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Rio Card Universitário

Quem tem direito ao RioCard Universitário?

Tem direito ao RioCard Universitário o aluno cotista/SiSU ou hipossuficiente financeiro.

 

Como faço para obter ou pedir 2ª via do RioCard Universitário ?

Se você nunca teve o Passe Livre e precisa fazê-lo agora basta ir a um posto de atendimento e seguir as instruções da Riocard. Isto vale para os ingressantes ou alunos antigos que não têm o Passe Livre e para os pedidos de 2ª via.

Documentos que você vai precisar

  • Identificação oficial com foto (RG, Carteira de Motorista ou CTPS)
  • CPF original
  • Comprovante de residência original (conta de água, luz, gás ou telefone) atualizado com emissão de até 90 dias e em nome do próprio universitário ou de um dos componentes da unidade familiar, mediante apresentação de declaração de residência conjunta e documento de identificação original com foto do titular.
  • Declaração com carimbo e assinatura da secretaria de seu curso na UNIRIO, informando que você está cursando o semestre letivo atual, seu curso e a data prevista de sua conclusão.
  • Declaração ou comprovante de matrícula original com a informação da condição de aluno cotista com carimbo e assinatura da secretaria de seu curso na UNIRIO.
    • Esta declaração não se faz necessária se você for entrar com o pedido de hipossuficiência direto na RioCard. Nesse caso, eles vão pedir outros documentos para que você comprove sua situação financeira.

Obs.: As declarações devem ter emissão inferior a 60 dias corridos.

 

Como devo proceder se sou aluno novo mas já tenho passe livre de outra Universidade?

Você deve agendar na RioCard para mudar seu vínculo para a UNIRIO.

 

Qual é a validade do RioCard Universitário?

O RioCard deve ser renovado semestralmente.

  •  Se você é aluno cotista, seu cartão será renovado semestralmente e de forma automática enquanto você mantiver vínculo ativo com a UNIRIO.
    • No primeiro semestre os dados serão enviados pela UNIRIO em 30 de março e processados pela RioCard em 10 de abril.
    • No segundo semestre os dados serão enviados pela UNIRIO em 30 de agosto e processados pela RioCard em 10 de setembro.
  • No caso de hipossuficiência financeira, nada mudou, você deve agendar a renovação direto com a RioCard.

  

Como devo proceder caso o meu cartão apresente problema?

Qualquer problema que ocorra com seu Benefício entre os períodos de renovação (março e agosto) deve ser tratado diretamente com a RioCard. Para isso basta ir a um posto de atendimento ou ligar para a Central RioCard.

Caso o cartão seja bloqueado, é importante que o aluno preste atenção na mensagem que aparece no validador e entre em contato com o Riocard Mais Atende, através do telefone (21) 2127-4000, para obter orientações.

 

 Meu cartão sairá com meu Nome Social ou de Registro?

No envio de dados será enviado seu nome de registro mas você pode procurar o atendimento da RioCard para que o cartão seja emitido com o nome social, respeitando sua identidade de gênero.

Informações importantes:

PORTARIA SMTR Nº 01 DE 11 DE JANEIRO DE 2019 - Dispõe sobre os procedimentos administrativos relativos ao controle das gratuidades nos transportes públicos municipais, por intermédio do método de identificação biométrica nos termos da Resolução SMTR nº 3014, de 28 de agosto de 2018 e dá outras providências.

Central de Atendimento Rio Card Gratuidade:

 Telefone (21) 4003-3737

  • Horários de atendimento:
    • Segunda a sexta , das 7h às 20h.
    • Sábados das 7h às 13h.