Você está aqui: Página Inicial / Eventos / II Encontro dos Cursos de Formação de Professores da UNIRIO

II Encontro dos Cursos de Formação de Professores da UNIRIO

O II Encontro dos Cursos de Formação de Professores da UNIRIO ocorreu nos dias 09 e 10 de maio de 2017 nas dependências do prédio do CCET/IBIO, e contou com a presença de professores e estudantes dos cursos de Licenciatura da UNIRIO.

Na cerimônia de abertura estavam presentes o Magnífico Reitor, o Prof. Dr. Luiz Pedro San Gil Jutuca, e o Pró-Reitor de Graduação, o Prof. Dr. Alcides Wagner Serpa Guarino, que ressaltaram o orgulho de ser professor e a importância de eventos como esse para a UNIRIO pensar e discutir a sua formação de professores.

Em seguida, ocorreu a mesa Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores e a Base Nacional Curricular Comum, mediada pelo professor da Faculdade de Filosofia da UNIRIO Marcelo Senna Guimarães. A mesa contou com a participação da Professora Doutora Lígia Cristina Ferreira Machado, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, e do Professor Doutor Edgar de Brito Lyra Netto, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Um auditório lotado assistiu a professora Lígia descrever a experiência da UFRRJ no processo de implementação das DCN no período em que atuou como Pró-Reitora de Graduação, assim como o relato do professor Edgar sobre o período em que atuou como assessor da SEB-MEC na elaboração do documento de Ciências Humanas da Base Nacional Curricular Comum.

No segundo dia, no turno da tarde, ocorreu um “café de conversas”, coordenado pela Professora Doutora Michelle Cristina Sampaio, do Instituto de Biociências, abordando as seguintes Temáticas:

• Licenciaturas em dialogia – a repercussão das disciplinas pedagógicas nas licenciaturas
  • Desafios de implementação das Diretrizes do Conselho Nacional de Educação
  • O que propomos para a formação de professores da UNIRIO? – Elementos para criação de uma política institucional
  • O papel do estágio para o futuro profissional – Perspectivas e diversidade na preparação para o campo de trabalho

Foi encontro intenso, repleto de ricas discussões, que resultou em ideias e propostas que certamente ajudarão a universidade a pensar a sua política de formação de professores.

COLHEITA DO CAFÉ DE CONVERSAS

O encontro se encerrou, na noite do segundo dia, com chave de ouro! Foi realizada a mesa Ações Educativas e Novas Perspectivas no Mundo do Trabalho, sob mediação da Professora Doutora Jane Santos da Silva, da Escola de Educação. A abertura da mesa coube à Professora Doutora Leriana Del Giudice Figueiredo, Diretora do Instituto Reação, relatando as importantes experiências desse projeto social. Em seguida, o coordenador do Projeto Aprendiz de Música, Daniel Oliveira, falou da importância da educação musical e de como a UNIRIO e o projeto são parceiros na formação dessas crianças. Na sequência a Professora Doutora Luciana Vilhena, da Escola de Letras da UNIRIO, fez um emocionado depoimento sobre o projeto Remissão de Pena pela Leitura, e de como a participação enriquece a formação do estudante. No encerramento da mesa, a Professora Doutora Elizabeth de Lima Gil Vieira, Superintende de Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, destacou a importância das universidades na formação de um professor crítico, plural, preparado para atuar em diferentes espaços educacionais.

O II Encontro dos Cursos de Formação de Professores da UNIRIO foi um sucesso refletido por depoimentos de docentes da universidade:.

"O encontro foi rico e cheio de vida! Gostei muito!!
Vamos dar continuidade durante o ano e um outro no próximo semestre!"

"Foi fantástico o evento: muito instigante e um sucesso, de fato!"