Você está aqui: Página Inicial / Programas de Graduação / Monitoria

Monitoria

O que é?

O Programa de Monitoria da UNIRIO é um instrumento pedagógico que se desenvolve por meio de projetos de ensino de graduação. É entendido como instrumento para melhoria do ensino de graduação, através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas que visem à articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos, possibilitando a aprendizagem mais aprofundada do conteúdo da disciplina, assim como, uma forma de aprendizagem da função docente.

As monitorias são classificadas em duas modalidades:

  • Monitoria sem bolsa
  • Monitoria com bolsa

 

Objetivos:

    • Propiciar maior engajamento do estudante/monitor nas atividades acadêmicas de Ensino;
    • Estimular o pensamento crítico, mediante o confronto da prática didática com os conhecimentos científicos;
    • Integrar o corpo docente e discente no planejamento, realização e avaliação de atividades acadêmicas;
    • Criar condições para a iniciação da prática da docência, através de atividades de natureza pedagógica, desenvolvendo habilidades e competências próprias desta atividade;
    • Propor formas de orientação e acompanhamento dos estudantes em suas dificuldades de aprendizado;
    • Pesquisar novas metodologias de ensino adequadas às disciplinas participantes do programa.

 

Resolução Nº 4538, de 30 de setembro de 2015 (Regulamento do Programa de Monitoria)


 Modelo para Submissão de Projeto

Clique aqui para o modelo para submissão de Projeto.


Cadastro do Monitor Bolsista

1º momento:

O Coordenador do projeto entra na plataforma http://sistemas.unirio.br/projetos_ensino e escolhe o(s) aluno(s) para o projeto aprovado.

2º momento:

Após a inserção pelo coordenador do projeto, o aluno bolsista entrará no mesmo sistema e colocará os seus dados bancários, para pagamento. Sem estes dados, o pagamento não poderá ser feito.

 

Monitor não bolsista

O monitor não bolsista deve estar vinculado a um Projeto de Ensino com aprovação no Departamento de Ensino de lotação do professor orientador, comprovada por ata.

Caso o docente deseje incluir um monitor não bolsista em um projeto que já possui bolsistas participantes, poderá fazer o cadastro diretamente na plataforma  http://sistemas.unirio.br/projetos_ensino.

No caso de um projeto apenas com monitores voluntários, o professor deve cadastrar o projeto na plataforma, anexando a seguinte documentação: Projeto de EnsinoAta do Departamento de Ensino, contendo a aprovação do projeto. Em seguida, o professor pode realizar o cadastro do monitor.


 Avaliação do Programa