Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Novembro de 2017 – Ano III – Nº 031

Novembro de 2017 – Ano III – Nº 031

Informativo Mensal – Novembro de 2017 – Ano III – Nº 031


PROGEPE realiza evento em comemoração ao DIA DO SERVIDOR 


No dia 26 de outubro, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), realizou no Anfiteatro Geral do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG) o evento em homenagem ao Dia do Servidor Público.

O guitarrista e aluno da UNRIO, Julio Ramos, abriu o encontro com uma apresentação musical. Participaram da mesa de abertura o Vice-Reitor da UNIRIO, Prof. Dr. Ricardo Silva Cardoso;  o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Carlos Guilhon; o Gerente de Atenção à Saúde do HUGG, Prof. Dr. Daniel Aragão e o Coordenador Geral da Asunirio, Jorge Teles.

 

Apresentação musical do guitarrista e aluno da UNIRIO, Julio Ramos

 

 

 Mesa de abertura do evento DIA DO SERVIDOR


O Vice-Reitor da UNIRIO, Prof. Dr. Ricardo Silva Cardoso falou sobre o orgulho de ser servidor e que veio de uma família de servidores públicos. Segundo o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Carlos Guilhon, “Temos que enaltecer nosso cargo, independente do regime, ativo, inativo, reintegrado. A PROGEPE atende a todos sempre com respeito e carinho”. Já o Gerente de Atenção à Saúde do HUGG, Prof. Dr. Daniel Aragão, que também veio de uma família de servidores disse que os servidores têm que brigar pelo serviço público de qualidade, pela universidade.  “Todos nós juntos somos a UNIRIO, a educação desse país”, finalizou Jorge Teles, coordenador Geral da Asunirio.

O Prof. Dr. da UNIRIO, Marcus Brauer ministrou a palestra “Autogestão do Servidor Público” e falou sobre temas como eficiência, eficácia, produtividade, equilíbrio e gestão de desempenho. A equipe de Segurança e Saúde do HUGG explicou sobre “Segurança e Saúde do Trabalhador” e algumas ações como análises e investigações de acidentes de trabalho, acompanhamento estatístico/indicadores de segurança do trabalho e participação em comissões internas.

 

Prof. Dr. da UNIRIO, Marcus Brauer, ministrando palestra sobre      

“Autogestão do Servidor Público"

 

Equipe de Segurança e Saúde do HUGG falou sobre

“Segurança e Saúde do Trabalhador”

 

Após as palestras foi realizada a premiação dos vencedores da 2ª Edição do Banco de Ideias que teve como tema “CISSP-Construindo a Cultura de Segurança com o Trabalhador” e teve como vencedores 1º lugar: Mariana Buarque Araújo com a ideia “Criação de um Programa de Qualidade de Vida do Servidor (PQVS)”; 2º lugar: Marcelo Vianna com a ideia “PPISI—Projeto de Política Integral de Segurança Institucional” e 3º lugar: Fabio Vilas Gonçalves Filho com a ideia “Implantação de Comissão de Pré-Qualificação de Materiais Hospitalares com Auxílio do SQ-MH-HUGG (Sistema de Qualidade dos Materiais Hospitalares do HUGG como pré-requisito para Controle de Qualidade e Segurança dos Trabalhadores e Pacientes”. Participaram da premiação a comissão julgadora do Banco de Ideias representada pelo Chefe do Setor de Atenção à Saúde do Trabalhador (SAST), que foi o órgão técnico responsável por esta edição, Thiago Furtado e Rafael Portugal, da equipe do SAST, além da Associação dos Servidores Municipais, Estaduais e Federais do Rio de Janeiro (ASSIST).

 

Mariana Buarque Araújo (no centro) foi premiada com o 1º lugar do Banco de Ideias

 

Marcelo Vianna recebeu o prêmio do 2º lugar do Banco de Ideias

 

Fabio Vilas Gonçalves Filho (terceiro à esquerda) ficou com o 3º lugar do Banco de Ideias

 

A atriz, Gracy Moreno, fez uma apresentação lúdica dos Doutores Solidários

 

Finalizando o evento com uma apresentação lúdica, a atriz Gracy Moreno representou a Palhaça Preguiça, do Doutores Solidários. O evento foi organização pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) em parceria com a Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DDP), Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente (DAFFP), Setor de Formação Permanente (SFP) e Gestão de Relacionamentos (GERE).

 

_______________________________________________________________________________________

 

SCRP informa sobre marcação de férias do exercício de 2018

 

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), através da Seção de Cadastro e Registros de Pessoal (SCRP), informa que as marcações de férias do exercício de 2018 já estão abertas. Quem for solicitar férias para janeiro de 2018, a homologação da Chefia deve ser enviada até o dia 1º de dezembro de 2017. Em relação às férias do exercício de 2016, que ainda não foram marcadas, têm como prazo limite até o mês de dezembro de 2017, para usufruto.

O servidor deve fazer a solicitação das férias acessando o Sigepe através do endereço eletrônico www.servidor.gov.br.  Os servidores lotados no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), em caso de dúvidas em relação a marcação das férias do exercício de 2018, devem entrar em contato com a Divisão de Pessoal do HUGG através dos telefones (21) 2264-5822 / (21) 2264-6932 ou pelo e-mail dp-hugg@unirio.br.

Os demais servidores da UNIRIO podem obter informações sobre férias na Seção de Cadastro e Registros de Pessoal (SCRP) pelo telefone (21) 2542-7321 / 2542-7307 ou através do e-mail progepe.ferias@unirio.br.

 

 ______________________________________________________________________________________

 

PROGEPE organiza evento em homenagem aos servidores aposentados

 

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), por meio da Gestão de Relacionamentos (GERE), está organizando o 5º Encontro dos Aposentados da PROGEPE em homenagem aos servidores que se aposentaram no período de novembro de 2016 a novembro de 2017. O evento será realizado na Unidade da PROGEPE, na Sala de Atendimento, no dia 29 de novembro, às 14h. A PROGEPE fica localizada na Av. Presidente Vargas, nº 446, 20º andar. Segue abaixo a lista com os servidores que serão homenageados:

 

 

______________________________________________________________________________________

 

PROGEPE disponibiliza relação das Portarias dos processos de Progressão/Promoção Docente/Aceleração/RT

 

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) informa abaixo a listagem com os números das portarias editadas pela Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente (DAFFP) em 27/09, 03/10, 09/10, 10/10, 31/10 e 07/11/2017. As portarias são referentes aos processos de Progressão/Promoção Docente/Aceleração/RT que serão publicadas no Boletim Interno da UNIRIO.

  

Portarias PROGEPE de 27 de Setembro de 2017



Portarias PROGEPE de 03 de Outubro de 2017

 


Portaria PROGEPE de 09 de Outubro de 2017


 

Portarias PROGEPE de 10 de Outubro de 2017



Portarias PROGEPE de 31 de Outubro de 2017

 


Portarias PROGEPE de 07 de Novembro de 2017



Mais informações podem ser obtidas na Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente (DAFFP) pelo telefone (21) 2542-5516 ou através do e-mail progepe.daffp@unirio.br.

 

_______________________________________________________________________________________




______________________________________________________________________________________



VIVA A INCLUSÃO!

 

O tema da Redação do Enem 2017 “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil” movimentou as redes sociais e colocou em pauta uma importante discussão e reflexão sobre a realidade das pessoas com surdez.  Este ano foi, sem dúvida, um grande marco para toda a comunidade surda: comemoração dos 15 anos da Lei de Libras (lei nº 10.436/02) e dos 160 anos do INES – Instituto Nacional de Educação para Surdos. 

O ensino de Libras (Língua Brasileira de Sinais) é um recurso significativo que garante a educação inclusiva. De acordo com as orientações do Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005 (art. 28) e atento às determinações e exigências do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - MPOG desde 2015, o Setor de Formação Permanente/PROGEPE lançou neste ano a sua primeira turma do curso de capacitação interna  de Noções Básicas de Libras, que foi ministrado, na sala de treinamento da PROGEPE, pelos servidores lotados na COMSO (Coordenação de Comunicação Social) Eberson Sarmento e Alexandre Gonçalves. Ambos ocupam o cargo de tradutor e intérprete de Libras e montaram um conteúdo específico destinado aos técnico-administrativos, docentes e terceirizados desta universidade.

Foi realmente uma experiência gratificante tanto para os participantes como para os instrutores do curso. Segundo Eberson, graduando em Letras-Libras pela UFRJ e com muita prática em tradução e interpretação Libras - Língua Portuguesa em diversas ações e projetos de inclusão de pessoas com deficiência, “o processo ensino-aprendizagem é uma via de mão dupla muito enriquecedora. A cada aula eu mesmo aprendia mais e mais sobre a própria língua que estava ensinando, sobre a comunidade surda e sobre outros temas ligados à diversidade e respeito às diferenças”.

O instrutor Eberson deixa uma mensagem importante para todos os colegas da UNIRIO: “Precisamos nos esforçar para integrar as pessoas surdas nos mais diversos espaços sociais. Imagina como seria você receber um surdo em seu setor de trabalho aqui na UNIRIO... Como você se comunicaria com ele? Com certeza, a melhor forma é através da Língua Brasileira de Sinais, que é a segunda língua oficial do Brasil, e é adotada pela comunidade surda. Então, não perca mais tempo, e venha conhecer essa língua e esse rico universo cultural que tanto tem a nos ensinar”.

A preocupação com a aprendizagem e com a socialização dos surdos mostra como a PROGEPE está antenada com a questão da inclusão. Para o próximo ano, o Setor de Formação Permanente já planeja organizar mais duas turmas do curso Noções Básicas de Libras: uma a ser realizada no campus da Urca e outra no HUGG. Que venha 2018!

 

 

Eberson Sarmento e Alexandre Gonçalves,

instrutores do curso Noções Básicas de Libras

 

_______________________________________________________________________________________

 

 

 

 

Segurança doméstica


Todos sabemos que as condições de segurança da UNIRIO não são as melhores do mundo. Falta equipamento de proteção individual, equipamento de proteção coletiva, extintores de incêndio  e uma infinidade de itens que se este cansado autor escreve-se aqui daria um livro com tantas páginas que poderia ser facilmente confundido com um livro de anatomia. Porém hoje caro leitor, eu quero saber sobre sua casa, seu recanto de descanso e paz, será que ele é tão seguro assim? Bem, se sua resposta foi sim, você acaba de ganhar um parabéns e já pode parar de ler este texto e procurar outra coisa para fazer. Caso sua resposta tenha sido não, continue a ler para entender como melhorar a segurança no seu local de descanso.

Gás do Fogão

Caro amigo, é muito mais seguro ter gás encanado em casa, porém caso você tenha um botijão de gás alimentando seu fogão é necessário se preocupar com vazamento de gás. Caso suspeite de vazamento de gás, coloque um pouco de detergente sobre o encaixe da mangueira ao botijão, se aparecerem bolhas, é necessário refazer a instalação do gás. Outros pontos para se ter atenção é ao desgaste da mangueira e a validade do botijão.

Rede elétrica

Agora que evitamos que sua casa pegue fogo por causa do botijão de gás, vamos falar sobre outra causa comum de incêndios, a pane elétrica. É necessário ter as instalações elétricas da sua casa em perfeito estado de conservação, um bom indicativo de que é necessário trocar a instalação elétrica é o aquecimento dos interruptores e tomadas, aumento na temperatura dos fios dos aparelhos, lâmpadas ou qualquer outro equipamento que deixam repentinamente de funcionar e depois voltam, disjuntores que desarmam eventualmente ou fusíveis que queimam, ou uma conta de energia que apresente elevação significativa e a dica de ouro das instalações elétricas: “NÃO FAÇA GAMBIARRAS”.

Pisos

É necessário observar os pisos, como por exemplo, tapetes que podem vir a deslizar e causar uma queda, observar diferenças de nível que possam vir a causar um acidente, entrada de escadas. Vale a pena  comprar adesivos para fixar os tapetes, adesivos para identificar escadas ou diferenças de nível, corrimão para escadas para auxiliar na locomoção em escadas.

Layout da casa

Quem nunca bateu o dedo mindinho do pé em um móvel da casa? Todo mundo já fez isso, logo é necessário pensar sua casa de modo a minimizar o custo de acidentes. Evite deixar espaços muito curtos para passagem, evite deixar caixas jogadas no chão, evite colocar armários nas vias de passagem.

 

Mais informações podem ser obtidas no Setor de Atenção à Saúde do Trabalhador (SAST), pelo telefone (21) 2233-1743. ou através do e-mail  progepe.sast@unirio.br.

 

_______________________________________________________________________________________

 


 

 

 


 

 

 

 


 



 

 

 

 

Portlet Imagem
Portlet Imagem
Setores da PROGEPE
Acesso a Webmail UNIRIO
Portlet Imagem
Fale Conosco