Perguntas e Respostas RioCard Passe Livre Universitário 2018
Resultado da Renovação 2019.2 (06.08.2019) - APENAS COTISTAS
ATENÇÃO: A Unirio apenas renova a informação de que você, aluno cotista, continua sendo nosso estudante. Nós não somos responsáveis por corrigir CANCELAMENTOS ou BLOQUEIOS do benefício. Neste caso procure a Riocard.
Contextualização
Se você é aluno Cotista/SiSU ou hipossuficiente, você tem direito ao RioCard Universitário.
Com a publicação da Resolução SMTR Nº 2930 de 21/12/2017, pela Secretaria Municipal de Transporte, atendendo a demanda do Ministério Público, houve uma mudança em alguns procedimentos referentes ao Passe Livre Universitário.
Legislação complementar:
Perguntas e Respostas
Escolha a opção ou diretamente a pergunta:
Situações Gerais:
NUNCA TIVE PASSE LIVRE OU PRECISO E SEGUNDA VIA
JÁ TENHO O CARTÃO DO PASSE LIVRE
JÁ TENHO O CARTÃO MAS ELE ESTÁ APRESENTANDO PROBLEMAS
Perguntas:
1. Como faço se eu nunca Tive Passe Livre ou se preciso de 2 via?
2. Sou aluno novo mas já tenho passe livre de outra Universidade, o que fazer?
3. Meu cartão sairá com meu Nome Social ou de Registro?
Usuários Novos
1. Nunca Tive Passe Livre ou preciso de 2 via
Para você pedir um cartão de Passe Livre Universitário à RioCard você deve se encaixar em uma das duas situações a seguir:
- ter entrado na UNIRIO por qualquer cota ou
- comprovar sua hipossuficiência financeira direto na RioCard.
Se você nunca teve o Passe Livre e precisa fazê-lo agora basta ir a um posto de atendimento e seguir as instruções da Riocard.
Isto vale para os ingressantes ou alunos antigos que não têm o Passe Livre e para os pedidos de 2ª via.
Documentos que você vai precisar
- Identificação oficial com foto (RG, Carteira de Motorista ou CTPS)
- CPF original
- Comprovante de residência original (conta de água, luz, gás ou telefone) atualizado com emissão de até 90 dias e em nome do próprio universitário ou de um dos componentes da unidade familiar, mediante apresentação de declaração de residência conjunta e documento de identificação original com foto do titular.
- Declaração com carimbo e assinatura da secretaria de seu curso na UNIRIO, informando que você está cursando o semestre letivo atual, seu curso e a data prevista de sua conclusão.
- Declaração ou comprovante de matrícula original com a informação da condição de aluno cotista com carimbo e assinatura da secretaria de seu curso na UNIRIO. Esta declaração não se faz necessária se você for entrar com o pedido de hipossuficiência direto na RioCard, eles vão pedir outros documentos para que vc comprove sua situação financeira.
2. Sou aluno novo mas já tenho passe livre de outra Universidade
ATENÇÃO!! Você deve agendar na RioCard para mudar seu vínculo para a UNIRIO.
Renovações
3. Renovação do RioCard
COTISTAS
Enquanto você mantiver vínculo ativo com a UNIRIO, seu cartão será renovado semestralmente e de forma automática.
No primeiro semestre os dados serão enviados pela UNIRIO em 30 de março e processados pela RioCard em 10 de abril.
No segundo semestre os dados serão enviados pela UNIRIO em 30 de agosto e processados pela RioCard em 10 de setembro.
ALUNOS HIPOSSUFICIENTES
No seu caso nada mudou, você deve agendar a renovação direto com a RioCard.
Central de Atendimento Rio Card Gratuidade:
Horários de atendimento:
Segunda a sexta , das 7h às 20h.
Sábados das 7h às 13h.
3. Meu cartão sairá com meu Nome Social ou de Registro?
Central de Atendimento Rio Card Gratuidade:
Horários de atendimento:
Segunda a sexta , das 7h às 20h.
Sábados das 7h às 13h.
JÁ TENHO O CARTÃO MAS ELE ESTÁ APRESENTANDO PROBLEMAS
De acordo com a Resolução SMTR Nº 2930 de 21/12/2017, em seu artigo 4º §1º:
Enquanto você, COTISTA, mantiver vínculo ativo com a UNIRIO, seu cartão será renovado semestralmente e de forma automática.
No primeiro semestre os dados serão enviados pela UNIRIO em 30 de março e processados pela RioCard em 10 de abril.
No segundo semestre os dados serão enviados pela UNIRIO em 30 de agosto e processados pela RioCard em 10 de setembro.
Assim, qualquer problema que ocorra com seu Benefício entre os períodos de renovação (março e agosto) deve ser tratado diretamente com a RioCard.
Para isso basta ir a um posto de atendimento ou ligar para a Central RioCard:
Central de Atendimento Rio Card Gratuidade:
Horários de atendimento:
Segunda a sexta , das 7h às 20h.
Sábados das 7h às 13h.
CARTÃO COM PROBLEMAS
Cartão bloqueado
É importante que o aluno preste atenção na mensagem que aparece no validador e entre em contato com o Riocard Mais Atende, através do telefone (21) 2127-4000, para obter orientações.
A UNIRIO apenas envia os dados para a RioCard, nós não temos como solucionar ou obter informações sobre problemas com seu benefício.
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