo branco) em papel fotográfico liso e brilhante;
  • obtenção da GRU (Guia de recolhimento na União) pela internet: clique aqui.
  • registro de estrangeiros;
  • carteira de estrangeiro (1ª via)


Ao chegar a UNIRIO, o estudante-convênio deve trazer os seguintes documentos:

  • carta de apresentação do estudante ao curso da UNIRIO para o qual foi selecionado, emitida pela representação diplomática brasilieira no exterior;
  • declaração de compromisso em formulário do Ministério das Relações Exteriores;
  • passaporte com visto temporário IV;
  • certidão de nascimento;
  • histórico escolar e certificado de conclusão do curso equivalente ao ensino médio brasileiro;
  • registro na Polícia Federal (órgão imigratório brasileiro) e fazer o documento CPF (deve apresentar o passaporte,  pagar R$ 5,50 em qualquer agência do Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal ou agência dos Correios), e então, comparecer a uma agência da Receita Federal com os documentos.

 

Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior - PROMISAES

O PROMISAES consiste na oferta de auxílio financeiro em moeda corrente brasileira para alunos estrangeiros, regularmente matriculados em cursos de graduação da UNIRIO, participante do programa Estudante-Convênio de Graduação – PEC-G.

A concessão de bolsas se dá por meio de edital anual promovido pela Pró-Reitoria de Graduação.

Critérios para a concessão de Bolsas

    • ter cursado, pelo menos, o 1º semestre do curso de graduação pretendido;
    • excelência acadêmica (coeficiente de rendimento acumulado mínimo de 7,0);
    • frequencia escolar;
    • envolvimento do estudante em atividade acadêmica de ensino, pesquisa e/ou extensão, preferencialmente as que tenham alguma relação com o contexto cultural e social do país de origem (oficinas, eventos, seminários, monitoria, projetos de extensão, prêmios, publicações, entre outras, no semestre anterior;
    • cumprimento às normas do Protocolo do PEC-G em vigor, disponível no sítio eletrônico do PEC-G, principalmente no que se refere ao aproveitamento acadêmico escolar e número mínimo de matérias a serem cursadas por semestre (cláusulas 12 e 17 do protocolo).

 

Encontro de Estudantes PEC-G

No dia 11 de agosto de 2015 a Pró-Reitoria de Graduação promoveu o I Encontro de Estudantes PEC-G, com o objetivo de receber os novos alunos e favorecer sua integração na universidade e junto aos estudantes mais antigos.

O evento ocorreu na Sala dos Conselhos Superiores e contou com a participação de 14 estudantes, além da equipe da PROGRAD e uma representante da Coordenação de Relações Internacionais.

O encontro foi pautado em uma conversa bastante descontraída e interessante. Foi exibido um documentário com relatos de ex-estudantes estrangeiros sobre suas experiências no Brasil e após o retorno as seus países de origem.

A iniciativa foi um sucesso e o Encontro de Estudantes PEC-G passará a fazer parte do calendário acadêmico da universidade a partir de 2016, acontecendo no início de cada semestre.

  

I Encontro de Estudantes PEC-G