Você está aqui: Página Inicial / Editais / Diagnóstico e Análise de Políticas de Ação Afirmativa

Diagnóstico e Análise de Políticas de Ação Afirmativa

Este projeto de pesquisa e extensão propõe a criação do “Grupo de Acompanhamento das Iniciativas e Políticas de Inclusão no Ensino Superior”. Uma proposta que justifica-se quando consideramos que, nos últimos anos, destacam-se três medidas orientadas à democratização do processo de recrutamento e seleção no ensino superior: as propostas de Cotas/Reserva de Vagas Raciais e o ProUni (voltados para as universidades privadas). No projeto deste grupo de avaliação, entende-se que a plena compreensão de tais medidas deve ser realizada a partir de três aspectos: aqueles relativos ao universo do aluno (como perfil do aluno selecionado, áreas privilegiadas, estratégias de manutenção e perma nência); o contexto institucional no qual este programa se insere; e, por fim, o contexto nacional das políticas educacionais.