Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Setembro de 2017 – Ano III – Nº 029

Setembro de 2017 – Ano III – Nº 029

 

Informativo Mensal – Setembro de 2017 – Ano III – Nº 029

 

PROGEPE apresenta integrantes da Comissão Julgadora do Banco de Ideias 2017


A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) divulgou os nomes dos integrantes da Comissão Julgadora da 2ª Edição do Banco de Ideias 2017 que serão publicados em portaria: Érika Almeida Alves Pereira (Enfermeira do Trabalho); Jorge da Cunha Barbosa Leite (Docente); Luzia da Costa Tonon Martarelli (Docente); Rafael Portugal Rocha (Técnico em Segurança do Trabalho); Ricardo José Rodrigues (Assistente em Administração) e Thiago Ribeiro Furtado (Técnico em Segurança do Trabalho).

A 2ª Edição do Banco de Ideias tem como tema “CISSP – Construindo a Cultura de Segurança com o Trabalhador”.  A CISSP (Comissão Interna de Saúde do Servidor Público) foi instituída pela Portaria nº. 3, de maio de 2010. Esta Comissão tem por objetivo contribuir para uma gestão compartilhada, sendo uma comissão composta por trabalhadores da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), tendo como finalidade:

a) propor ações voltadas à promoção da saúde e à humanização do trabalho, em especial a melhoria das condições de trabalho, prevenção de acidentes, de agravos à saúde e de doenças relacionadas ao trabalho;

 b) propor atividades que desenvolvam atitudes de corresponsabilidade no gerenciamento da saúde e da segurança, contribuindo, dessa forma, para a melhoria das relações e do processo de trabalho;

 c) valorizar e estimular a participação dos servidores, enquanto protagonistas e detentores de conhecimento do processo de trabalho, na perspectiva de agentes transformadores da realidade. 

Além da socialização do saber sobre saúde e segurança do trabalhador, visa múltiplos olhares para melhorar a vida laborativa do servidor. Em breve será divulgado o edital do Banco de Ideias 2017 para participação através do envio de ideias por toda comunidade universitária da UNIRIO.

 

 

 

_________________________________________________________

 

SFP recebe inscrições para o curso de Rotinas

Administrativas para Servidores de Secretarias Acadêmicas

 

O Setor de Formação Permanente (SFP), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), informa que estão abertas até o dia 19 de setembro as inscrições para o curso de Rotinas Administrativas para Servidores de Secretarias Acadêmicas. O curso ministrado pelo instrutor Renner Coelho Messias Alves será realizado no período de 20 de setembro a 18 de outubro, das 9h às 13h, no Laboratório 2, da Escola de Informática, do CCET (Centro de Ciências Exatas e Tecnologia), na Urca.

A capacitação é destinada aos servidores que atuam diretamente nas secretarias acadêmicas. Serão disponibilizadas 20 vagas e a carga horária total será de 20h. A Escola de Informática fica localizada na Av. Pasteur, n 458, na Urca. Realize a inscrição através do link: https://tinyurl.com/yavsz3lx

Acesse o Plano de Curso no endereço: http://www.unirio.br/progepe/CursoRotinasAdmServidoresSecAcadmicas.pdf

As aulas têm como objetivo permitir que os servidores técnico-administrativos da UNIRIO compreendam as rotinas laborais pertinentes à secretaria acadêmica, de modo a realizarem suas atividades com efetividade.

 

__________________________________________________________

 

Servidores participam de curso de Gestão e Classificação de Documentos

 

No período de 4 setembro a 9 de outubro, os servidores da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) estão participando do  curso Gestão e Classificação de Documentos ministrado pelas instrutoras Fabiana Patueli e Priscila Carvalho, no Auditório da Escola de Nutrição, na Urca.

 

Alunos do curso de Gestão de Classificação e Documentos com a instrutora  Priscila Carvalho ( segunda à esquerda)

 

Participantes do curso no Auditório da Escola de Nutrição com a instrutora Fabiana Patueli (segunda à esquerda)

 

Com carga horária total de 40h, as aulas têm como objetivo contribuir para a capacitação continuada da força de trabalho da UNIRIO, além de promover o treinamento técnico na área de Arquivologia, sobretudo no que tange à gestão e à classificação de documentos de arquivo.

 

__________________________________________________________


PROGEPE disponibiliza relação das Portarias dos processos de

Progressão/Promoção Docente/Aceleração/RT

  

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) informa abaixo a listagem com os números das portarias editadas pela Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente (DAFFP) em 01/09 e 08/09/2017. As portarias são referentes aos processos de Progressão/Promoção Docente/Aceleração/RT que serão publicadas no Boletim Interno da UNIRIO.

 

Portarias PROGEPE de 1º de Setembro de 2017

 


Portarias PROGEPE de 8 de Setembro de 2017

 

 

Mais informações podem ser obtidas na Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente (DAFFP) pelo telefone (21) 2542-5516 ou através do e-mail progepe.daffp@unirio.br.

 

 _________________________________________________________

 

 

 

__________________________________________________________

 


 

Setembro Amarelo

 

 

O dia 10 de setembro é o dia mundial de prevenção ao suicídio e desde 2014 nesse mês há uma campanha de conscientização, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população sobre a realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.

O suicídio sempre fez parte da história da humanidade, com significado e valores distintos, a depender da civilização e do momento histórico. Segundo a  Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente as taxas de suicídio ultrapassam um milhão de mortes por ano no mundo, o que mostra a dimensão alarmante desse dado. A despeito disso, o comportamento suicida ainda é um enigma sem resposta com inúmeras tentativas de compreendê-lo, além de ser muito complexo e difícil de ser abordado por sua relação com a morte, tornando-se assim um tabu social.

 O suicídio é uma enorme questão de saúde pública em todos os países. De acordo com a OMS é possível prevenir o suicídio, desde que existam condições mínimas para oferta de ajuda voluntária ou profissional. Dentre uma das medidas preventivas destacamos a EDUCAÇÃO, sendo necessário deixar de ter medo de falar sobre o assunto, derrubar tabus e partilhar informações relacionadas ao tema. Quando a sociedade conhece melhor os seus problemas possibilita o sucesso da prevenção. Segundo o Centro de Valorização pela Vida (CVV) no Brasil, hoje, estima-se que 25 pessoas por dia tiram a própria vida. Saber quais as principais causas e as formas de ajudar pode ser o primeiro passo para reduzir as taxas de suicídio no Brasil.

 



Definição do Suicídio

Tendo como finalidade a morte o suicídio é uma ação decidida e realizada pelo próprio indivíduo de modo intencional, mesmo que ambivalente, através de uma forma que acredita ser fatal. Os pensamentos, os planos e a tentativa fazem parte do comportamento suicida. Esse comportamento é um fenômeno complexo e multifatorial, resultado da interação de fatores individuais, sociais e culturais. Ressalta-se que não há uma explicação universal para o ato suicida, na tentativa de entendê-lo há necessidade de considerar a junção de três fatores: os precipitantes (geralmente atuais e externos ao sujeito), os internos (individuais, história de vida e aos transtornos mentais preexistentes) e o contexto sociocultural do ato.

No momento que um elemento atual dispara um sentimento avassalador capaz de gerar um suicídio, é porque provavelmente ele reproduz uma circunstância anterior de sofrimento, o que potencializa e torna o momento atual insustentável.  Nessas situações, é visto no suicídio uma saída, uma tentativa de amenizar a dor e o sofrimento. Pode-se dizer que o suicídio é uma ação humana, uma maneira de lidar com o sofrimento, uma forma de livrar-se da dor de existir, aquilo que o sujeito pode acionar quando a vida lhe parecer insuportável.

 





Quem está por perto de uma pessoa com comportamento suicida pode ajudar, é necessário perder o medo e oferecer ajuda. Numa crise suicida a pessoa se vê sozinha e isolada, se alguém chega e pergunta “tem algo que eu possa fazer para te ajudar?”, essa pode ser a abertura para pessoa desabafar e se abrir. Ter alguém para conversar pode fazer toda diferença. Quem se dispõe ajudar precisa ouvir sem criticas ou dar conselhos, respeitando o momento e a forma de pensar desta pessoa.

As pessoas que precisam de ajuda podem recorrer ao Centro de Valorização pela Vida (CVV), grupo de voluntários que oferecem apoio emocional gratuito.

 

 

O CVV - Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email, chat e Skype 24 horas todos os dias.

 


O Setor de Atenção à Saúde do Trabalhador se coloca à disposição para dúvidas e orientações.

Referências:

CFP; CRP, 2013. O Suicídio e os Desafios para a Psicologia. Conselho Federal de Psicologia. Conselhos Regionais de Psicologia. Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas. 1º edição. Brasília, 2013.

CFM; ABP, 2014. Suicídio: Informando para Prevenir. Conselho Federal de Medicina (CFM) Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Comissão de Estudos e Prevenção de Suicídio, Brasília CFM/ABP, 2014.

CVV, 2017. Falando abertamente sobre o suicídio. Programas de Prevenção do Suicídio e Saúde Mental. Brasil, 2017. Disponível em: http://www.cvv.org.br/downloads/falando_abertamente_sobre_suicidio.pdf. Acesso em 17/03/2017.

MS, 2006. Prevenção do Suicídio. Manual dirigido a profissionais das equipes de saúde mental. Ministério da Saúde. Brasil, 2006.

OMS, 2000. Prevenção do Suicídio: Um Manual para Profissionais da Saúde em Atenção Primária. Transtornos Mentais e Comportamentais. Departamento de Saúde Mental. Organização Mundial da Saúde. Genebra, 2000.

  

Mais informações podem ser obtidas no Setor de Atenção à Saúde do Trabalhador (SAST), pelo telefone (21) 2233-1743. ou através do e-mail  progepe.sast@unirio.br.

 

__________________________________________________________



 

 

 

Portlet Imagem
Portlet Imagem
Setores da PROGEPE
Acesso a Webmail UNIRIO
Portlet Imagem
Fale Conosco