Você está aqui: Página Inicial / PROGEPE realiza evento em homenagem ao Dia do Servidor

PROGEPE realiza evento em homenagem ao Dia do Servidor

por Graziella Felix última modificação 31/10/2018 15h05

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), através da Gestão de Relacionamentos (GERE) e do Setor de Formação Permanente (SFP), promoveu no dia 24 de outubro o evento em comemoração ao Dia do Servidor que teve como tema “Qualidade de Vida do Servidor Público”, no Auditório Vera Janacopulos, na Urca.

Na abertura do evento o Vice-Reitor da UNIRIO, Prof. Dr. Ricardo Silva Cardoso enfatizou a importância da palavra público e parabenizou todos os servidores. O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Carlos Guilhon, destacou o trabalho de todos os servidores, terceirizados e reintegrados que fazem parte da força de trabalho da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Participaram da mesa de abertura o Diretor de Políticas, Normatização e Registros Acadêmicos de Graduação, Professor Angelo Telesforo Malaquias, representando a Pró-Reitora de Graduação; o Diretor de Pesquisa, Professor Anderson Junger Teodoro, representando a Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa; a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Professora Claúdia Aiub e o Diretor de Tecnologia de Informação e Comunicação, Paulo Roberto Pereira dos Santos, representando a Pró-Reitora de Planejamento.

Na primeira parte do evento foi ministrada a palestra “Ambiente Alimentar Institucional: ações e estratégias para a promoção da alimentação saudável dos servidores” com a professora Juliana Furtado Dias, do Departamento de Nutrição Aplicada (UNIRIO), que falou de temas como acessibilidade dos alimentos, práticas pró-sustentabilidade e outros com base numa pesquisa realizada através da análise do ambiente alimentar institucional.

Após a mesa de abertura teve a apresentação do fragmento do musical “O Primo da Califórnia” com direção de Rubens Lima Júnior, responsável pelo projeto UNIRIO Teatro Musicado. As professoras Solange Campos Vicentini e Eliane Dantas Rocha, do  Instituto Biomédico – UNIRIO, fizeram uma explicação sobre os projetos que desenvolvem na universidade com a palestra  “Saúde, Bem-estar e Qualidade de Vida: depende de quem?” e a apresentação do Programa de Extensão SABEQ – Saúde, bem-estar e Qualidade de Vida e a esquete teatral “O Consultório”.

Na segunda parte do evento a abertura foi realizada com o Duo de Violões de Thiago Gonçalves & Igor Souza, que trouxe um repertório com grandes obras da música popular brasileira como Paulinho da Viola, Baden Powell, Tom Jobim, Jacob do Bandolim, Guinga entre outros. A psicóloga da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Bianca Cristina S. Janssens,  apresentou a palestra “Gerencie suas Emoções”, falando da importância dos sentimentos e relatando estudos científicos em neurociência e psicologia positiva.

O administrador e servidor reintegrado da UNIRIO, José Antônio de Oliveira, apresentou o livro “Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação – PCCTAE UNIRIO”, com as presenças da Diretora da Metanóia Editora, Léa Carvalho e da Diretora do filme sobre o livro PCCTAE UNIRIO, Gracy Moreno.

A Diretora de Desenvolvimento de Pessoas, da PROGEPE, Mônica Vetromille, juntamente com a Gestora de Relacionamentos, Graziella Cataldo e a Associação dos Servidores Municipais, Estaduais e Federais do Rio de Janeiro (ASSIST), realizaram a premiação dos três vencedores da 3ª Edição do Banco de Ideias com o tema Acessibilidade:

1º lugar com a ideia “Posso te ajudar?” - Renata Oliveira Grosso.

2º lugar com a ideia “Projeto Ledores: Uma iniciativa de inclusão, acessibilidade e permanência de deficientes visuais na Universidade - Maria Beatriz Gonçalves de Sousa.

3º lugar com a ideia “Bibliotheca Lux: acesso físico as bibliotecas como organizações e símbolo de inclusão social” - Diego Martins Aragão da Silva.

Todos os projetos enviados para o Banco de Ideias foram encaminhados para a Comissão Permanente de Acessibilidade da UNIRIO.

Finalizando o encontro, a Diretora de Desenvolvimento de Pessoas, Mônica Vetromille, a Chefe da Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente, Tathiana Teixeira e a Chefe do Setor de Formação Permanente, Silvia Elana, explicaram a importância do evento e parabenizaram todos os servidores.

Durante toda a atividade aconteceu a II Feira de Talentos da UNIRIO,  Hall do Auditório Vera Janacopulos, com a exposição de fotografias, artesanatos, comidas, medição de glicose e pressão arterial e sorteio de brindes.