Você está aqui: Página Inicial / SAAPT divulga Guia de Orientações sobre as Atividades dos Técnicos em Assuntos Educacionais da UNIRIO

por Graziella Felix última modificação 07/08/2017 14h56

O Setor de Acompanhamento e Análise do Processo de Trabalho (SAAPT), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), apresenta para toda a comunidade universitária o Guia de Orientações sobre as Atividades dos Técnicos em Assuntos Educacionais da UNIRIO.

De acordo com o SAAPT, a construção desse tipo de documento e o debate sobre o papel de cada categoria funcional são atividades fundamentais para o desenvolvimento da Universidade. Também informa que são discutidas possíveis revisões nas descrições das atribuições dos cargos que constam no Plano de Carreira dos Servidores Técnico-Administrativos (PCCTAE).

A atividade de construção do Guia de Orientações começou pelos Técnicos em Assuntos Educacionais (TAEs) devido às demandas apontadas por alguns desses servidores. Depois de 2 anos de amplo diálogo com todas as partes envolvidas, foi proposta e realizada uma série de 10 encontros nos diversos campi da Universidade com a presença dos TAEs e também dos gestores das áreas acadêmica e administrativa responsáveis por locais que possuem atividades de caráter pedagógico e que, portanto, são ou poderiam vir a ser espaços privilegiados para o trabalho desse profissional.

“Ainda que não se proponha a esgotar todas as possibilidades de atuação do TAE, uma vez que seu campo de ação é muito amplo e o contínuo desenvolvimento da instituição certamente estimulará a criação de novas atividades para ele, o Guia de Orientações representa enorme conquista para a Universidade, na medida em que se destina a indicar possíveis caminhos para o melhor aproveitamento desse cargo e também a auxiliar no aperfeiçoamento dos processos de trabalho em todos os setores onde estão inseridos”, segundo o SAAPT.

Portanto, para o Setor de Acompanhamento e Análise do Processo de Trabalho é importante que esse trabalho possa ter seu escopo ampliado para os demais cargos em momento oportuno.