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Perguntas e Respostas RioCard Passe Livre Universitário 2018

Resultado da Renovação 2019.2 (06.08.2019) - APENAS COTISTAS

 

ATENÇÃO: A Unirio apenas renova a informação de que você, aluno cotista, continua sendo nosso estudante. Nós não somos responsáveis por corrigir CANCELAMENTOS ou BLOQUEIOS do benefício. Neste caso procure a Riocard.

 

Acesse aqui a LISTAGEM ordenada por CURSO do resultado expedido pela RioCard após o envio dos dados de 2020.1.

 

Contextualização


Se você é aluno Cotista/SiSU ou hipossuficiente, você tem direito ao RioCard Universitário.

Com a publicação da Resolução SMTR Nº 2930 de 21/12/2017, pela Secretaria Municipal de Transporte, atendendo a demanda do Ministério Público, houve uma mudança em alguns procedimentos referentes ao Passe Livre Universitário.

 

Legislação complementar: 

 

Perguntas e Respostas

 

Escolha a opção ou diretamente a pergunta:

 

Situações Gerais:

CARTÃO BLOQUEADO ou CANCELADO

NUNCA TIVE PASSE LIVRE OU PRECISO E SEGUNDA VIA

JÁ TENHO O CARTÃO DO PASSE LIVRE

JÁ TENHO O CARTÃO MAS ELE ESTÁ APRESENTANDO PROBLEMAS

NOME SOCIAL

 

Perguntas:

1. Como faço se eu nunca Tive Passe Livre ou se preciso de 2 via?

2. Sou aluno novo mas já tenho passe livre de outra Universidade, o que fazer?

3. Meu cartão sairá com meu Nome Social ou de Registro?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Usuários Novos

 

1. Nunca Tive Passe Livre ou preciso de 2 via

Para você pedir um cartão de Passe Livre Universitário à RioCard você deve se encaixar em uma das duas situações a seguir:

  1. ter entrado na UNIRIO por qualquer cota ou
  2. comprovar sua hipossuficiência financeira direto na RioCard.

 

Se você nunca teve o Passe Livre e precisa fazê-lo agora basta ir a um posto de atendimento e seguir as instruções da Riocard.

Isto vale para os ingressantes ou alunos antigos que não têm o Passe Livre e para os pedidos de 2ª via.

Documentos que você vai precisar

  • Identificação oficial com foto (RG, Carteira de Motorista ou CTPS)
  • CPF original
  • Comprovante de residência original (conta de água, luz, gás ou telefone) atualizado com emissão de até 90 dias e em nome do próprio universitário ou de um dos componentes da unidade familiar, mediante apresentação de declaração de residência conjunta e documento de identificação original com foto do titular.
  • Declaração com carimbo e assinatura da secretaria de seu curso na UNIRIO, informando que você está cursando o semestre letivo atual, seu curso e a data prevista de sua conclusão.
  • Declaração ou comprovante de matrícula original com a informação da condição de aluno cotista com carimbo e assinatura da secretaria de seu curso na UNIRIO. Esta declaração não se faz necessária se você for entrar com o pedido de hipossuficiência direto na RioCard, eles vão pedir outros documentos para que vc comprove sua situação financeira.

 

Obs.: As declarações devem ter emissão inferior a 60 dias corridos.

 

 

2. Sou aluno novo mas já tenho passe livre de outra Universidade

ATENÇÃO!! Você deve agendar na RioCard para mudar seu vínculo para a UNIRIO.

 

 

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Renovações

 

3. Renovação do RioCard

COTISTAS

Enquanto você mantiver vínculo ativo com a UNIRIO, seu cartão será renovado semestralmente e de forma automática.

No primeiro semestre os dados serão enviados pela UNIRIO em 30 de março e processados pela RioCard em 10 de abril.

No segundo semestre os dados serão enviados pela UNIRIO em 30 de agosto e processados pela RioCard em 10 de setembro.

 

ALUNOS HIPOSSUFICIENTES

No seu caso nada mudou, você deve agendar a renovação direto com a RioCard.

 

Central de Atendimento Rio Card Gratuidade:

(21) 4003-3737

Horários de atendimento:
Segunda a sexta , das 7h às 20h.
Sábados das 7h às 13h.

 

 

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3. Meu cartão sairá com meu Nome Social ou de Registro?

No envio de dados será enviado seu nome de registro  mas você pode procurar o atendimento da RioCard para que o cartão seja emitido com o nome social, respeitando sua identidade de gênero.

Central de Atendimento Rio Card Gratuidade:

(21) 4003-3737

Horários de atendimento:
Segunda a sexta , das 7h às 20h.
Sábados das 7h às 13h.

 

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JÁ TENHO O CARTÃO MAS ELE ESTÁ APRESENTANDO PROBLEMAS 

 

De acordo com a Resolução SMTR Nº 2930 de 21/12/2017, em seu artigo 4º §1º:

Enquanto você, COTISTA, mantiver vínculo ativo com a UNIRIO, seu cartão será renovado semestralmente e de forma automática.

No primeiro semestre os dados serão enviados pela UNIRIO em 30 de março e processados pela RioCard em 10 de abril.

No segundo semestre os dados serão enviados pela UNIRIO em 30 de agosto e processados pela RioCard em 10 de setembro.

Assim, qualquer problema que ocorra com seu Benefício entre os períodos de renovação (março e agosto) deve ser tratado diretamente com a RioCard.

Para isso basta ir a um posto de atendimento ou ligar para a Central RioCard:

Central de Atendimento Rio Card Gratuidade:

(21) 4003-3737

Horários de atendimento:
Segunda a sexta , das 7h às 20h.
Sábados das 7h às 13h.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CARTÃO COM PROBLEMAS

 

Cartão bloqueado

É importante que o aluno preste atenção na mensagem que aparece no validador e entre em contato com o Riocard Mais Atende, através do telefone (21) 2127-4000, para obter orientações.

 

A UNIRIO apenas envia os dados para a RioCard, nós não temos como solucionar ou obter informações sobre problemas com seu benefício.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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